SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 30 de abril de 2022

McDonald's é denunciado por vender sanduíche de picanha... sem picanha!

      Essa foi demais! O McDonald’s está vendendo sanduíche de picanha SEM A PICANHA! A denúncia foi feita esta semana pela página ‘Coma com os olhos’ no instagram. Diante da repercussão e de ter sido notificada pelo Ministério da Justiça e pelo Procon de São Paulo para esclarecer a situação, a rede de lanchonetes acabou reconhecendo que o lanche não tem a picanha, somente um “aroma natural de picanha”, retirando o produto de todas as lojas no Brasil.
      De acordo com o Procon, a multa por propaganda enganosa pode chegar a 11,6 milhões de reais. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) também abriu um processo para apurar a denúncia contra o McDonald’s por propaganda enganosa.
      Mas a empresa apenas se limitou a divulgar uma nota com um pedido de “desculpas”:
      "A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos."

Minha opinião: Infelizmente, no Brasil o consumidor é tratado com descaso e desrespeito. As empresas multinacionais que tanto prezam os seus clientes nos países onde elas têm suas sedes, aqui não fazem o mesmo. As informações nas embalagens dos produtos costumam ser divulgadas em letras minúsculas, não se consegue ler, e os órgãos de fiscalização e proteção aos consumidores não são rigorosos, e permitem tudo isso. Apesar de estar torcendo para que as coisas mudem, e as empresas, sejam elas nacionais ou estrangeiras, passem a nos tratar com mais respeito, eu não acredito que mais essa denúncia vai dar em algo de mais concreto. E duvido que o McDonalds tenha que pagar uma multa, a não ser que seja de um valor irrisório para a empresa. Mas, se o mesmo tivesse acontecido no país do McDonald’s, os Estados Unidos, com certeza a punição seria mais rigorosa. Mas, lá eles não fazem isso! fr


Nenhum comentário: