SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Dica de livro: "Veronika decide morrer", Paulo Coelho


“Veronika decide morrer”, Paulo Coelho, Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1998, ‘Coleção Paulo Coelho’, 186 páginas.
Gostei, foi o melhor livro do Paulo Coelho que eu li até hoje. O autor descreve na terceira pessoa, inclusive referindo-se a si próprio desta maneira, a história de Veronika, uma moça de 24 anos, que tentou o suicídio, em Lubljana, capital da Eslovênia. A jovem vivia uma vida tranquila, acomodada em sua rotina, com um trabalho satisfatório, pais que a amavam e sem dificuldade em conseguir namorados, por ser muito bonita.
Veronika não se considerava uma pessoa triste, deprimida, mas achava sua vida sem sentido, tediosa. E as notícias que via na imprensa mostravam um mundo repleto de problemas que ela não podia ajudar a mudar, o que lhe dava a sensação de inutilidade.
“(...) tudo em sua vida era igual, e – uma vez passada a juventude – a tendência era que tudo passasse a decair, a velhice começasse a deixar marcas irreversíveis, as doenças chegassem, os amigos partissem. Enfim, continuar vivendo não acrescentava nada; ao contrário, as possibilidades de sofrimento aumentavam muito.”  
Paulo Coelho conta que a história lhe foi contada pela filha do médico responsável pela instituição psiquiátrica em que Veronika foi internada após sua tentativa de suicídio. E, de imediato, interessou-se por ela, até por ter se identificado com o que a jovem viveu. Quando jovem, o autor foi internado pelos pais três vezes na Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro, um hospital psiquiátrico.  
         Este é um livro em que o autor relata uma história que aconteceu no final de 1997, na Eslovênia, país recém independente da antiga Iugoslávia. Ao contrário dos outros livros dele que eu já li, este não se baseia em experiências místicas, magia e no mundo oculto, mas em acontecimentos mais concretos. Apesar de uma curta experiência relatada por uma das personagens, que experimenta sair do corpo e percorre diferentes lugares.
         Mostrando como as pessoas acabam aceitando uma rotina que não lhes faz felizes, Paulo Coelho passa uma mensagem, em minha opinião. A necessidade de as pessoas procurarem encontrar aquilo que vai lhes trazer realização, e não fazer o que os outros esperam delas. Muitas vezes, abandonamos nossos sonhos para viver uma vida que não é a que desejávamos.
E aqueles que ousam sonhar, são vistos como “diferentes”, ou “malucos”. Como Veronika tentou falar a uma enfermeira do asilo de Villete, quando foi internada, mas estava com um tubo na boca: “Ninguém pode julgar. Cada um sabe a dimensão do próprio sofrimento, ou da ausência total de sentido de sua vida.” Foi feito um filme em 2009, baseado no livro de Paulo Coelho. “Veronika decides to die”, dirigido por Emily Young e com Sarah Michelle Gellar no papel principal. fr

Nenhum comentário: