SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Opinião: Jovens preferem ser influenciadores digitais do que estudar para exercer carreiras como advogado, médico ou professor

    Eu li na internet que já existem mais influenciadores digitais no Brasil do que médicos e advogados. E que, cada vez mais, jovens perdem o interesse em estudar e seguir carreiras tradicionais, como essas e também a de professor, engenheiro e arquiteto. Uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen no ano passado, apontou a existência no país de mais de 500 mil influenciadores digitais.
    Você sabe o que é “influenciador digital”? Esta é uma das novas profissões que surgiram recentemente com a popularização das redes sociais pelo mundo. E o que fazem os “influenciadores digitais”? Eles criam assunto (conteúdo) na internet que vai influenciar os seus seguidores, estimulando-os a seguirem as suas opiniões e comportamentos. E, claro, a consumir os produtos que anunciam em seus canais.
    Agora, você deve estar curioso, acreditando que para uma pessoa seguir esta nova “carreira” é necessário especializar-se, estudar bastante, fazer uma graduação, talvez até uma pós-graduação... Afinal, ela terá uma responsabilidade muito grande influenciando milhões de pessoas. Nada disso! Basta destacar-se em determinada área, como futebol, música, política, por exemplo, mesmo que não seja positivamente ou através de talento, muitas vezes. E ter um bom poder de convencimento (ou cara de pau, mesmo!).
    Acontece muito frequentemente uma pessoa aparecer bastante na mídia devido a polêmicas fúteis, como a ex-esposa de alguém famoso que passa a divulgar inconfidências após a separação, ou o modelo que “ficou” com uma cantora internacional. Pronto! É o suficiente para a mídia estender o tapete vermelho para essas novas “celebridades”, que passam a ser vistas, ouvidas e lidas em todo o lugar. Mesmo que não tenham nada com conteúdo para mostrar! fr

Nenhum comentário: