SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 31 de agosto de 2025

Com time misto, Botafogo goleia Bragantino por 4x1 no Nilton Santos

O Botafogo jogou bem e goleou, ontem, no Estádio Nilton Santos, o Bragantino por 4x1 pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador italiano Davide Ancelotti poupou o zagueiro argentino naturalizado uruguaio Alexander Barboza, que nem foi relacionado e o lateral esquerdo Alex Telles. O volante Marlon Freitas, o meia-atacante argentino Montoro e o ponta direita Artur apenas entraram nos minutos finais do jogo. O atacante Chris Ramos ficou de fora pelo protocolo de concussão de vido ao choque com um jogador do Vasco na quarta-feira passada, Cuiabano está machucado e, claro, o angolano Bastos, ainda em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo no mês passado. Ou seja, foi uma ótima vitória com um time muito modificado. E o goleiro John acabou acertando sua ida para o Nottingham Forest, da Inglaterra, sendo substituído por Neto. O Botafogo permanece em quinto lugar, agora com 35 pontos e 20 jogos; em primeiro está o Flamengo com 47 (21); em segundo o Cruzeiro com 44 (22); o Palmeiras em terceiro com 43 (20) e o Bahia, que perdeu, hoje, para o surpreendente Mirassol por 5x1, está em quarto com 36 (20). O Brasileiro para devido às duas últimas rodadas das eliminatórias para o Mundial da América do Norte, e o Fogão volta a jogar apenas no dia 14 de setembro, contra o São Paulo, fora de casa. Mas no dia 11 tem o jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Vasco, no Nilton Santos. fr

Botafogo 4x1 Bragantino (ficha técnica)

sábado, 30 de agosto de 2025

Homenagem: Morre escritor, cartunista, dramaturgo Luis Fernando Verissimo (1936-2025)

HÁBITO NACIONAL

Luis Fernando Verissimo

Por uma destas coincidências fatais, várias personalidades brasileiras, entre civis e militares, estão no avião que começa a cair. Não há possibilidade de se salvarem. O avião se espatifará – e, levando-se em consideração o caráter dos seus passageiros, “espatifar” é o termo apropriado – no chão. Nos poucos instantes que lhes restam de vida, todos rezam, confessam seus pecados, em versões resumidas, e entregam sua alma à providência divina. O avião se espatifa no chão.

São Pedro os recebe de cara amarrada. O porta-voz do grupo se adianta e, já esperando o pior, começa a explicar quem são e de onde vêm. São Pedro interrompe com um gesto irritado.

- Eu sei, eu sei.

Aponta para uns formulários em cima de sua mesa e diz:

- Recebemos suas confissões e seus pedidos de clemência e entrada no céu.

O porta-voz engole em seco e pergunta:

- E... então?

São Pedro não responde. Olha em torno, examinando a cara dos suplicantes. Aponta para cada um e pede que se identifiquem pelo crime.

- Torturador.

- Minha financeira estourou. Enganei milhares.

- Corrupto. Menti para o povo.

- Sabe a bomba, aquela? Fui o responsável.

- Roubei.

- Me locupletei.

- Matei.

Etcétera. São Pedro sacode a cabeça. Diz:

- Seus requerimentos passaram pela Comissão de Perdão e foram rejeitados por unanimidade. Passaram pelo Painel de Admissões, uma mera formalidade, e foram rejeitados por unanimidade. Mas como nós, mais que ninguém, temos que ser justos, para dar o exemplo, examinamos os requerimentos também na Câmara Alta, da qual eu faço parte. Uma maioria esmagadora votou contra. Houve só um voto a favor. Infelizmente, era o mais importante.

- Você quer dizer...

- É. Ele. Neste caso, anulam-se todos os pareceres em contrário e prevalece a vontade soberana d’Ele. Isto aqui ainda é o Reino dos Céus.

- E nós podemos entrar?

São Pedro suspira.

- Podem. Se dependesse de mim, iam direto para o Inferno. Mas...

Todos entram pelo Portão do Paraíso, dando risadas e se congratulando. Um querubim que assistia à cena vem pedir explicações a São Pedro.

- Mas como é que o Todo-Poderoso não castiga essa gente?

E São Pedro, desanimado:

- Sabe como é, Brasileiro...

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Botafogo e Vasco empatam em 1x1 no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil

Botafogo e Vasco ficaram no empate em 1x1, ontem, no Estádio São Januário, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Fogão marcou logo aos oito minutos de jogo, mas o Vasco empatou aos 16, após uma bobeada da defesa alvinegra, deixando Jair desmarcado para fazer o gol. Logo ao primeiro minuto do segundo tempo, o Vasco mandou uma bola no travessão e, na sequência Ryan chutou e a bola bateu na lateral do tronco do Marlon Freitas. O árbitro Anderson Daronco estava bem próximo e mandou a jogada seguir. Os vascaínos, claro, estão chorando até agora. Quando o jogador Hugo Moura, do Vasco, acertou o Tchê Tchê, pelo Brasileiro do ano passado, e o Tchê Tchê teve que levar seis pontos na perna e o jogador do Vasco nem cartão amarelo levou, os vascaínos não falaram nada! Só reclamam quando é conveniente. O Vasco pode ter tido mais chances, mas, tirando o gol, claro, e a jogada do Ryan no travessão, não foram chances tão perigosas. E os atacantes vascaínos criaram chances mas não tiveram a capacidade de convertê-las em gol. Na quinta-feira que vem, vai ter o jogo de volta, no Estádio Nilton Santos, que vai decidir a classificação. Quem vencer, passa à semifinal. fr

Vasco 1x1 Botafogo (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 BOTAFOGO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de agosto de 2025 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Vegetti e Hugo Moura (Vasco); Arthur Cabral, Danilo, Marçal e Marlon Freitas (Botafogo)
GOLS
VASCO: Jair, aos 16min do primeiro tempo
BOTAFOGO: Arthur Cabral, aos 7min do primeiro tempo
ESCALAÇÕES
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair, Barros (Thiago Mendes) e Philippe Coutinho (David); Nuno Moreira (Andres Gomez), Pablo Vegetti e Rayan (Estrella)
Técnico: Fernando Diniz
BOTAFOGO: John, Vitinho, Alexander Barboza, Kaio e Alex Telles (Marçal); Danilo, Marlon Freitas (Allan) e Montoro (Newton); Artur (Matheus Martins), Arthur Cabral e Chris Ramos (Savarino)
Técnico: Davide Ancelotti
Fonte: Gazeta Esportiva

terça-feira, 26 de agosto de 2025

"Nina", J. M. Simmel

“Nina”, J. M. Simmel; tradução de Paulo Buarque de Macedo, 7ª edição, Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1980, 443 páginas.

    Lançado em 1958, poucos anos após a Segunda Guerra Mundial. Robert Holden arruma emprego de motorista de Julius Brummer, que chantageava ocupantes de importantes cargos na Alemanha, ameaçando divulgar documentos comprometedores que tinha em seu poder.
    “Os delitos do passado, pelos quais os quatro senhores tinham medo de um castigo no presente, eram muito variados. O Sr. Joackim Von Butzkows na sua qualidade de presidente de um tribunal, durante o Terceiro Reich, havia torcido a justiça por diversas vezes causando, com isso, a morte injusta de quatorze cidadãos alemães. O Sr. Otto Gegner conseguira o seu patrimônio entre os anos 1945 e 1947, através de um florescente comércio de cigarros americanos. Os cigarros provinham de portos gregos, bastante afastados para evitar a possível interferência das autoridades americanas e, aos milhões, passavam por diversos satélites da União Soviética até chegar a Viena e à Alemanha. Os transportes eram protegidos por soldados do Exército Vermelho. A essa prova de amizade o Sr. Otto Gegner correspondia fazendo cair nas mãos da polícia soviética, em Viena e no Leste de Berlim, cidadãos alemães que eram procurados pela referida polícia. Esses raptos em plena rua eram levados a cabo por uns desconhecidos que agrediam as pessoas designadas por um cochico e as metiam, rapidamente, em um carro de cor preta que os seguia. Falou-se muito no assunto mas todos os esforços das autoridades alemães e austríacas para reunir provas para acusar os delatores das duas nacionalidades sempre fracassaram. O Sr. Ludwig Marwede era homossexual. Alguns dos seus inúmeros jovens amigos tinham colecionado cartas e fotografias dele. O Sr. Leopold Rothschu, cujo verdadeiro nome era Heinrich Gotthart, figurava numa lista elaborada pelo Governo polonês, de pessoas procuradas para responder por crimes praticados entre 1941 e 1944.”
    Holden apaixona-se pela esposa do patrão, Nina, muita parecida com a sua própria esposa, e a quem ele matou por ciúmes, tendo cumprido pena de nove anos pelo crime. Cada vez mais atraído por Nina, que tentara o suicídio por não conseguir afastar-se do domínio do marido, o motorista acaba envolvido no mundo criminoso de Brummer. Holden e Nina tornam-se amantes, mas sabem que nunca conseguirão ser felizes enquanto o poderoso chantagista puder prejudicá-los e às pessoas próximas. Ele percebe que a única saída para ficar com a mulher amada e proteger as pessoas que conhece de sua perigosa influência é livrar-se de Julius Brummer, e elabora um plano para matá-lo sem levar a culpa. O final podia ter sido melhor.
(Eu registro em meu blog um resumo das minhas leituras, seguindo a minha interpretação e preferências pessoais, como leitor, acerca do que mais me desperta o interesse, sem preocupação em me aprofundar em análises mais abrangentes e acadêmicas.) fr

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

História: Há exatos 64 anos, Jânio Quadros renuncia e coloca o Brasil em crise política que levou ao golpe de 1964 e a uma ditadura de 21 anos (Globo Repórter: agosto de 1981)

 

Botafogo vence, de virada, o Juventude por 3x1, com dois gols do espanhol Chris Ramos, e acaba com longas escritas

O Botafogo venceu, de virada, o Juventude por 3x1, ontem, pela 21a rodada do Campeonato Brasileiro. O destaque da vitória foi o atacante espanhol Chris Ramos, emprestado pelo Cádiz da Espanha, em sua estreia no alvinegro. Ele entrou no segundo tempo e marcou os dois últimos gols. Com a vitória, o Fogão manteve-se no quinto lugar, agora com 32 pontos e 19 jogos, onze pontos atrás do líder, o Flamengo, que tem o mesmo número de jogos. O Cruzeiro vem em segundo lugar, com 41 pontos e 21 jogos; Palmeiras é o terceiro, com 39 pontos e 18 jogos; e o Bahia é o quarto, com 36 pontos e 19 jogos. A vitória do Botafogo acabou com uma longa escrita de 31 jogos do Juventude sem perder para clubes cariocas em seu estádio e quase 30 anos sem perder para o Fogão no Estádio Alfredo Jaconi, nossa última vitória lá tinha sido em 16 de novembro de 1996, também pelo Brasileiro, desde então foram sete jogos, sendo quatro derrotas e três empates. fr

Juventude 1x3 Botafogo (ficha técnica)

Ficha técnica
Juventude 1 x 3 Botafogo
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data/Hora: 24/8/2025, às 18h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back e Luiz Alberto Andrini Nogueira
Cartões amarelos: Newton, Barboza (BOT)
Gols: Batalla, 29'/1ºT (1-0); Alex Telles, 38'/1ºT (1-1); Chris Ramos, 38'/2ºT (1-2) e 47'/2ºT (1-3)
Juventude: Jandrei, Reginaldo, Wilker Ángel, Luan Freitas e Alan Ruschel (Marcelo Hermes); Caíque (Giraldo), Jadson, Mandaca (Mateus Babi), Nenê (Gabriel Veron) e Batalla (Rafael Bilu); Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini
Botafogo: Neto, Vitinho, David Ricardo, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Newton (Danilo), Marlon Freitas, Montoro (Santiago Rodríguez); Jeffinho (Matheus Martins), Correa (Chris Ramos) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti
Fonte: UOL

domingo, 24 de agosto de 2025

Mais pessoas morreram em "pegas" com touros em Portugal, em um espetáculo de barbárie em pleno século 21!

Infelizmente, escrevo hoje de mais vidas perdidas nessa tradição vergonhosa das touradas! Um jovem de 22 anos, Manuel Trindade, morreu ao participar do chamado “pega” em Portugal, após desafiar um touro e ser violentamente atingido por ele. Um senhor de 73 anos, Vasco Morais Batista, médico ortopedista, que estava no local assistindo, passou mal e também morreu após presenciar tudo. Aconteceu na sexta-feira, dia 22, na arena de Campo Pequeno, em Lisboa, que eu conheci no ano passado, quando estive em Portugal. Visitei a arena toda, inclusive por dentro, mas jamais eu daria um centavo do meu dinheiro para estimular esse espetáculo de violência. O rapaz foi levado para o hospital, mas morreu no dia seguinte devido aos graves ferimentos provocados pelo touro, de 700 quilos. O que aconteceu em Campo Pequeno foi diante de uma multidão que estava em busca de uma “diversão” estúpida, que perdura, ainda, em alguns países. Uma vergonha! Em Portugal, os defensores dessa barbárie dizem que o chamado “pega” é “diferente” das touradas na Espanha ou no México porque os “forcados” procuram agarrar o touro. São oito homens, um fica à frente do touro, provocando-o, sete ficam atrás para conter, depois, o animal. Falam, também, que o touro não é executado na arena, mas pode ser morto, ou não, depois do “pega”, para consumo humano. Seja como for, tudo é uma violência sem propósito em busca de dinheiro e “diversão” para alguns. E no vídeo, abaixo, pode-se ver que o touro já estava com varas enfiadas em seu corpo e sangrando muito, o que mostra que ele já estava sendo torturado e sofrendo; e acabou ficando agonizando na arena, diante da multidão de “cidadãos de bem”. Por incrível que pareça, os defensores dessa “tradição” consideram-na uma prova de “coragem”. O secretário de Estado da Agricultura do governo português manifestou-se no sábado, dizendo que “a perda é sentida por todos os que valorizam e respeitam aquilo a que se chama expressão cultural nacional”. Esses “pegas” nada têm a ver com cultura, nada têm a ver com “prova de coragem”, têm a ver, apenas, com tortura física e psicológica e exploração dos animais para que alguns ganhem dinheiro e outros “divirtam-se”! Não foram as primeiras mortes resultantes dessa prática vergonhosa, e, infelizmente, não deverão ser as últimas, já que os parlamentares portugueses não demonstram vontade de proibi-la, nem os governantes. Os meus pêsames às famílias do jovem Manuel Trindade, de apenas 22 anos, que tinha toda uma vida pela frente e do médico Vasco Morais Batista. E lamentável, também, o assassinato do touro, que foi levado para uma arena, provocado o tempo todo, instigado, e torturado apenas para servir de “diversão” para alguns... como chamá-los?, seres humanos, com certeza, não são! É evidente que muitos animais são mortos para o consumo humano. O ser humano consome carne animal há mais de dois milhões de anos. Mas, pelo menos, os animais são mortos de uma maneira que não lhes provoque tortura física e psicológica para “diversão” de alguns. fr

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Goleiro Fábio bate o recorde mundial como o atleta com mais jogos disputados: 1391

O recorde mundial do jogador de futebol com mais jogos disputados agora é de um brasileiro. Na terça-feira, dia 19, jogando pelo Fluminense contra o América de Cali, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa Sul-americana, em que o tricolor venceu por 2x0, o goleiro Fábio, do Fluminense, completou 1391 jogos. Fábio, que tem 28 anos de carreira, superou o recorde anterior do goleiro inglês Peter Shilton, com 1390 jogos em 30 anos de atividade. Às vésperas de completar 45 anos, no dia 30 de setembro, Fábio ainda vai ampliar esse recorde, já que, no momento, ainda não fala em aposentadoria. O goleiro disputou 976 jogos pelo Cruzeiro, 235 pelo Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante, do Paraná. Parabéns! fr

Apático, Botafogo perde por 2x0 para a LDU e dá adeus ao sonho do bi da Libertadores

Irreconhecível, sem qualidade, o Botafogo perdeu, ontem, para a LDU por 2x0, no Equador, e foi eliminado da Libertadores da América, dando adeus ao sonho do bi. Eu não assisti ao jogo, primeiro porque começou às sete da noite, quando ainda estou saindo do trabalho, e segundo porque o jogo passou no canal Paramount+. Eu já tenho assinatura de TV a cabo, pago à parte pelos canais Première, não quero ainda ter que pagar mais canais toda vez que os jogos do Botafogo forem vendidos para outros canais de assinatura. Assisti aos “melhores” momentos do jogo e vi que foi triste! O Botafogo jogou muito mal, sem força de ataque, a defesa cometeu erros infantis, e podia ter perdido até de mais, isso apenas não aconteceu porque a LDU também não é lá essas coisas. A impressão que fica é que se o Botafogo tivesse jogado como já jogou outras vezes, com vontade, buscando o gol, criando oportunidades, poderia ter vencido o jogo. Mas esteve muito mal, apático. E é bom lembrar que o Botafogo jogava com a vantagem do empate. E que a LDU fez o que o Botafogo não teve competência de fazer no jogo de ida, no Nilton Santos, quando o alvinegro venceu apenas por 1x0. A LDU, ao contrário, buscou o placar que precisava, com vontade, no caso, dois gols. Provavelmente, se a LDU precisasse de mais gols, teria conseguido, não por ter um timaço, muito pelo contrário, mas porque o Botafogo praticamente não jogou, não incomodou o adversário como deveria. O Botafogo precisa, agora, concentrar todas as forças no Campeonato Brasileiro e na busca do título inédito da Copa do Brasil. fr

LDU 2x0 Botafogo (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
LDU 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador)
Data: 21/08/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Gabriel Chade (Argentina)
VAR: Germán Delfino (Argentina)
Cartões amarelos: Cornejo e Allala (LDU); Danilo, Alexander Barboza e Marlon Freitas (Botafogo)
Cartão vermelho: Mina (LDU)
GOLS: Villamil, aos 6′ do 1º T; Alzugaray, aos 14′ do 2º T (LDU)
LDU: Gonzalo Valle, Quintero, Adé, Mina e Quiñónez; Ramírez (Allala), Cornejo (Minda), Gruezo e Villamil; Alzugaray (Erique) e Medina (Cabeza). Técnico: Tiago Nunes
BOTAFOGO: John, Vitinho, Alexander Barboza, Marçal e Alex Telles; Danilo, Marlon Freitas (Arthur Cabral), Allan (Newton) e Savarino (Correa); Artur (Montoro) e Matheus Martins (Jeffinho). Técnico: Davide Ancelotti
Fonte: Jornal do Brasil

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Batatas fritas Pringles coloca batatas muito pequenas, cada vez menores

Olhem essa embalagem da batata frita Pringles que eu comprei! Todas as batatas eram MUITO pequenas, bem menores do que a circunferência da embalagem cilíndrica, veja no vídeo! E não é um caso isolado, todas estão vindo assim! Pagamos muito caro, e esperamos um produto de maior qualidade. É um abuso, um desrespeito ao consumidor! fr 

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Botafogo perde mais um jogo em casa, e fica cada vez mais distante do líder no Brasileiro

O Botafogo perdeu, em casa, para o Palmeiras, ontem, por 1x0, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, com um time misto, já que o italiano Davide Ancelotti optou por poupar alguns titulares para a decisão da próxima quinta-feira contra a LDU, no Equador. Venceu quem teve mais eficiência. O Fogão perdeu chances reais para fazer o seu gol, o Palmeiras não desperdiçou todas as chances e marcou aos 45 minutos do primeiro gol tempo, aproveitando falha do zagueiro Alexandre Barbosa. Com a derrota, o Fogão permaneceu no quinto lugar, com 29 pontos pontos e 18 jogos, atrás do líder Flamengo, com 43 pontos e 19 jogos; do Palmeiras  (39-18) e do Cruzeiro (38-20); e do Bahia (33-18). fr

Botafogo 0x1 Palmeiras (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 PALMEIRAS
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 17/8/2025 – 20h30
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Renda e público: R$ 1.052.565,00 / 16.469 pagantes / 18.183 presentes
Cartões amarelos: Danilo (BOT); Aníbal Moreno e Murilo (PAL)
Cartões vermelhos: –
Gols: Felipe Anderson 45’/1ºT (0-1)
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Jeffinho 32’/2ºT), Marçal, Alexander Barboza (Vitinho 32’/2ºT) e Alex Telles; Allan (Danilo 14’/2ºT), Marlon Freitas e Joaquín Correa; Santi Rodríguez (Savarino 14’/2ºT), Nathan Fernandes (Álvaro Montoro 21’/2ºT) e Matheus Martins – Técnico: Davide Ancelotti.
PALMEIRAS: Weverton; Khellven (Giay 37’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs 20’/2ºT) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson (Allan 26’/2ºT)’; Facundo Torres, Flaco López (Maurício 20’/2ºT) e Vitor Roque (Luighi 20’/2ºT) – Técnico: Abel Ferreira.
Fonte: O progresso.

sábado, 16 de agosto de 2025

Gravada por Elvis Presley, você sabe qual a mensagem que quer passar a música "Hound Dog"?

“Hound Dog” é uma composição de Jerry Leiber e Mike Stoller, gravada originalmente pela cantora Big Mama Thornton em 1952, e já regravada por vários outros, mas que ganhou maior divulgação quando regravada por Elvis Presley em 1956, com um ritmo mais dançante. A propósito, hoje completa 48 anos da morte de Elvis Presley, ocorrida em 1977. Eu gosto da música, ela tem um ritmo animado, e, por curiosidade, fui ver a tradução da sua letra e a explicação da composição. A música em sua origem, com Big Mama Thorton, era uma crítica a um homem infiel, veja só! A versão de Elvis Presley, curiosamente um cantor que ficou conhecido pelos seus vários relacionamentos extraconjugais, teria um contexto mais suave e divertido. E teria ampliado sua crítica também às pessoas que se consideram mais importantes do que as outras, que estão sempre reclamando e se colocando no papel de vítima, mas não são confiáveis, nem competentes. A letra é curta e é repetida várias e várias vezes, assista aos vídeos, com as interpretações de Big Mama Thorton e de Elvis Presley, na década de 1950, e leia a tradução, abaixo. Muita gente curte a música, mas nem faz ideia do que ela está dizendo. fr

Cão de Caça (Hound Dog)
Você não passa de um cão de caça (You ain't nothin' but a hound dog)
Chorando o tempo todo (Cryin' all the time)
Você não passa de um cão de caça (You ain't nothin' but a hound dog)
Chorando o tempo todo (Cryin' all the time)
Bem, você nunca pegou um coelho (Well, you ain't never caught a rabbit)
E não é amigo meu (And you ain't no friend of mine)
Quando disseram que você tinha classe (When they said you was high classed)
Bem, aquilo foi apenas mentira (Well, that was just a lie)

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Botafogo vence LDU por 1x0 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores da América

O Fogão derrotou, ontem, a LDU de Quito por 1x0, no Estádio Nilton Santos, pelas oitavas de final da Libertadores da América e, semana que vem, vai para Equador jogar com a vantagem do empate o jogo de volta. O gol saiu logo aos 14 segundos de jogo. A LDU deu início ao jogo, mas o centroavante Artur Cabral desarmou o adversário e deu início a um ataque, passando a Montoro, que foi combatido pela defesa equatoriana, a bola sobrou para Alex Telles, que cruzou para a área, encontrando o outro Artur (foto), o ponta direita, que completou para o fundo das redes. Foi um início arrasador, que deu a impressão que o Botafogo iria fazer mais, mas a LDU pressionou em busca do empate, fazendo com que o jogo ficasse disputado. O treinador do Botafogo, o italiano Davide Ancelotti, esteve na beira do campo, mas não pôde assinar a súmula porque a Conmebol exige um curso específico para obtenção da licença, o que Davide ainda não tem, ele está concluindo o curso na CBF. O auxiliar Cláudio Caçapa assinou a súmula. O pai do Davide Ancelotti, Carlo Ancelotti, treinador da seleção brasileira, esteve no Nilton Santos assistindo ao jogo, já preparando a convocação, no início de setembro, para as duas últimas rodadas das eliminatórias para o Mundial da América do Norte, dia 4 contra o Chile e dia 9 contra a Bolívia. O jogo de volta será na próxima quinta-feira, no Equador, e é bom que o Botafogo não jogue em busca do empate, e, sim, em busca da vitória; aguentar a pressão que a LDU vai fazer durante os 90 minutos jogando só atrás não vai dar certo. A vantagem do empate é muito boa, quem tem que se abrir vai ser a LDU, mas o Botafogo tem condições de vencer e garantir a classificação para as quartas de final da Libertadores. Em busca do bi! fr

Botafogo 1x0 LDU (ficha técnica)

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Afinal, por que Carlos Villagrán saiu do "Chaves"?

Com a exibição da série “Sem querer querendo”, baseada na autobiografia “Sem querer querendo: Memórias”, do ator e diretor Roberto Gómez Bolaños, está se debatendo bastante a respeito dos acontecimentos que levaram aos desentendimentos entre alguns dos integrantes dos seriados mexicanos “Chaves” e “Chapolin Colorado”. O principal deles foi o que motivou a saída do ator Carlos Villagrán, o Quico. Em uma entrevista ao programa “Noches Gigantes”, da televisão chilena, em 1980, pouco mais de um ano após sua saída, Villagrán diz ter sido tirado dos programas. Na série mexicana, produzida pelo canal de assinatura Max, e também exibida pela Netflix, no entanto, é mostrado que ele quis sair para fazer o seu próprio programa na Venezuela, já que a Televisa, emissora onde passavam “Chaves” e “Chapolin Colorado”, não aceitou produzir o seu programa. Assista ao vídeo, abaixo. fr

terça-feira, 12 de agosto de 2025

CBF sorteia os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil e Botafogo enfrentará o Vasco

Ficamos conhecendo, hoje, os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. A CBF realizou o sorteio que definiu os jogos e os mandos de ida e volta. O Botafogo enfrentará o Vasco, com o mando de campo no jogo do dia 27 de agosto para o Vasco, e o do dia 11 de setembro para o Botafogo. Todos os jogos você pode ver na foto, abaixo. Caso o Fogão passe pelo Vasco, enfrentará, nas semifinais, o vencedor de Cruzeiro e Atlético Mineiro. fr

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

"Deus protege os que amam", J.M. Simmel

“Deus protege os que amam”, J. M. Simmel; tradução de Lúcia Magalhães e Carlos Middeldorf, São Paulo, Círculo do Livro, s/d, 240 páginas.
        Em Berlim, Alemanha Oriental, 1955, o jornalista Paul Holland planejava casar-se com Sibylle Loredo e mudar-se para Frankfurt, na vizinha Alemanha Ocidental. Após retornar de uma viagem ao Rio de Janeiro, a trabalho, ele tomou conhecimento de que Sibylle havia desaparecido. De acordo com a polícia, ela teria sido sequestrada. Paul passa a investigar, por conta própria, e conhece Petra Wend, uma alemã que lhe diz conhecer Sibylle e que, na realidade, o seu nome verdadeiro era Viktoria Brunswick e que ela foi uma espiã dupla durante a Segunda Guerra Mundial.
        A sua amada tinha uma vida secreta, completamente diferente daquilo que mostrava ser: esteve envolvida em espionagem internacional durante a guerra, e era suspeita de ter denunciado um antigo namorado para ser executado. Paul tinha que descobrir o que verdadeiramente tinha acontecido à sua noiva, mas, para isso, teria que colocar sua vida em risco, arriscando confiar na misteriosa mulher que conhecera. O livro é escrito em primeira pessoa, é o personagem principal escrevendo um livro relatando os acontecimentos que vivera meses antes.
        Curiosidade: O personagem principal do livro, o jornalista Paul Holland, esteve no Rio de Janeiro, a trabalho. O autor deve ter feito alguma pesquisa e acabou reforçando o estereótipo de que os brasileiros seriam seguidores de religiões afro-brasileiras, que ele chamou, de forma simplista, de “macumba”. Mas, em 1957, ano do lançamento do livro, assim como ainda hoje, a maioria da população brasileira era católica. Não sei se Simmel esteve no Brasil, no livro não há informação a respeito, e também não consegui esta informação na internet. Um trecho do livro:
        “No último dia de minha estada aluguei um carro e fui com meus três companheiros ao Corcovado, a montanha onde está a célebre estátua do Cristo Redentor. No meio da subida havia um restaurante que eu já conhecia e convidei-os para almoçar. Foi um almoço tranquilo. Bebemos cerveja e cachaça e vimos papagaios no meio dos arbustos. Depois demos um passeio pela floresta. Visitamos uma quantidade de pequenas grutas, e mostrei a meus amigos uma infinidade de macumbas. Essas macumbas eram a expressão da superstição que dominava todos os negros e brancos do Rio. Conheci também muitos europeus que faziam suas macumbas, sobretudo mulheres.”
(Eu registro em meu blog um resumo das minhas leituras, seguindo a minha interpretação e preferências pessoais, como leitor, acerca do que mais me desperta o interesse, sem preocupação em me aprofundar em análises mais abrangentes e acadêmicas.)
 fr

domingo, 10 de agosto de 2025

Botafogo goleia Fortaleza por 5x0 na Arena Castelão e pula para quinto lugar do Brasileiro, sendo o único a disputar 3 competições com chances de título

O Botafogo goleou, ontem, o Fortaleza em plena Arena Castelão por 5x0, e terminou a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro pulando para o quinto lugar, com 29 pontos em 17 jogos. O primeiro colocado é o Flamengo, com 40 pontos e 18 jogos; o Cruzeiro segue em segundo com 37 pontos e 19 jogos; o Palmeiras é o terceiro, com 36; e o Bahia é o quarto, com 30, ambos com 17 jogos cada. No jogo de ontem, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, o zagueiro esquerdo do Fortaleza Gustavo Mancha deu uma entrada muito violenta em Danilo e levou o cartão vermelho, corretamente aplicado pelo árbitro (foto). O lance ainda foi à revisão pelo VAR, tenso sido exibido em câmera lenta e reprisado, e o árbitro confirmou o vermelho, não houve dúvida. É óbvio que a expulsão logo no início do jogo favoreceu ao Fogão, mas é preciso reconhecer que o time alvinegro jogou para aproveitar a vantagem, o que nem sempre acontece, muitas vezes, até, o time que joga com um a menos se supera e vence o jogo. E a expulsão foi merecida. O Botafogo criou as oportunidades, fez cinco gols e mandou uma bola na trave, ou seja, a goleada podia ter sido ainda maior. O Fortaleza é trinado pelo português Renato Paiva, que comandou o Fogão antes de Davide Ancelotti. No confronto entre os dois clubes, em 23 jogos, o Botafogo venceu 15, empatou cinco e perdeu apenas três. A maior goleada foi pelo Brasileiro de 1973: 6x1 para o Botafogo, e a de ontem é a segunda maior. O Glorioso é o único a continuar disputando, e com chances de título, três competições: Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. fr 

Fortaleza 0x5 Botafogo (ficha técnia)

sábado, 9 de agosto de 2025

Goleiro John não aceita proposta do West Ham, não vai mais para a Inglaterra e agora vai ter que disputar vaga com recém-contratado Neto

Que confusão! O goleiro John, do Botafogo, estava praticamente negociado com o West Ham, da Inglaterra, tanto que não jogou contra o Bragantino pelas oitavas de final da Copa do Brasil na quarta-feira, dia 6, e o Botafogo já estava anunciando a contratação do Neto, para substituí-lo. O clube inglês iria pagar dez milhões de euros ao Botafogo, o equivalente a cerca de 64 milhões de reais. Mas John não gostou dos valores que lhe foram oferecidos e a negociação foi encerrada. O goleiro tinha manifestado interesse em jogar na Inglaterra, mas afirmou que permanecerá no Botafogo buscando mais títulos e uma convocação para a seleção brasileira. A contratação do goleiro Neto, de 36 anos, no entanto, foi confirmada. Ele já teve passagens por clubes europeus: disputou 101 jogos pela Fiorentina e 22 pela Juventus, ambos da Itália; 80 jogos pelo Valencia e 21 pelo Barcelona, ambos da Espanha; 63 pelo Bournemouth e estava emprestado ao Arsenal, onde tinha feito apenas um jogo, ambos da Inglaterra. De uma hora para outra, John, de 29 anos, era titular absoluto do Botafogo, ia para Inglaterra, já não vai mais, e agora vai ter que brigar pela vaga de titular com Neto. Que coisa! fr

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Botafogo é indicado ao prêmio Bola de Ouro de Melhor Clube do Mundo em 2024 pela France Football

Botafogo é indicado ao prêmio de Melhor Clube do Mundo em 2024 da Ballon d’Or (Bola de Ouro), organizada pela revista francesa France Football. Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro no ano passado, o Glorioso tornou-se o primeiro clube brasileiro a ser indicado ao prêmio, e vai concorrer com o Barcelona, da Espanha; o PSG, da França; o Liverpool e o Chelsea, da Inglaterra. A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de setembro, no Théatre Du Châtelet, em Paris. É o Fogão fazendo História! fr

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Botafogo derrota Bragantino de novo e garante vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, o que não acontecia desde 2017

O Botafogo venceu, ontem, em Bragança Paulista, o Bragantino por 1x0, e garantiu a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. O Fogão entrou em campo com grande vantagem por ter vencido o jogo de ida por 2x0, e podia vencer por diferença mínima, empatar ou perder por diferença de um gol para se classificar, e se perdesse por diferença de dois gols a vaga seria decidida na marca do pênalti. E ganhou mais uma vez! O gol foi do venezuelano Savarino (foto), em lindo passe de Danilo, que havia entrado no lugar de Marlon Freitas, substituído após um choque de cabeça com um adversário e ter saído de campo de ambulância. De acordo com as primeiras informações do Botafogo, Marlon Freitas está bem. O Fogão jogou sem três titulares: o goleiro John, em adiantadas negociações para jogar no West Ham da Inglaterra; Cuiabano e Kaio Pantaleão, machucados. Desde 2017, o Glorioso não conseguia chegar às quartas de final da Copa do Brasil. A definição dos confrontos da próxima fase ocorrerá na terça-feira que vem, dia 12, através de sorteio. Com a classificação, o Botafogo receberá mais quatro milhões e setecentos e quarenta mil reais, chegando a cerca de dez milhões e setecentos mil reais de premiações até o momento na Copa do Brasil (dois milhões e trezentos e quinze mil reais na terceira fase e três milhões e seiscentos e trinta e oito mil reais por chegar às oitavas). fr

Bragantino 0x1 Botafogo (ficha técnica)

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Nelson Rodrigues destaca a genialidade de Garrincha no Mundial de 1962, no Chile

Esta foi a coluna do jornalista Nelson Rodrigues, no jornal O Globo, comentando a vitória do Brasil sobre a Inglaterra por 3x1, na Copa do Mundo de 1962, no Chile. O jogo válido pelas quartas de final. Nelson Rodrigues destacou Garrincha como o “personagem da semana” e o grande nome da vitória sobre os ingleses: “O Mané fez dois gols e deu o terceiro. A gente procura reconstituir um jogo e só um nome ocorre: Ele! Sempre ele!” Eu publico a coluna para que vocês possam ler, na íntegra, o que Nelson Rodrigues escreveu. Na semifinal do Mundial de 1962, vencemos o Chile por 4x2 e na final, fomos bicampeões mundiais vencendo a Tchecoslováquia por 3x1. Garrincha foi escolhido pela FIFA o melhor jogador do Mundial, e foi, também, o artilheiro, com quatro gols, junto com Vavá e mais quatro estrangeiros. A seleção campeã tinha CINCO jogadores do Botafogo, ou seja, metade do time: Garrincha, Nilton Santos, Didi, Zagallo e Amarildo. Os quatro primeiros foram titulares em todos os seis jogos da campanha vitoriosa, e Amarildo foi titular em quatro, entrando no time no terceiro jogo, na vitória sobre a Espanha por 2x1, substituindo ninguém menos que o Pelé, machucado no segundo jogo, no empate com a Tchecoslováquia em 0x0; a estreia foi contra o México e o Brasil venceu por 2x0. Amarildo não apenas substituiu Pelé como foi um dos destaques do Mundial, fazendo três gols. O Botafogo, quer dizer, o Brasil foi campeão mundial pela segunda vez! fr

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Defesa falha demais e Botafogo é derrotado pelo Cruzeiro por 2x0 no Nilton Santos, perdendo invencibilidade de 8 rodadas

O Botafogo esteve irreconhecível, ontem, no Nilton Santos, e perdeu, mais uma vez, para o Cruzeiro, desta vez por 2x0, com os dois gols no primeiro tempo e resultantes de falhas graves da defesa alvinegra. O primeiro foi aos 22 minutos, e teve início em uma reposição de bola completamente errada do goleiro John, que, com as mãos, deu nos pés do adversário, dando início à jogada de ataque. Kaiki Bruno cruzou da esquerda para a área, John saiu mal do gol e, Christian, sem marcação, abriu o placar. O excelente goleiro John tem demonstrado muitos erros na reposição de bola. Ele anunciou ter uma proposta para jogar no West Ham, da Inglaterra; se alguém daquele clube tiver assistido ao jogo, a negociação pode acabar de vez! Aos 40, Kaio Jorge driblou Alexander Barboza na intermediária do Cruzeiro, avançou rápido pela direita e cruzou para a área e, novamente, a marcação da defesa alvinegra falhou, deixando Mateus Pereira finalizar, de frente para o goleiro John, e fazer o segundo gol. A defesa do Botafogo foi um desastre ontem! Com a derrota, o Fogão perdeu uma invencibilidade de oito rodadas no Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias e três empates. E segue uma longa escrita do Cruzeiro em cima do Botafogo, que não consegue vencer o adversário há quase nove anos; a última vitória alvinegra foi no Campeonato Brasileiro de 2016, em 11 de setembro, por 2x0. Desde então foram seis derrotas e oito empates. Essa escrita tem que acabar! O Botafogo caiu para sétimo lugar, com 26 pontos em 16 jogos. O Flamengo é o primeiro, com 37 pontos e 17 jogos; seguido pelo Cruzeiro, também com o mesmo número de pontos, mas 18 jogos. O Fogão tem reagir porque está ficando distante dos primeiros colocados e já estamos chegando à metade do campeonato. fr

Botafogo 0x2 Cruzeiro (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 CRUZEIRO
18ª RODADA - CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: domingo, 3 de agosto de 2025, 16h
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Gols: Christian (22'/1°T) e Matheus Pereira (40'/1°T)
Cartões amarelos: Alexander Barboza, Allan, Joaquín Corrêa (Botafogo), Christian, Kaiki (Cruzeiro)
Renda: R$ 2.045.450,00
Público presente: 35.126
⚽ ESCALAÇÕES
BOTAFOGO (Técnico: Davide Ancelotti)
John, Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Marlon Freitas (Danilo) e Savarino; Artur (Joaquín Corrêa), Arthur Cabral e Montoro.
CRUZEIRO (Técnico: Leonardo Jardim)
Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira (Eduardo); Kaio Jorge (Lautaro Diaz) e Wanderson (Marquinhos).
ARBITRAGEM
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Angleison Marcos Monteiro (RO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Fonte: Lance!

sábado, 2 de agosto de 2025

Em busca de lucros maiores, se depender das empresas aéreas os passageiros viajarão em pé em seus aviões

A busca de lucro é a grande preocupação dos empresários, seja no Brasil ou nos demais países do mundo, uns mais, outros menos, mas no mundo todo. Uma empresa aérea italiana projetou, em 2012, assentos verticais para os aviões, em que os passageiros viajariam quase em pé. O objetivo é possibilitar aumentar a capacidade dos aviões e, consequentemente, é claro, aumentar os seus lucros. O assento tem o nome de “skyrider 2.0” e a justificativa seria diminuir o preço das passagens para beneficiar os consumidores. Parece mais uma desculpa para conseguir empurrar esses assentos desconfortáveis goela abaixo das pessoas. No Brasil, em 2017, as empresas aéreas conseguiram que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizasse a cobrança pelas bagagens despachadas, prometendo que as passagens ficariam mais baratas. Isso nunca aconteceu! Quanto aos assentos verticais, essa ideia provocou muita insatisfação e protestos no mundo todo, e, por enquanto, nenhuma empresa aérea colocou essa “sugestão” em funcionamento. Por enquanto... fr

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Quadro de pintor francês mostra D. Pedro II e família, em 1857

Este quadro, em óleo sobre madeira, pintado pelo artista francês François-René Moreaux, em 1857, mostra o imperador brasileiro D. Pedro II com a esposa, a imperatriz Teresa Cristina; e as duas filhas, Leopoldina e Isabel, que viria a ser a sucessora ao trono, caso a monarquia não tivesse sido extinta com a proclamação da República, em 1889. O quadro está no Museu Imperial, em Petrópolis. François-René Moreau veio para o Brasil em 1838, passando por Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul até radicar-se no Rio de Janeiro. fr