SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Ex-presidente condenado por corrupção perde os direitos políticos e passa a usar tornozeleira eletrônica... na França

        Nicolas Sarkozy, de 68 anos, foi presidente da França de 2007 a 2012. Ele foi condenado em 2021 por tentativa de suborno a um juiz e venda de influência em troca de informações confidenciais a respeito de uma investigação sobre as finanças de sua campanha política em 2007. Agora, o seu recurso foi indeferido e a sua condenação de três anos foi mantida, mas dois anos de pena foram suspensos e o ano restante foi convertido em uso de tornozeleira eletrônica. A defesa do ex-presidente prometeu levar o caso à “mais alta corte” francesa, alegando ter havido erros legais ou processuais no julgamento.
        A origem de tudo foi em 2013, quando os fluxos de dinheiro da Líbia para a sua campanha foram investigados, e duas linhas telefônicas de Sarkozy foram grampeadas, descobrindo-se uma linha secreta que ele e o seu advogado usavam. O ex-presidente foi acusado de ter prometido um excelente cargo em Mônaco para um juiz francês, em troca de informações privilegiadas a respeito das investigações sobre sua campanha presidencial. Outro ex-presidente francês investigado por corrupção foi justamente o antecessor, Jacques Chirac, condenado em 2011 a dois anos de cadeia e suspensão de direitos políticos, mas que também teve a pena amenizada. Como se vê, não é somente no Brasil que existe corrupção! Na foto, Sarkozy e Chirac, em foto de 2017. fr 

Nenhum comentário: