SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 29 de dezembro de 2024

Excelente minissérie "Senna", da Netflix, conta a vida do maior piloto de todos os tempos

“SENNA”
Brasil, Minissérie da Netflix, 2024
Direção: Vicente Amorim e Julia Rezende
Com: Gabriel Leone, Marco Ricca, Susana Ribeiro, Gabriel Louchard, Kaya Scodelario, Matt Mella
        Minissérie da Netflix, de seis capítulos, contando a vida do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna (Gabriel Leone), uma super produção que vem fazendo muito sucesso em todo o mundo. Eu gostei muito e emocionei-me em vários momentos, principalmente porque eu acompanhei, assim como muitos outros pelo país inteiro, o surgimento dessa lenda do automobilismo mundial e assistia as suas corridas pela televisão. A carreira vitoriosa de Senna tem início bem cedo, aos quatro anos, quando o seu pai, o empresário Milton Guirado (Marco Ricca), construiu um kart para o filho, usando o motor de um cortador de grama.
        Senna começou a correr de kart aos 13 anos, e o seu primeiro título foi o de campeão sul-americano, em 1977. A minissérie mostra a passagem pelas categorias da Fórmula Ford e Fórmula 3, na Inglaterra, ganhando vários títulos, até chegar na principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1, em 1984, correndo pela Toleman. A vida pessoal também é mostrada: os pais e a irmã; o casamento com Lilian em 1981 e o divórcio, dois anos depois, porque a esposa não queria viver na Inglaterra e Senna priorizava a carreira no automobilismo; e o namoro com a apresentadora Xuxa. Mas é a sua trajetória vencedora na Fórmula 1 que desperta os momentos de maiores emoções.
        Em apenas um ano, Senna mostrou o enorme potencial que tinha, e em 1985 foi para a Lotus, onde conquistou a sua primeira vitória, no Grande Prêmio de Portugal. Em 1988, passou à McLaren-Honda, correndo com o francês Alain Prost, bicampeão mundial, e com quem manteve uma das mais acirradas rivalidades da História da Fórmula 1. Nesse mesmo ano, Senna conquistou o seu primeiro título mundial.
        No ano seguinte, Prost foi campeão mundial, após o Grande Prêmio do Japão bastante polêmico, em que o francês jogou o seu carro na direção de Senna, na penúltima corrida da temporada. Prost abandonou a corrida, mas Senna conseguiu retornar, fazendo uma corrida espetacular de recuperação e vencendo a prova, mas o brasileiro foi penalizado por ter atravessado a chicane, que é um desvio artificial, com algumas curvas. A minissérie mostra que o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o também francês Jean-Marie Balestre, usou o seu poder para favorecer Prost, que, assim, conseguiu o seu terceiro título mundial.
     Em 1990, Senna venceu o bicampeonato mundial e no Grande Prêmio do Japão, novamente a penúltima do ano, devolveu a Prost, já correndo pela Ferrari, o que ele lhe fizera no ano anterior. Na primeira curva da prova, Senna jogou o carro na direção de Prost e os dois abandonaram a corrida, e o brasileiro foi campeão. O ano de 1991 teve muitas emoções para o brasileiro: venceu o Grande Prêmio do Brasil com apenas uma marcha, e conquistou o tricampeonato mundial. Naquele mesmo ano, Senna deu entrevista à imprensa em que explicou o ocorrido no Japão, nos dois anos anteriores:
        “Eu acho que o que aconteceu em 1989 foi imperdoável e eu nunca irei esquecer isso. Eu me empenho em lutar até hoje. Você sabe o que aconteceu aqui: Prost e eu batemos na chicane, quando ele virou sobre mim. Apesar disso, eu voltei à pista, ganhei, e eles decidiram contra mim, o que não foi justo. E o que aconteceu depois foi ‘teatro’, mas eu não sei o que pensei. Se você faz isso, você será penalizado, multado e talvez perca sua licença. Essa é a forma correta de trabalhar? Não… Em Suzuka no ano passado eu pedi aos organizadores para trocar o lado da pole. Não foi justo, porque o lado direito é sempre o sujo. Você se esforça pela pole e é penalizado por isso. E eles dizem: "Sim, sem problema." E depois o que acontece? Balestre dá a ordem para não mudar nada. Eu sei como o sistema funciona e eu pensei que foi mesmo uma m****. Então eu disse a mim mesmo: ‘Ok, aconteça o que acontecer, eu vou entrar na primeira curva antes - Eu não estava preparado para deixar o outro (Alain Prost) chegar na curva antes de mim. Se eu estou perto o suficiente dele, ele não poderá virar na minha frente - e ele será obrigado a me deixar seguir.’ Eu não me importo em bater; eu fui para isso. E ele não quis perder a chance, virou e batemos. Foi inevitável. Tinha que acontecer. ‘Então você deixou isso acontecer’, alguém diria. ‘Por que eu causaria isso?’. Se você se ferrar cada vez que estiver fazendo o seu trabalho limpo, conforme o sistema, o que você faz? Volta para trás e diz ‘Obrigado’? De jeito nenhum! Você deve lutar para o que você acha que é certo. Se a pole estivesse colocada na esquerda, eu teria chegado na frente na primeira curva, sem problemas. Que foi uma péssima decisão manter a pole na direita, e isso foi influenciado pelo Balestre, isso foi. E o resultado foi que aconteceu na primeira curva. Eu posso ter contribuído, mas não foi minha responsabilidade.”
       Em 1994, Senna foi para a Williams, onde disputou apenas três corridas, as suas últimas. O Grande Prêmio de San Marino, na Itália, disputado no dia 1º de maio, foi marcado por tragédias. No primeiro dia de treinos, na sexta-feira, o brasileiro Rubens Barrichello sofreu um grave acidente, batendo forte, a 225 km/h, contra a proteção de pneus, ficando de fora da prova. No segundo dia de treinos, no sábado, o carro do austríaco Roland Ratzenberger chocou-se contra uma mureta e ele faleceu. No domingo, dia 1º, na sétima volta da corrida, o carro de Ayrton Senna bateu violentamente, a 210 km/h, no muro da curva Tamburello e o piloto veio a falecer, encerrando uma carreira vitoriosa, que o fez ser considerado por muitos como o melhor piloto de todos os tempos. Nessa mesma curva, ocorreram outros fortes acidentes: em 1987, com o brasileiro Nelson Piquet, e em 1989, com o austríaco Gerhard Berger.
        Na minissérie, a rivalidade de Ayrton Senna e Nelson Piquet (Hugo Bonemer) não é mostrada, e o alemão Michael Schumacher não aparece na minissérie. A jornalista Laura Harrison (Kaya Scodelario) é um personagem fictício, que foi criado para simbolizar a relação de Senna com a imprensa mundial. Mas é uma minissérie, não um documentário. Em algumas passagens, acredito que podiam ter mostrado mais a emoção que elas representaram à época, para quem as assistiu, pela televisão, como, por exemplo, os dois Grandes Prêmios do Japão em que Prost jogou o seu carro para tirar Senna da corrida, em 1989, e Senna fez o mesmo, em 1990. Eu indico a minissérie a todos, mesmo àqueles que não ligam muito para a Fórmula 1. As cenas das corridas são fantásticas, recriadas com a ajuda de computação gráfica, e vocês vão emocionar-se muito, como eu.
fr 

Minissérie "Senna" (trailer)

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Bancos estão fechando as agências físicas em todo o país, demitindo milhares de funcionários, e a agência do Bradesco do meu primeiro emprego foi fechada também!

        Este mês, passei pela Praça da Bandeira, indo para o trabalho, e estranhei ver o estado de abandono do estacionamento da agência do Bradesco, com muito mato. O meu primeiro emprego de carteira assinada foi nessa agência, na Rua Mariz e Barros nº 44, onde eu trabalhei durante dois anos e quatro meses, de 1986 a 1989, até pedir para ser demitido para receber a liberação do FGTS. Nesse período, eu comecei trabalhando no setor de entrega de talões de cheques (isso nem existe mais!), onde eu me destaquei por atender bem os clientes e orientá-los sobre os serviços do banco, e fui “promovido” para trabalhar na gerência.
        Fui selecionado, também, como um dos melhores funcionários da regional e, junto com colegas de outras agências, fui até a matriz do Bradesco, em Osasco, São Paulo. Lá, eu conheci o fundador do banco, Amador Aguiar, e as instalações da matriz, ficando hospedado no hotel do banco. Eu coloco promovido entre aspas porque a promoção demorou mais de um ano e acabou nunca chegando, apesar de eu ter assumido mais responsabilidades, passar a ter que usar terno e trabalhar mais horas. Como a promoção, e o aumento de salário, nunca chegaram, resolvi sair! É, eu fui um “bradescravo”, como se costumava falar à época. 😄😄
        Curioso com a situação do estacionamento da agência na Praça da Bandeira, eu pesquisei na internet e confirmei que o Bradesco fechou mais essa agência, acho que em maio deste ano. Não foi um caso isolado, os bancos têm fechado suas agências físicas no país todo, aumentando, e muito, o desemprego e prejudicando os clientes que ficam obrigados a usar os serviços pela internet, ou seja, através de aplicativos no celular ou pelo computador. Mas muitas pessoas não estão acostumadas a fazer isso, principalmente os idosos, e tem muita gente que não confia em usar os serviços pela internet, receosos de roubo de senha e invasão de conta.
        Os banqueiros não querem nem saber! Eles querem apenas redução de despesas e aumento de lucros. E, para eles, reduzir despesas significa demitir milhares de funcionários e fechar agências físicas, deixando de pagar salários, terceirizados (seguranças, copeiras, pessoal de limpeza etc.), luz, água, almoço, lanches e aluguel. De acordo com matéria publicada em 1º de novembro, pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, “O Bradesco terminou setembro acumulando lucro líquido recorrente de R$ 14,2 bilhões, valor que representa crescimento de 5,5% nos nove primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.” De acordo com a reportagem, relatório do Diese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o Bradesco fechou centenas de agências nos últimos meses:
        “A empresa também fechou, em 12 meses, 399 agências e 734 postos de atendimento – sendo 3 agências transformadas em unidades de negócios. Só no último período, do terceiro trimestre de 2024, foram fechadas 155 agências, além de 219 postos de atendimento e 41 unidades de negócios, em relação ao trimestre imediatamente anterior.”
        Vejam as minhas fotos, abaixo, mostrando a agência do Bradesco da Praça da Bandeira em pleno funcionamento, em 1988, e agora, este mês, já fechada. Bancário é uma profissão em vias de extinção! 
fr

domingo, 22 de dezembro de 2024

Botafogo foi o clube que mais jogos disputou no mundo todo em 2024: 75 jogos (e dois títulos!)

Mais uma marca do Botafogo, foi o clube que disputou mais jogos no mundo em todo o ano de 2024: ao todo, foram 75 jogos! Impressionante! E 2024 foi um ano super vitorioso, o Fogão foi campeão brasileiro e da Libertadores da América. Poderia ter sido ainda melhor, se o Botafogo não tivesse sido obrigado a jogar logo em sua estreia no Intercontinental (Mundial) da FIFA, contra o Pachuca, do México, na quarta-feira, após ter jogado com o São Paulo, no domingo, e viajado mais de 15 horas para chegar no Catar. Um absurdo! Se o Botafogo tivesse tido mais tempo para jogar, com certeza a História teria sido outra! Em 2024, foram: 38 jogos pelo Campeonato Brasileiro, 17 pela Libertadores, 4 pela Copa do Brasil, 15 pelo Campeonato Estadual e um pelo Intercontinental (Mundial). Foram 75 jogos, sendo 43 vitórias, 19 empates e 13 derrotas; 123 gols marcados e 65 sofridos. E a maior sequência de invencibilidade no Brasileiro de pontos corridos: 16 jogos sem perder! Se não fosse o cansaço, poderiam ter sido mais dois jogos ainda, chegando à final contra o Real Madrid e completando 77 jogos em 2024. Em 2025, espero, vai ser igual, ou melhor! fr

sábado, 21 de dezembro de 2024

Em quatro anos, o Botafogo deu a volta por cima, superando um rebaixamento para ser campeão brasileiro e da Libertadores da América!

Isso é que é dar a volta por cima! O Botafogo foi rebaixado em 2020; campeão da Segunda Divisão em 2021; voltou à Primeira Divisão em 2021; e foi CAMPEÃO Brasileiro e da Libertadores em 2024! fr

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Raridade: Comercial do álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 1982


Comercial do Álbum Ping Pong da Copa do Mundo de 1982, na Espanha, uma raridade. Quando criança não colecionei muitos álbuns, mas esse eu completei! Ele tem as figuras dos pôsteres de todos os Mundiais e as dos principais jogadores das seleções classificadas. Mas, como o álbum foi editado bem antes do Mundial, alguns jogadores que estão nas figurinhas acabaram não indo à Espanha. Do Brasil: Perivaldo e Rocha (Botafogo), Pita (Santos), Robertinho (Fluminense), Reinaldo (Atlético Mineiro) e Mário Sérgio (São Paulo). E Dirceu (Atlético de Madrid) não teve a sua figurinha no álbum. Para comprar as figurinhas tinha que comprar o chiclete, claro. Mas eu jogava o chiclete fora, queria apenas as figurinhas. O álbum eu consegui completar, e sozinho, sem a ajuda de ninguém. Pena que a seleção de Zico, Falcão e Sócrates não conseguiu o título. Hoje os álbuns são uma raridade; estão em excelente estado. E para mim, uma recordação da minha infância. fr 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

O Incrível Hulk já não é mais o mesmo! 😄😄😄😄😄

Quando criança, eu gostava de ler as revistas dos chamados heróis da Marvel, e o meu preferido sempre foi o Homem-Aranha. O Incrível Hulk era um deles. Personagem clássico da Marvel, criado pelo roteirista Stan Lee e pelo desenhista Jack Kirby em 1962. Após sofrer um acidente durante experimentos com raios gama, o cientista Bruce Banner passou a transformar-se em uma criatura gigantesca e verde (inicialmente era cinza) toda vez que passava por situações de forte estresse emocional. O Hulk clássico não fala, é irracional e reage instintivamente diante das pessoas.  Mas, com o tempo a gente vai deixando de lado a leitura dos quadrinhos por conta das responsabilidades do dia a dia de “adulto” e já não acompanha o que está acontecendo no universo Marvel. E esses personagens têm passado por alterações radicais, até para adaptá-los às mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas. O Hulk é um exemplo. Nos últimos anos, criaram várias versões do personagem, uns mais estranhos do que os outros! Tem o ‘Hulk Vermelho’, criado em 2008. Ele é o general Thaddeus Ross, sogro de Bruce Banner; odeia o Hulk original, e, ao contrário deste, é dotado de inteligência. A ‘Mulher Hulk’, de 1980, é a versão feminina, que surgiu após receber uma transfusão de sangue de emergência do cientista, seu primo. Tem também a ‘Mulher-Hulk Vermelha”, que é a esposa de Bruce Banner, Betty Ross. O ‘Professor Hulk’ foi lançado nos anos 1990 e combina a força física do Hulk e a inteligência do cientista Bruce Banner. O ‘Hulk Cinza’ foi criado em 1986; é Joe Fixit, que não tem a mesma força do Hulk, tem a personalidade de um mafioso de Las Vegas. ‘Total Incrível Hulk’, de 2015, é Amadeus Cho, um jovem, gênio, que consegue transformar-se em Hulk quando quer, através de domínio tecnológico. E tem ainda outros. Os roteiristas estão espremendo o cérebro para criar novas histórias e buscar leitores nas novas gerações. Uma loucura! 😄😄😄 fr 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Justiça proíbe tocar canção da cantora inglesa Adele por acusação de plágio de criação de compositor brasileiro

        A Justiça do Rio de Janeiro determinou a retirada da canção “Million Years Ago”, gravada em 2015 pela cantora inglesa Adele, das plataformas de compartilhamento de músicas, como YouTube, Spotify e Deezer. A canção foi considerada um plágio da canção “Mulheres”, composta pelo mineiro Toninho Geraes e popularizada por Martinho da Vila em 1995. A decisão é do juiz Victor Agustin Jaccoud Diz Torres, da 6ª Vara Empresarial, que impôs multa diária de 50 mil reais se houver descumprimento.
    O processo foi movido em 2021 pelo compositor brasileiro contra a Sony Music Entertainment Brasil Ltda.; a Universal Musica Publishing MGM Brasil Ltda.; Adele Laurie Blue Adkins, nome completo cantora inglesa; o compositor estadunidense Gregory Allen Kurstin; e Beggars Group. Não houve resposta. Fredímio Trotta, advogado do artista mineiro, pede o pagamento de um milhão de reais por danos morais, mais perdas e danos e os valores atualizados correspondentes aos direitos autorais desde o lançamento da canção “Million Years Ago”, em novembro de 2015.
       Nos autos foram juntadas várias provas da existência do plágio, como pareceres técnicos de especialistas, a sobreposição das melodias e as análises técnicas das ondas sonoras. O advogado destaca a importância da decisão na Justiça:
     “A decisão é inédita e histórica para a música brasileira, pois pela primeira vez é concedida uma medida inibitória de tamanha efetividade no início de um processo de plágio de uma obra brasileira por uma celebridade estrangeira. A decisão vale para 181 países, assim como o Brasil, que são signatários da Convenção de Berna, Tratado Internacional celebrado globalmente para garantir a proteção das obras originais artísticas, literárias e científicas, à qual o nosso país aderiu recentemente.”
        Não é a primeira vez que o trabalho de artistas brasileiros é plagiado por estrangeiros. Sempre fizeram isso, aproveitando-se da dificuldade que existia de se descobrir o plágio. Mas, hoje em dia, com a internet, ficou tudo muito mais simples e fácil de descobrir. Em 1978, por exemplo, Rod Stewart plagiou a música “Taj Mahal” de Jorge Bem Jor. Em 2011, um tal de rapper Curren$y plagiou a capa do disco do Cartola. Esses são apenas dois exemplos de muitos outros que existem.
fr

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Lamentável! Professoras que preferem jogar as provas dos seus alunos no lixo, ao invés de devolvê-las a eles.

Eu não deixo de ficar impressionado com o comportamento humano. Outro dia, andando na rua onde eu moro, vi várias provas de escola jogadas ao longo da calçada. Claramente, foi alguma professora que preferiu jogar as provas dos seus alunos no lixo, ao invés de devolvê-las a eles. Pelo que eu e meus vizinhos de prédio conhecemos, deve ser uma das moradoras do condomínio onde eu moro. Um dia antes, o lixeiro havia passado na rua. Evidentemente, os catadores que passam nas ruas encarregaram-se de rasgar os sacos pretos de lixo, onde o funcionário do condomínio colocou os sacos de lixo dos moradores, e espalhou tudo. E as provas, inclusive. Percebe-se, também, que a professora não se dá nem ao trabalho de rasgá-las, ela descarta as provas inteiras no lixo. Também não se importa com o fato dos nomes dos seus alunos estarem nas provas. Desrespeito total! E é uma professora, de quem se espera um comportamento ético e exemplar. Lamentável! fr

domingo, 15 de dezembro de 2024

FIFA deixa claro que o dinheiro é mais importante do que os direitos humanos e confirma oficialmente que o Mundial de 2034 será na Arábia Saudita, uma das mais ferozes ditaduras do mundo

A FIFA anunciou oficialmente na quarta-feira, dia 11, que a Copa do Mundo de 2034 será realizada na Arábia Saudita. Será a terceira ditadura a sediar um Mundial desde 2018, quando foi na Rússia, depois em 2022 foi no Catar. Uma vergonha mundial! A FIFA mostra, de forma clara e inquestionável, que somente importa-s com o dinheiro, não se importando em prestigiar ditaduras ferozes que desrespeitam os direitos humanos. A Arábia Saudita vem tentando mascarar a sua ditadura nos últimos anos, investindo no esporte, seja na Fórmula 1, seja no futebol. Vários jogadores não se importaram em jogar na Arábia Saudita e ganharem verdadeiras fortunas, como o português Cristiano Ronaldo, o brasileiro Neymar, o sérvio Sergej Milinkovic-Savic, o argentno Pity Martínez e o francês Karim Benzema, para citar apenas alguns. O próprio Alex Telles, atualmente no Botafogo, onde foi campeão brasileiro e da Libertadores, foi jogar lá antes de vestir a camisa do Glorioso. Tudo por dinheiro! Isso mostra como o ser humano é hipócrita! Muitos criticam ditaduras de esquerda, como a de Cuba e a da Venezuela, e com razão, mas fingem não ver a falta de liberdade política, religiosa e de imprensa na Arábia Saudita, onde as mulheres são exploradas e oprimidas e os opositores são sumariamente executados. No mesmo dia, a FIFA ratificou que Portugal, Espanha e Marrocos sediarão a Copa do Mundo de 2030, sendo que a primeira fase também será sediada na Argentina, Uruguai e Paraguai. A FIFA escancarou de uma vez por todas que a sua única preocupação é com os lucros, com o dinheiro, as vidas humanas não valem nada para ela. fr

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Botafogo jogou cansado contra o Pachuca, após viajar mais de 15 horas, como é que se consegue jogar futebol assim?

Vamos ver uma coisa... dos clubes que estão no Mundial, o Botafogo jogou 74 jogos no ano de 2024, o Real Madrid 54, o Al-Ahly jogou 51 e o Pachuca jogou apenas 48. O Botafogo terminou o jogo com o São Paulo no Nilton Santos, no domingo à noite, e os jogadores tiveram que sair do estádio direto para o aeroporto para viajar mais de 15 horas e atravessar o planeta, até o Catar, e jogar, na quarta-feira, com o Pachuca. Não adianta reclamar, eu sei, a FIFA, assim como a CBF, a Conmebol e todas as outras entidades de futebol, só querem saber de dinheiro, lucrar. A qualidade do futebol que se dane! O Mundial é todo feito para favorecer os clubes europeus. O Real Madrid pode ser campeão jogando apenas um jogo, justamente o da final, enquanto os outros têm que se enfrentar antes. Para falar a verdade, eu nem ligo se o Botafogo saiu na primeira fase do Mundial, já estou satisfeito demais com este ano: sou campeão brasileiro e da Libertadores!  fr

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Jogador do Pachuca disse não ter entendido o Botafogo ter jogado com time misto no Mundial (nem eu!)

"Sinceramente, pensei que iam jogar como estavam jogando. Vi partidas do Brasileirão, da Libertadores, e me pareceu estranho que não jogaram com Savarino e Almada, que são jogadores que ajudam muito no jogo dessa equipe. Igor Jesus é um ótimo atacante, tem Tiquinho. É um elenco muito bom. Me surpreendeu que não começaram. Me alegrou um pouco [Savarino estar no banco] por saber da qualidade que ele tem, assim como Almada, assim como o capitão Marlon Freitas, jogadores com grande qualidade. Soubemos aproveitar!"

SALOMÓN RONDÓN, jogador venezuelano do Pachuca, após o jogo com o Botafogo. O Fogão entrou em campo com seis reservas: dois titulares machucados (Vitinho e Bastos) e quatro foram deixados no banco pelo treinador Artur Jorge (Alex Telles, Marlon Freitas, Savarino e Thiago Almada; os três últimos entraram apenas no segundo tempo).

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Botafogo subestima o Pachuca, é dominado e eliminado do Mundial: 3x0

O Botafogo perdeu, hoje, para o Pachuca, do México, por 3x0 e foi eliminado do Intercontinental. Analisando o resultado muita gente vai dizer que o Botafogo é inferior ao adversário, mas muita coisa precisa ser analisada. O Pachuca jogou bem, fechou a defesa e soube resistir aos ataques do alvinegro e foi eficiente nas oportunidades que teve, parabéns! O Botafogo completou, hoje, o quinto jogo em apenas 16 dias, enfrentou, e venceu, duas decisões em um intervalo de oito dias. Terminou o jogo de domingo, quando o Fogão venceu o São Paulo, os jogadores foram para o aeroporto e enfrentaram uma viagem de mais de 15 horas para o Catar, além do fuso horário, e jogou hoje. Eu sou botafoguense e estou feliz pelos títulos conquistados. Claro, se pudesse ser campeão Mundial, ótimo, mas não acredito que algum torcedor do Botafogo vai reclamar. Que venham outros Mundiais! A única crítica que posso fazer é ao fato do treinador Artur Jorge ter poupado titulares super importantes como Allex Telles, Marlon Freitas e os craques do time: o argentino Almada e o venezuelano Savarino. Os três últimos entraram no segundo tempo. Não é a primeira vez que Artur Jorge faz isso, poupa jogadores em momentos em que se deve dar de tudo porque são jogos de decisão, ou, como hoje, eliminatório. Os próprios jogadores do Pachuca disseram, depois, que estranharam que esses jogadores não começaram jogando. Em minha opinião, não se pode criticar os jogadores, eles estão de parabéns! Acredito que Artur Jorge tenha subestimado o Pachuca. Coisa que, aliás, a imprensa brasileira costuma fazer sempre, subestimam times do México, até porque não acompanham o campeonato de lá. O Pachuca está em 16º lugar no campeonato mexicano, que tem 18 clubes, e perdeu dez jogos em 17 rodadas. Está preparando-se para o Mundial há semanas. Olharam a tabela e acharam que o Botafogo não iria ter dificuldades para vencer. O Botafogo foi eliminado do Mundial, mas não foi o primeiro brasileiro a passar por isso, outros experimentaram esse dissabor: Flamengo, Palmeiras, Internacional e Atlético Mineiro. Repito, que venham outros Mundiais! fr

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Domínio total: Botafogo é campeão brasileiro de 2024 com merecimento indiscutível!

● Maior número de vitórias: 23 vitórias em 38 rodadas.

● Menor número de derrotas: apenas cinco.

● Melhor saldo de gols: 30.

● Melhor defesa do Campeonato Brasileiro: apenas 29 gols sofridos em 38 rodadas.  

● CINCO jogadores do Botafogo na seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro de 2024: John (goleiro); Alexander Barbosa e Bastos (zagueiros); Marlon Freitas (volante); Luiz Henrique (atacante).

● Treinador do Botafogo na seleção do Campeonato Brasileiro de 2024: Artur Jorge.

● 48 milhões de reais em premiações pelo título do campeonato brasileiro.

Muitos riram, debocharam, fizeram pouco caso de nós, mas agora estão tendo que engolir!

sábado, 7 de dezembro de 2024

Seleção dos melhores da Libertadores tem OITO jogadores da Selefogo!

A seleção da Copa Libertadores de 2024 é praticamente toda do Botafogo, a Selefogo! A Conmebol divulgou, ontem, a seleção dos melhores jogadores da competição, e entre os 11 escolhidos simplesmente OITO são do Fogão. A seleção: John (Botafogo); Bustos (River Plate), Battaglia (Atlético-MG), Alexander Barboza (Botafogo) e Alex Telles (Botafogo); Marlon Freitas (Botafogo), Léo Fernández (Peñarol) e Savarino (Botafogo); Luiz Henrique (Botafogo), Igor Jesus (Botafogo) e Thiago Almada (Botafogo). Abaixo, a ilustração feita pela Conmebol com os jogadores escolhidos; e um erro na identificação do goleiro John, erradamente informado como se fosse do Atlético Mineiro (bem que eles gostariam! 😄😄😄). fr

Botafogo vai enfrentar o PSG, o Atletico de Madrid e o Seatlle Sounders na primeira fase do Super Mundial da FIFA, em 2025

        A FIFA sorteou, ontem, em Miami, nos Estados Unidos, os grupos do Mundial de Clubes de 2025. O Botafogo ficou no Grupo B, com o Atletico de Madrid, da Espanha; o Paris Saint-Germain (PSG), da França; e o Seattle Sounders, dos Estados Unidos. A imprensa está considerando este é o “grupo da morte”, como se fosse o de maior dificuldade. Eu não concordo. Em minha opinião, em uma competição de visibilidade mundial como esta, todas as equipes vão querer superar-se e até mesmo o desconhecido Seattle Sounders pode fazer jogo difícil contra qualquer um. Mas não considero o Atletico de Madrid e o PSG imbatíveis. Evidentemente, todos os jogos devem ser difíceis, mas se o Botafogo jogar como vem jogando, pode enfrentar qualquer um dos participantes do Mundial. Se vai ser difícil para o Botafogo, com certeza também vai ser difícil para todos os outros. Somente na hora vamos ver.
        Esta será a primeira edição do Mundial da FIFA com 32 clubes participantes e realizado de quatro em quatro anos, como o Mundial de seleções, sendo que o Brasil é o país com mais participantes, quatro, e será disputado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. A primeira fase terá oito grupos, tendo em cada grupo quatro clubes, que se enfrentarão e dois classificam-se para as oitavas de final, quando iniciarão as fases eliminatórias. A FIFA já definiu os critérios de desempate: confronto direto, saldo de gols e gols marcados. Nas fases eliminatórias, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação e, se continuar empatado, a vaga será decidida em disputa na marca do pênalti. Se o Botafogo classificar-se em primeiro do seu grupo, enfrentará o segundo do grupo A; se ficar em segundo, jogará contra o primeiro do grupo A. No grupo A, estão os possíveis adversários do Fogão: Al Ahly, do Egito; Inter Miami, dos Estados Unidos, clube onde joga o argentino Messi; Palmeiras e o Porto, de Portugal. Não haverá disputa pelo terceiro lugar da competição.
 fr

Sorteio define os grupos do Super Mundial de Clubes da FIFA de 2025

 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Botafogo vence o Internacional e está a um empate de ser campeão brasileiro

A Selefogo venceu, ontem, o Internacional, em Porto Alegre, por 1x0, e precisa apenas de um empate na próxima e última rodada, domingo que vem, contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, para ser campeão brasileiro pela terceira vez em sua História. O gol saiu logo aos cinco minutos do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio para a área e o craque venezuelano Savarino pegar de primeiro e mandar a bola no canto esquerdo do gol adversário (veja o gol, abaixo). No mesmo horário, o Palmeiras venceu, de virada, o Cruzeiro, por 2x1, em Belo Horizonte. E o gol do Palmeiras saiu no finzinho do jogo, aos 44 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta de Estevão. Até os 44 minutos finais, o Botafogo estava para conquistar o título de campeão do Brasileiro, por antecipação. Foi por muito pouco! Ficou para o próximo domingo. O Botafogo segue líder, com 76 pontos, e o Palmeiras vem em segundo, com 73. Se o Palmeiras perder ou empatar para o Fluminense, em São Paulo, o Fogão é campeão, independente do seu resultado. E uma vitória por qualquer placar ou um simples empate com o São Paulo já dá o título ao Glorioso! É importante que o time entre em campo determinado, buscando a vitória, esquecendo a vantagem do empate. fr

Internacional 0x1 Botafogo (ficha técnica)

Golaço de Savarino

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Campeão da Libertadores da América: um título de superação e merecimento!

        O Botafogo é campeão da Taça Libertadores da América! Título inédito. Jogando a final no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, no sábado passado, dia 30 de novembro, o Fogão fez um jogo de superação, após Gregore ter sido expulso logo aos 40 segundos de jogo. O Botafogo venceu o Atlético Mineiro por 3x1 jogando com um jogador a menos praticamente o jogo inteiro, um feito épico.
        Gregore levantou a perna alto demais e acabou por atingir com a sola da chuteira o rosto de Fausto Vera, chegando a sair um filete de sangue, expulsão justa. Em uma final, costuma-se dizer que não há favorito, mas é indiscutível que o Botafogo tem um time superior e estava em um momento melhor, vindo de uma vitória em cima do Palmeiras fora de casa, enquanto o Atlético Mineiro estava a dez jogos sem vencer. Mas, com a expulsão logo no início do jogo, com certeza foi uma vantagem enorme que o Galo passou a ter. Os jogadores do Botafogo tiveram que se superar, e não conseguiriam fazê-lo se não tivessem boas condições emocionais para isso, algo de que alguns jornalistas duvidavam.
        O Botafogo jogou, ao todo, 17 jogos pela Libertadores, já que iniciou na segunda fase da competição, e superou equipes tradicionais como São Paulo, Palmeiras, Peñarol e Atlético Mineiro. Não foi fácil, mas foi merecido! O treinador Tiago Nunes comandou o time no primeiro jogo da campanha campeã; Fabio Matias nos três jogos seguintes, e Artur Jorge assumiu no primeiro jogo da fase de grupos, contra o Junior Barranquilla, na Colômbia, tendo permanecido nos 12 jogos posteriores, incluindo a final.
        Os jogadores do Fogão destacaram-se, também, individualmente: o atacante Júnior Santos foi o artilheiro da Libertadores, com dez gols, e o ponta-direita Luiz Henrique foi escolhido o craque da competição. Como campeão da Libertadores, o Botafogo disputará mais três títulos: o Mundial de Clubes da FIFA, em 2025; a Copa Intercontinental, em dezembro deste ano, no Catar; e a Recopa Sul-Americana, no começo da temporada de 2025, contra o Racing, da Argentina, atual campeão da Copa Sul-Americana. O Botafogo vai estrear na Copa Intercontinental, contra o Pachuca, do México, no próximo dia 11 de dezembro. 
fr

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024