SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Nova Zelândia pretende acabar de vez com o consumo do tabaco

     A Nova Zelândia está preparando uma lei, a ser aprovada no ano que vem, que proibirá os seus cidadãos nascidos depois do ano de 2008 comprar qualquer produto derivado do tabaco durante toda a sua vida. O objetivo é acabar de vez com o fumo no país: “Queremos garantir que os jovens nunca comecem a fumar”, destacou a ministra da Saúde, Ayesha Verall.
     Aproximadamente 13% dos adultos na Nova Zelândia fumam, mas a taxa aumenta para 31% na população indígena Maori. A meta é reduzir a taxa nacional de fumantes para 5% até 2025. Outras medidas tomadas pelo governo: aumentar anualmente a idade mínima permitida para comprar cigarros e outros produtos derivados do tabaco; e a restrição das lojas autorizadas a vendê-los, diminuindo os atuais 8.000 pontos de venda para menos de 500.
     Minha opinião: Iniciativas como essas são bem-vindas, é muito importante que o mundo combata a venda de cigarros e outros derivados do tabaco. A cada ano, são milhões de pessoas que adoecem e precisam ocupar os leitos dos hospitais públicos, provocando grandes despesas à população como um todo. Mas, acredito que, infelizmente, é utópico acreditar que o consumo acabará facilmente. Muito provavelmente o mercado ilegal ganhará mais força, e os países terão que se ocupar com mais uma dor de cabeça. Seja como for, não dá para ficar parado diante do mal que o fumo faz à saúde das pessoas. fr   

Nenhum comentário: