SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Devido ao coronavírus, alunos não serão reprovados no Rio de Janeiro pelo 2º ano consecutivo

As secretarias de Educação da cidade e do estado do Rio de Janeiro anunciaram semana passada que todos os alunos serão aprovados este ano, não havendo reprovação por nota. Apenas aqueles que tiverem mais de 75% de faltas, on line e presenciais, poderão ser reprovados. É o segundo ano consecutivo que tal medida é tomada, devido à pandemia do coronavírus. Mas, é importante lembrar que em 2020 os governantes prometeram que neste ano parte do conteúdo não ensinado seria incluído na grade curricular, o que acabou não ocorrendo. Agora, mais uma vez, eles fazem a mesma promessa. É claro que não vai ocorrer.

Minha opinião: A pandemia do coronavírus comprometeu o ensino durante estes dois últimos anos, é uma realidade. Não seria justo reprovar em massa os alunos. Por outro lado, os jovens estão há dois anos sendo aprovados sem aprender integralmente as matérias, o que lhes vai dificultar acompanhar as aulas no ano que vem. Como conseguirão entender o que vai ser ensinado se não aprenderam a base do ensino nos anos anteriores? Estes jovens não têm culpa. E serão eles os futuros profissionais a fazer parte do mercado de trabalho no futuro, pelo menos aqueles que conseguirem uma vaga nas faculdades privadas, já que nas públicas será muito difícil para eles, infelizmente. É o círculo vicioso resultante da pandemia do coronavírus. fr

Nenhum comentário: