Eu li na internet que já existem mais influenciadores digitais no Brasil do que médicos e advogados. E que, cada vez mais, jovens perdem o interesse em estudar e seguir carreiras tradicionais, como essas e também a de professor, engenheiro e arquiteto. Uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen no ano passado, apontou a existência no país de mais de 500 mil influenciadores digitais.
Você sabe o que é “influenciador digital”? Esta é uma das novas profissões que surgiram recentemente com a popularização das redes sociais pelo mundo. E o que fazem os “influenciadores digitais”? Eles criam assunto (conteúdo) na internet que vai influenciar os seus seguidores, estimulando-os a seguirem as suas opiniões e comportamentos. E, claro, a consumir os produtos que anunciam em seus canais.
Agora, você deve estar curioso, acreditando que para uma pessoa seguir esta nova “carreira” é necessário especializar-se, estudar bastante, fazer uma graduação, talvez até uma pós-graduação... Afinal, ela terá uma responsabilidade muito grande influenciando milhões de pessoas. Nada disso! Basta destacar-se em determinada área, como futebol, música, política, por exemplo, mesmo que não seja positivamente ou através de talento, muitas vezes. E ter um bom poder de convencimento (ou cara de pau, mesmo!).
Acontece muito frequentemente uma pessoa aparecer bastante na mídia devido a polêmicas fúteis, como a ex-esposa de alguém famoso que passa a divulgar inconfidências após a separação, ou o modelo que “ficou” com uma cantora internacional. Pronto! É o suficiente para a mídia estender o tapete vermelho para essas novas “celebridades”, que passam a ser vistas, ouvidas e lidas em todo o lugar. Mesmo que não tenham nada com conteúdo para mostrar! fr
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