SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Espanha e Argentina são os campeões da Eurocopa e da Copa América de 2024

        Ontem, terminaram a Eurocopa e a Copa América. Eu não me interesso em assistir jogos em que não tenha por quem torcer, e foi o caso das duas finais. Na Eurocopa, a Espanha venceu a Inglaterra por 2x1 e foi a campeã, conquistando o seu quarto título europeu; a Inglaterra nunca venceu a competição. Aliás, até hoje os ingleses somente ganharam o Mundial de 1966, em casa, e sabe-se lá como. Mikel Oyarzabal entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória espanhola aos 41 minutos.
        A final da Copa América, realizada no Hard Rock Stadium, em Miami, escancarou a desorganização nos Estados Unidos, muito criticada ao longo da competição. Argentina e Colômbia fizeram a final, que terminou empatada em 0x0 no tempo normal. Na prorrogação, Lautaro Martínez, que havia entrado no segundo tempo desse tempo extra, fez o gol da vitória, confirmando-se como artilheiro da competição, com cinco gols, e garantindo mais um título argentino da Copa América.
        É o segundo título consecutivo da Argentina, que se isola como o país com mais conquistas da Copa América, agora são 16; seguida do Uruguai, com 15 e o Brasil, com nove. O Brasil teve uma participação muito apagada e terminou em sexto lugar desta edição, atrás do Uruguai (terceiro), Canadá (quarto) e da Venezuela (acreditem!, quinto lugar).
        A final da Copa América teve o seu início atrasado em mais de uma hora devido à tentativa de invasão do estádio por centenas de torcedores argentinos e colombianos, inclusive muitas mulheres, todos sem ingressos. Houve confusão generalizada, brigas com a polícia, pessoas pisoteadas e outras passando mal. Uma falha considerável na segurança para um evento de tamanha importância, em que eram esperados milhares de pessoas para assistir à final.
        Além disso, uma das principais reclamações que foram feitas à organização estadunidense foi a improvisação de onze dos 14 estádios utilizados, ou seja, a maioria. Esses estádios são destinados à realização de jogos do chamado “futebol americano”, com dimensões menores. Eles têm 100 metros de largura por 64 metros de comprimento, enquanto o padrão oficial da FIFA exige 68 metros de largura por 105 metros de comprimento. Um absurdo!
        Uma curiosidade interessante: a Argentina, campeã da Copa América, ganhou uma premiação de 16 milhões de dólares, o equivalente a pouco mais de 87 milhões e duzentos mil reais, enquanto a Espanha, campeã da Eurocopa, ganhou “apenas” oito milhões de euros, ou seja, pouco mais 47 milhões e seiscentos mil reais! A Colômbia, vice-campeã da Copa América, recebeu quase o mesmo que os espanhóis: sete milhões de dólares, ou seja, pouco mais de 38 milhões de reais. 
fr

Nenhum comentário: