SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Quem dava vida ao Robô de 'Perdidos no Espaço'

          

        Quem assistiu a série clássica da televisão ‘Perdidos no espaço’ (‘Lost in Space’), criada entre os anos de 1965 e 1968, com certeza lembra do carismático Robô da família Robinson. Mas, muitos não devem saber a sua história. Dois atores davam vida ao personagem metálico. Os movimentos eram comandados por Bob May (1939-2009), que ficava literalmente dentro do Robô.
  E a voz era de Richard Norton Tufeld (1926-2012), que também fazia as narrações do seriado. Uma das falas mais lembradas do Robô era quando ele alertava os Robinson e o doutor Smith para situações perigosas: “Perigo! Perigo!”. E ele tinha também uns comentários muito bem humorados, sempre ironizando o preguiçoso e nada ético doutor Smith, interpretado pelo ator Jonathan Harris. 
 O criador do Robô foi Robert Kinoshita (1914-2014), diretor de arte do seriado. Ele já tinha criado outros robôs para produções do cinema e televisão, anos antes. O robô de ‘Perdidos no espaço’ não tinha um nome específico, era chamado apenas de ‘Robô’ pelos tripulantes da nave Jupiter 2, e o seu modelo era o B9. 
 Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, em Los Angeles, durante a Segunda Guerra Mundial, Kinoshita e a esposa foram mandados para um dos campos de concentração construídos naquele país. A razão foi a sua ascendência, quando teve início uma perseguição aos japoneses que viviam nos EUA, após o ataque à base naval de Pearl Harbor, em Honolulu, no Havaí, em dezembro de 1941. Kinoshita faleceu em 9 de dezembro de 2014, aos 100 anos de idade. A série até hoje pode ser vista no Brasil, em reprises na Rede Brasil. fr

Nenhum comentário: