SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

MHN comemora os 90 anos de Ziraldo com exposição

      Eu visitei, anteontem, a exposição “Terra à vista e pé na Lua”, no Museu Histórico Nacional, em homenagem aos 90 anos do artista Ziraldo e que dá início as comemorações dos 100 anos do museu. A exposição foi aberta no dia 20 de novembro do ano passado e iria até 20 de fevereiro, mas foi prorrogada até hoje, dia 29 de abril. Ziraldo sofreu um AVC hemorrágico em setembro de 2018 e estava sem sair de sua residência desde a sua alta hospitalar, e também devido à pandemia de Covid. Mas fez questão de conhecer pessoalmente a exposição, dois dias antes de sua inauguração para o público.
      A mostra é destinada a pessoas de todas as idades e tem como temática as aventuras desde o período das navegações marítimas do século 16 até a chegada do ser humano à Lua. O visitante passa pelas salas onde estão as obras do artista, conhecendo um pouco de sua carreira, um pouco mesmo, já que Ziraldo atua desde 1954 em diferentes áreas, como o cartum e a charge, a literatura, a crônica e o jornalismo. É possível, ainda, ver alguns de seus objetos pessoais, como duas máquinas de escrever, uma cadeira e a sua prancheta, onde ele desenhou durante grande parte de sua vida. E ainda uma foto ampliada de sua estante.
      Na página do museu na internet é informado que “para ter acesso às dependências do museu, o uso de máscara não é mais obrigatório, apenas a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19, de acordo com Decreto da prefeitura do Rio”. Mas, quando eu estive no museu não me foi pedido o comprovante, e também não vi ninguém tendo que o apresentar. Infelizmente, já que a pandemia ainda não terminou, e, apesar de o número de infectados ter diminuído, o risco de contaminação ainda persiste. Ziraldo completará 90 anos no dia 24 de outubro. fr

Nenhum comentário: