SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 8 de agosto de 2021

Brasil termina em 12º lugar na sua melhor colocação na história das Olimpíadas

          As Olimpíadas de Tóquio terminaram hoje, e o Brasil conseguiu a sua melhor participação em toda a história dos Jogos Olímpicos, com 21 medalhas, ficando na 12ª colocação. Poderia ser mais, caso alguns dos favoritismos brasileiros tivessem se confirmado, como o vôlei masculino, que não levou nenhuma medalha, e o feminino, que tinha tudo para ser medalha de ouro, mas acabou com a prata. E o Brasil tem potencial para conseguir resultados ainda melhores, o que falta é massificação dos esportes no país.
          Eu cito o exemplo do handebol. Todo brasileiro, homem e mulher, pratica esse esporte durante o ensino fundamental, é uma modalidade sem grandes custos e pode despertar muito interesse nacional, caso seja tratado com mais profissionalismo, como aconteceu com o vôlei nas últimas décadas. O Brasil foi o país melhor classificado em toda a América Latina. Cuba, por mais que sofra com os problemas econômicos e o bloqueio dos Estados Unidos, ainda conseguiu ficar em 14º lugar, longe das Olimpíadas passadas, mas ainda assim uma boa colocação.
          De acordo com o que eu li na imprensa, 220 países participaram da Olimpíada de Tóquio, e 113 não conseguiram conquistar nenhuma medalha. Veja o quadro com os 20 primeiros colocados, levando em consideração que a classificação é determinada pela cor da medalha, não o total delas. Em primeiro lugar os países com mais medalhas de ouro, depois prata e, em seguida, bronze. Até a próxima, em Paris, no ano de 2024. fr

Nenhum comentário: