SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 29 de setembro de 2024

Botafogo esbarra na retranca do Grêmio e vê vantagem sobre o Palmeiras diminuir para um ponto

        O Botafogo esbarrou na retranca do Grêmio e ficou apenas no empate em 0x0, ontem à note, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória do Palmeiras sobre o Atlético Mineiro, em São Paulo, no mesmo dia, a vantagem que o alvinegro tinha sobre o rival paulista caiu de três para apenas um ponto. O Botafogo segue na liderança, com 57 pontos, seguido pelo Palmeiras, com 56, e o Fortaleza, com 55. O jogo foi realizado no Estádio Mané Garrincha, ao invés do Nilton Santos, em virtude de o Botafogo ter concordado jogar em Brasília devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre 27 de abril e 2 de maio. O Grêmio solicitou a alguns adversários a inversão do mando de campo ou jogar no turno e no returno em campos neutros. Apenas o Botafogo aceitou!
       No jogo de ontem, o Botafogo não repetiu as suas atuações, em que costuma pressionar, em forte ritmo, o adversário até fazer o gol. Artur Jorge optou por poupar cinco jogadores: na lateral esquerda, Alex Telles; no meio-campo, Marlon e Gregore; e no ataque, Savarino e Igor Jesus. No entanto, Igor Jesus e Savarino entraram no início do segundo tempo, e Allex Telles entrou aos 14 minutos da fase final. Considerando que todos os cinco tiveram que viajar com a delegação para Brasília, ficaram no banco e três deles acabaram entrando no jogo, não sei se valeu a pena “poupar” os jogadores, principalmente em uma fase decisiva do Campeonato Brasileiro. O atacante Júnior Santos entrou aos 32 minutos do segundo tempo, retornando aos gramados após mais de dois meses afastado, desde a vitória alvinegra sobre o Internacional na 18ª rodada, em 20 de julho, quando teve a tíbia fraturada.
 
fr
__

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 0 GRÊMIO
BOTAFOGO - John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles); Tchê Tchê, Danilo Barbosa (Allan) e Thiago Almada (Savarino); Matheus Martins (Igor Jesus), Luiz Henrique e Tiquinho Soares (Júnior Santos). Técnico: Artur Jorge.
GRÊMIO - Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi), Edenilson (Igor) e Cristaldo (Monsalve); Aravena (Nathan Fernandes) e Braithwaite (Ronald). Técnico: Marcelo Salles (auxiliar).
CARTÕES AMARELOS - Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo). Villasanti, Kannemann e Marchesín (Grêmio).
CARTÃO VERMELHO - Monsalve (Grêmio).
ÁRBITRO - Maguielson Lima Barbosa (DF)
RENDA - R$ 3.626.255,00.
PÚBLICO - 30.312 torcedores
LOCAL - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Fonte: GZG

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Dorival Júnior convoca Igor Jesus e Luiz Henrique do Botafogo, o que mais jogadores cedeu à seleção brasileira

O treinador da seleção brasileira, Dorival Júnior, anunciou, hoje, a lista dos 23 convocados para os próximos jogos das eliminatórias do Mundial de 2026, contra Chile e o Peru. A grande novidade é o atacante Igor Jesus, do Botafogo. Luiz Henrique, ponta direita do alvinegro já tinha sido convocado para os jogos anteriores, contra Equador e Paraguai. O Botafogo é quem mais cedeu jogadores para a seleção brasileira em toda a História! fr

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Em noite de muita emoção, Botafogo garante classificação histórica para semifinais da Libertadores da América, superando o São Paulo no Morumbi

        O Botafogo conseguiu, ontem, a classificação para as semifinais da Taça Libertadores em jogo emocionante com o São Paulo, no Morumbi. Após um empate em 1x1 no tempo normal, a classificação foi decidida na disputa na marca dos pênaltis e o Fogão venceu por 5x4, com o goleiro John defendendo a última cobrança do São Paulo e, em seguida, Matheus Martins finalizando o resultado a nosso favor. É mais um feito histórico: o Botafogo volta a disputar as semifinais da Libertadores, o que somente havia ocorrido em 1963 e 1973, quando não conseguiu passar à final. Mas desta vez será diferente! O Botafogo vai enfrentar o Peñarol, do Uruguai, que eliminou o Flamengo, hoje. Do outro lado, em outra chave, vão jogar o Atlético Mineiro, que eliminou o Fluminense, o River Plate, da Argentina. Sem querer escolher, mas eu preferia mil vezes enfrentar e ganhar, claro!, o Flamengo, e, se fosse possível, em uma final. Mas que venha o Peñarol!
        No jogo de ontem, o Botafogo jogou melhor que o São Paulo no primeiro tempo, fez o seu gol aos 14 minutos, com o argentino Almada. Mas no segundo tempo, mais uma vez o Botafogo recuou demais para segurar o resultado que lhe favorecia, já que no jogo no Nilton Santos houve um empate em 0x0. O treinador português tem que perder essa mania de querer recuar o time sempre que está com o resultado favorável porque acaba dando muito espaço para o adversário, que passa a gostar do jogo, e foi o que aconteceu ontem. Aos 41 minutos do segundo tempo, o também argentino Calleri empatou. Os dois times tiveram chances de marcar durante o jogo, e o São Paulo chegou a ter um pênalti a seu favor no final do primeiro tempo, em um lance muito polêmico em que a bola teria batido no braço do zagueiro Alexander Barbosa (de novo!?). O árbitro chegou no VAR e, após longos minutos, marcou o pênalti. Para nossa felicidade, Lucas Moura cobrou o pênalti como se fosse um tiro de meta e perdeu! A bola ainda raspou no travessão.
        Antes do jogo, houve muitas provocações dos torcedores contra o Botafogo, mas o Fogão respondeu em campo. O Botafogo foi melhor do que o São Paulo nos dois jogos e mereceu a classificação. Mas tem que corrigir alguns erros. No primeiro jogo, no Rio de Janeiro, dominou totalmente, mas não foi capaz de marcar, permitindo o São Paulo levar o empate em 0x0 como eles queriam. E ontem, recuou demais no segundo tempo, cheguei a ver o time todo do Fogão em seu campo de defesa, permitindo o São Paulo insistir até empatar. Já estão definidas as datas e o mando de campo dos dois jogos contra o Peñarol pelas semifinais: dia 23/10 no Nilton Santos e dia 30/10 em Montevidéu. Temos que vencer em casa para jogar com mais tranquilidade em Montevidéu, onde a pressão da torcida vai ser muito grande. O Flamengo, por exemplo, perdeu o primeiro jogo no Maracanã por 1x0 e não conseguiu sair do empate em 0x0, hoje, lá.
        Agora, são três jogos para chegar ao nosso primeiro título da Libertadores e cada um deles tem que ser visto como decisão! 
fr

Melhores momentos, gols e cobranças na marca do pênati

São Paulo 1 (4) x 1 (5) Botafogo (ficha técnica)

Pênaltis
Calleri: na trave
Tchê Tchê: gol
Luiz Gustavo: gol
Danilo Barbosa: gol
Lucas: gol
Marçal: gol
Igor Vinícius: gol
Vitinho: para fora
Luciano: gol
Thiago Almada: gol
Nestor: John defendeu
Matheus Martins: gol

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 (4) X (5) 1 BOTAFOGO
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 25 de setembro de 2024 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro (ARG) e Maximiliano Ramirez (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Alexander Barboza, John e Marçal (Botafogo); Bobadilla, Nestor, Welington e Igor Vinícius (São Paulo)
Cartões vermelhos: Rafinha (São Paulo) e Gatito Fernández (Botafogo)
Público: 61.329 torcedores
Renda: R$ 7.792.604,00
GOLS: Thiago Almada, aos 14' do 1ºT (Botafogo); Calleri, aos 41 do 2ºT (São Paulo)
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Igor Vinícius), Arboleda, Alan Franco e Welington (Michel Araújo); Luiz Gustavo e Damián Bobadilla (Rodrigo Nestor); Wellington Rato (André Silva), Lucas e William Gomes (Luciano); Calleri.
Técnico: Luis Zubeldía
BOTAFOGO: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza (Adryelson) e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino (Tchê Tchê) e Igor Jesus.
Técnico: Artur Jorge

Fonte: Gazeta Esportiva.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

A importância da experiência


“A experiência é aquilo que lhe permite reconhecer um erro quando você o comete de novo.” 


EARL WILSON, jornalista estadunidense (1907-1987)

sábado, 21 de setembro de 2024

Botafogo vence freguês Fluminense pela 6ª vez consecutiva e segue líder no Brasileiro

O Botafogo venceu, mais uma vez, o Fluminense. Desta vez, foi pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Fogão manteve a liderança, chegando aos 56 pontos, e ampliou a escrita em cima do Fluminense. Hoje, foi registrado um feito histórico: é a sexta vitória consecutiva em cima dos tricolores. O Fogão não perde para o Fluminense há mais de dois anos. O gol saiu aos 50 minutos dos segundo tempo! E o ex-jogador em atividade do Fluminense Felipe Melo foi decisivo. Ele estava no banco de reservas, conseguiu (mais uma vez!) receber cartão amarelo no banco, entrou no jogo aos 46 minutos do segundo tempo e entregou o gol aos 50! Sensacional! Temos que agradecer a quem contratou o Felipe Melo para o Fluminense, quem coloca ele para jogar e ao próprio Felipe Melo por entregar o gol. O Felipe Melo recebeu a bola e resolveu jogar para trás, voltando para a área tricolor, foi desarmado pelo Gregore, que passou para Luiz Henrique marcar. Mais uma falha gigantesca para a carreira desse ex-jogador em atividade. Sem jeito, ele ainda tentou reclamar de uma possível falta, mas não colou; o VAR checou o lance e confirmou o gol. Obrigado Felipe Melo! Veja o gol abaixo. São três pontos fundamentais na luta pelo título alvinegro. fr

Fluminense 0x1 Botafogo (ficha técnica)

O gol de Luiz Henrique. Obrigado Felipe Melo!

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Botafogo domina jogo com o São Paulo, mas não consegue marcar e fica no empate amargo de 0x0

O Botafogo criou várias chances de gol, inclusive uma bola na trave, com Savarino, mas não conseguiu superar a defesa do São Paulo e ficou apenas no empate em 0x0, ontem, no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final da Libertadores. O primeiro tempo foi todo praticamente do Botafogo e o São Paulo somente defendendo-se. No segundo tempo, o São Paulo teve a sua única chance de mais perigo, aos 30 minutos, com o cruzamento de Michel Araújo para a área e Calleri adiantando-se para finalizar, de frente para o goleiro John, mas jogando por cima do gol. De acordo com as estatísticas levantadas pelo globoesporte, foram 23 finalizações do Botafogo contra apenas seis do São Paulo, sendo que em direção ao gol foram 6 contra apenas uma (a que eu já citei). Foram 13 defesas do São Paulo e somente quatro do Botafogo. Como é que pode o Botafogo criar tantas chances, ser tão superior, e não conseguir marcar? É impressionante, e preocupante! Não foi um bom resultado para o Fogão, e, agora, a decisão ficou para a quarta-feira que vem, em São Paulo. Foi um empate com gosto muito amargo! fr
__

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 0 SÃO PAULO
BOTAFOGO - John Victor; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore e Marlon Freitas (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus (Matheus Martins). Técnico: Artur Jorge.
SÃO PAULO - Rafael; Alan Franco (Ferraresi), Arboleda e Sabino; Rafinha (Wellington Rato), Luiz Gustavo, Bobadilla e Wellington; Lucas Moura (Luciano), William Gomes (Michel Araújo) e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía.
CARTÕES AMARELOS - Luiz Henrique e Bastos (Botafogo) e Rafinha e Arboleda (São Paulo).
ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU).
RENDA - R$ 2.466.890,00.
PÚBLICO - 40.089 presentes.
LOCAL - Estádio Nilton Santo, no Rio.

Fonte: Gazeta Esportiva.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Henry é o crocodilo mais velho do mundo, prestes a completar 124 anos

Às vésperas de completar 124 anos de vida e considerado o crocodilo mais velho do mundo, estima-se que Henry já deu origem a mais de 10 MIL filhotes com seis fêmeas. O animal vive em cativeiro há mais de 30 anos no Crocworld Conservation Centre, na cidade de Scottburgh, na África do Sul. De acordo com registros, Henry nasceu em 16 de dezembro de 1900 em Botsuana e aterrorizou a região devorando várias pessoas. Para acabar com as mortes, foi solicitada ajuda e Henry Neumann, famoso caçador de elefantes, capturou o crocodilo para ser levado para viver como reprodutor em cativeiro na África do Sul. O nome do animal é justamente uma homenagem a esse caçador. Atualmente, Henry (o crocodilo, claro! rsrs) mede 4,8 metros de comprimento e pesa 750 quilos! Veja o vídeo: você encarava ficar perto de Henry? fr

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Houve um tempo em que até atletas faziam propaganda de cigarro

Acredite, houve um tempo em que até atletas faziam propaganda de cigarro, como esta publicada no jornal Diário da Noite, em 1948. O atacante Ademir Menezes, do Vasco da Gama e da seleção brasileira, dizia que “ao sair de campo não deixo de fumar um Lincoln”, marca de cigarro da época. Era um tempo em que os males do vício do fumo não eram tão conhecidos e difundidos. Hoje em dia, ao contrário, a imagem de um atleta está associada com os cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis. Que coisa! fr

domingo, 15 de setembro de 2024

Selefogo vence mais uma vez o Corinthians e segue líder isolado do Brasileiro!

A Selefogo venceu o Corinthians mais uma vez, desta vez no Estádio Nilton Santos, ontem, por 2x1, e é líder, isolado, do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos, à frente do Palmeiras, com 50 e do Fortaleza, com 49. Eu chamo de Selefogo porque o time do Fogão é uma seleção, com grandes nomes do futebol mundial, tem jogadores de vários países e de nível de seleção. Tem o Luiz Henrique (seleção brasileira), Thiago Almada (seleção argentina), Gatito Fernandez (seleção paraguaia), Bastos (seleção angolana) e Savarino (seleção venezuelana). Tem, ainda, jogadores do Uruguai, Equador e Nicarágua. E o treinador, Artur Jorge, é de Portugal (não esteve no banco, ontem cumprindo suspensão por ter recebido três cartões amarelos). É ou não é uma seleção? O Fogão dominou o jogo, criou várias chances de gol e mereceu a vitória. O argentino Almada foi o destaque, iniciando o primeiro gol e fazendo o segundo, um lindo gol e o seu primeiro vestindo a gloriosa camisa alvinegra. O goleiro John defendeu um pênalti, aos 43 minutos do primeiro tempo, cobrado por Romero, quando o Botafogo vencia por 1x0. Aos dez minutos do segundo tempo, o zagueiro argentino Alexander Barboza fez um pênalti bobo, totalmente desnecessário, ao empurrar Raniele dentro da área. O árbitro Daronco não marcou de imediato, foi chamado pelo VAR e levou um tempão para ver o que todo mundo já tinha visto, e só então marcou mais um pênalti contra o Botafogo. Desta vez, foi o argentino Garro que cobrou e empatou, aos 17 minutos. Se John tivesse feito o que fez na primeira cobrança, atrasando ao máximo sua movimentação ele até poderia ter defendido de novo, porque a cobrança foi no meio do gol. Antes mesmo que Garro tivesse chegado na bola, John já tinha escolhido o canto e se jogado, facilitando o trabalho do cobrador. Mas o Botafogo deu a resposta três minutos depois, com uma jogadaça de Almada, que driblou a marcação e chutou, de esquerda, da entrada da área, a bola ainda desviou em um jogador do Corinthians. Um lindo gol! Faltando apenas 13 rodadas para o fim do campeonato, o importante, agora, é seguir vencendo em casa e, pelo menos, empatando fora de casa para garantir mais um título nacional! Vamos lá, Selefogo! fr 

Botafogo 2x1 Corinthians (ficha técnica)

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Treinador da seleção brasileira promete o Brasil na final da Copa do Mundo de 2026

E podem esperar que nós estaremos na decisão da Copa do Mundo, podem me cobrar!

DORIVAL JÚNIOR, treinador da seleção brasileira, em entrevista coletiva na segunda-feira, um dia antes da derrota do Brasil para o Paraguai. (Para que fazer esse tipo de promessa? Ele nem pode ter certeza que será o treinador da seleção no Mundial, quanto mais que a seleção irá para a final.)

"Estaremos na decisão da Copa do Mundo!" (Dorival Júnior)

Brasil joga mal e perde mais um jogo nas eliminatórias, desta vez para o Paraguai. Assim, vai ficar dramática a classificação!

O Brasil perdeu mais um jogo nas eliminatórias para o Mundial de 2026, desta vez para o Paraguai, ontem, por 1x0. A coisa está feia! É a quarta derrota em apenas oito rodadas, um empate e apenas três vitórias. Com mais este tropeço o Brasil caiu para quinto lugar, com dez pontos, atrás da Argentina, com 18; Colômbia, com 16; Uruguai, com 15; e Equador, com 11. O Paraguai conseguiu apenas a sua segunda vitória, está em sétimo, com  9 pontos. Se tivesse vencido, ontem, a seleção brasileira teria ido a 13 pontos e encostado em Colômbia e Uruguai. A Argentina também perdeu, ontem, para s Colômbia, por 2x1. O jogo de Paraguai e Brasil foi ruim. O Paraguai abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. O Brasil teve todo o tempo restante para empatar e virar o jogo, mas faltou qualidade. Luiz Henrique, do Botafogo, entrou no início do segundo tempo e fez a seleção melhorar, mas não adiantou. O goleiro paraguaio, Gatito Fernández, também do Botafogo, quase não foi exigido. O Brasil não perdia para o Paraguai desde 2008! Ainda falta muita coisa, dez rodadas para terminar as eliminatórias, mas se o Brasil não se recuperar, e logo, a classificação para o Mundial de 2026 vai ficar dramática! fr
___
FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 1 X 0 BRASIL
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 10 de setembro de 2024 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Andrés Nievas (URU)
VAR: Alberto Feres (URU)
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: Bobadilla, Diego Gómez, Junior Alonso e Almirón (Paraguai); Paquetá e Vinícius Júnior (Brasil)
GOL
PARAGUAI: Diego Gómez (aos 19 minutos do 1°T)
PARAGUAI: Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Alderete (Velázquez) e Junior Alonso; Villasanti, Diego Gómez (Ramón Sosa) e Bobadilla; Almirón (Ceunca), Enciso (Riveros) e Isidro Pitta (Arce).
Técnico: Gustavo Alfaro
BRASIL: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Hernique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinícius Júnior.
Técnico: Dorival Júnior

Fonte: Gazeta Esportiva.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O goleiro Leão não foi convocado por Telê Santana para ir ao Mundial de 1982, então fez propaganda de TV (boa sacada!)

O ex-goleiro, ex-treinador e atual comentarista Emerson Leão diz que uma de suas decepções na vida foi não ter sido convocado por Telê Santana para a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982. Aproveitou para fazer propaganda de uma marca de televisão, a Mitsubishi, uma grande sacada publicitária da época. fr

Se você também não vai para a Espanha, como o Leão, assista à Copa do Mundo na TV (1982)

domingo, 8 de setembro de 2024

Brasil volta a vencer nas eliminatórias, e sobe para o 4º lugar: 1x0 Equador

O Brasil venceu o Equador, na sexta-feira, por 1x0 pela 7ª rodada das eliminatórias para o Mundial de 2026, após quatro rodadas sem vencer (três derrotas e um empate). A seleção brasileira fez o gol aos 29 minutos do primeiro tempo, com Rodrygo (com y mesmo!, vai entender...). No primeiro tempo, o Brasil construiu mais chances, dando a impressão que venceria com um placar maior e mais tranquilo, até porque o Equador demonstrou que veio jogar pelo empate. E aos 48, o Equador quase empatou mesmo, em contra-ataque Rodriguez passou a Caicedo, que chutou para a defesa do goleiro Alisson, no rebote Caicedo mandou no canto esquerdo, mas Gabriel Magalhães salvou, mandando para escanteio. No segundo tempo, o Brasil parece que estava satisfeito com a vitória e diminuiu bastante o ritmo. O jogo não empolgou, mas a vitória serve para trazer um pouco de tranquilidade, já a nossa seleção estava apenas no sexto lugar na classificação, e agora passou para o quarto. Em primeiro, está a Argentina, com 18 pontos; em segundo o Uruguai, com 14; a Colômbia em terceiro, com 13; o Brasil em quarto, com 10; a Venezuela em quinto, com 9 e o Equador em sexto, com 8. O próximo jogo da seleção brasileira será na terça-feira, contra o Paraguai, em Assunção. Vamos torcer para que o Brasil reaja e garanta mais uma vez a classificação para um Mundial, continuando a ser o único país do mundo a ter participado de todas as edições de Copa do Mundo. fr
__

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 EQUADOR
BRASIL - Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Wendell); Bruno Guimarães (Gerson), André (João Gomes) e Lucas Paquetá (Lucas Moura); Luiz Henrique (Estêvão), Rodrygo e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.
EQUADOR - Galíndez; Félix Torres, Pacho e Hincapié; Jhegson Méndez (Gruezo), Moisés Caicedo, Alan Franco, Sarmiento (Kendry Páez) e Estupiñán (Yaimar Medina); Kevin Rodríguez (Mercado) e Enner Valencia (Yeboah). Técnico: Sebastián Beccacece.
GOLS - Rodrygo, aos 30 minutos do 1º tempo.
CARTÃO AMARELO - Lucas Moura.
ÁRBITRO - Facundo Tello (Fifa-ARG).
PÚBLICO E RENDA - Não divulgados.
LOCAL - Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Fonte: GZH

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

"A Biblioteca da Meia-Noite", Matt Haig

“A Biblioteca da Meia-Noite”, Matt Haig, tradução de Adriana Fidalgo; 17ª edição, Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil, 2023, 306 páginas.

      Nora Seed tem apenas 35 anos, trabalha em uma loja de instrumentos musicais na cidade de Bedford, na Inglaterra, e sente-se culpada por desperdiçar as oportunidades que teve e decepcionar as pessoas queridas por não atender as suas expectativas. Ela deixou de nadar e ser uma atleta olímpica, como o pai sempre quis. Resolveu abandonar a banda em que era vocalista e compositora, às vésperas de ser assinado um contrato com uma gravadora, que garantiria muitas apresentações, viagens, discos e sucesso, sonho do irmão, também integrante do grupo. Desistiu de casar-se dois dias antes da cerimônia, deixando o noivo inconsolável. E, para piorar, o seu querido gato morre. Era demais, e ela decidiu pôr um fim à vida.
       “Eu tive todas as chances de fazer algo da minha vida, e desperdicei cada uma delas. Por um descuido meu, e para meu azar, o mundo se afastou de mim, e então agora faz todo sentido que eu me afaste dele. Se eu achasse que seria possível ficar, eu ficaria. Mas não acho. Então não posso ficar. Eu torno a vida das pessoas pior.”
        Mas, ao cometer o suicídio, Nora desperta em uma biblioteca, em um estágio entre a vida e a morte, onde o seu relógio não sai de meia-noite e ela encontra a antiga bibliotecária dos tempos de escola. No lugar, não havia paredes, apenas estantes, repletas de inúmeros livros de diferentes tonalidades da cor verde. Cada livro dava a Nora a oportunidade de experimentar uma vida como ela poderia ter sido se ela tivesse feito escolhas diferentes. Era uma quantidade infinita de livros, portanto, incontáveis vidas possíveis. Se a experiência fosse decepcionante, de acordo com suas expectativas, Nora imediatamente retornaria à biblioteca, mas se encontrasse uma em que desejasse, de verdade, viver inteiramente ela poderia continuar nela até morrer. Inúmeras vidas de uma pessoa coexistem simultaneamente.
        Eu destaco algumas curiosidades: Ao experimentar uma vida diferente, Nora assumia essa vida, mas não sabia o que estava acontecendo nela, nem tinha domínio da profissão que ela estava exercendo. Em uma delas, Nora era uma especialista em glaciologia, por exemplo, e não tinha noção do que estava fazendo. Em outra, era uma cantora famosa, mas não sabia cantar as suas próprias músicas. Mas, ao passar para outras vidas, ela lembrava daquelas anteriormente experimentadas, ao contrário do seu ‘eu’ da vida em que ela estava, que ficava confusa, sem entender o que havia acontecido. Havia outras pessoas também vivendo diferentes versões de suas vidas. Nora encontrou uma delas, de nome Hugo, e que já tinha experimentado quase 300 vidas diferentes. Com mais experiência, ele explicou à Nora como tudo funcionava:
        “Já conheci outros como nós – disse Hugo. – Sabe, eu tô nesse intervalo há um tempão. Encontrei alguns outros sliders. É assim que eu chamo esse pessoal. A nós, digo. Somos sliders. Temos uma vida raiz na qual estamos apoiados em algum lugar, inconscientes, suspensos entre a vida e a morte, e então chegamos a um lugar. E é sempre algo diferente. Uma biblioteca, uma videolocadora, uma galeria de arte, um cassino, um restaurante... (...) o modelo é sempre o mesmo. Por exemplo: tem sempre mais alguém lá, tipo um guia. É sempre uma pessoa só. Elas são alguém que ajudou a pessoa em um momento significativo da vida. O cenário é sempre um lugar com valor sentimental.”
        A constante experimentação de vidas diferentes dificilmente teria fim:
        “Nora acabou entendendo uma coisa. Algo que Hugo não havia explicado direito naquela cozinha em Svalbard. Você não precisava gostar de cada aspecto de cada vida para continuar tendo a opção de experimentá-las. Você só tinha que nunca desistir da ideia de que, em algum lugar, haveria uma vida que poderia ser desfrutada. Da mesma forma, gostar de uma vida não significava que você ficaria nela. Você só ficava em uma vida para sempre se não conseguisse imaginar uma melhor, e, no entanto, paradoxalmente, quanto mais vidas você experimentava, mais fácil se tornava pensar em algo melhor, já que a imaginação se ampliava um pouco mais com cada nova experiência.
        Eu achei o assunto do livro interessante, ele não fica entre os meus preferidos, mas gostei da leitura. “A Biblioteca da Meia-Noite” vendeu milhões de exemplares pelo mundo. Eu já li outros livros que eu considerei mais interessantes e que não fizeram o mesmo sucesso. É curioso pensar nisso: o que torna um livro um best seller? Com certeza, não basta o texto ser bom e o tema ser interessante. Muitas questões ajudariam a responder a essa pergunta, mas ter uma divulgação eficiente deve ajudar bastante.
fr

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Diário de uma dieta feminina

DIÁRIO DE UMA DIETA FEMININA

Querido diário...

Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder 8 quilos. O médico aconselhou a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre o meu estado de espírito. Sinto-me de volta à adolescência, mas estou muito empolgada com tudo. Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.

Primeiro dia de dieta. 
Um queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor está maravilhoso. Sinto-me mais leve. Uma leve dor de cabeça talvez...

Segundo dia de dieta.
Uma saladinha básica. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda me sinto maravilhosa. A cabeça dói um pouquinho mais forte, mas nada que uma aspirina não resolva.

Terceiro dia de dieta.
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio estômago. Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei mijando o resto da noite. Anotação: Nunca mais tomo chá de camomila.

Quarto dia de dieta.
Estou começando a odiar salada. Sinto-me uma vaca mascando capim. Estou meio irritada. Mas acho que é o tempo. Minha cabeça parece um tambor. O meu marido comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti. Anotação: Odeio o meu marido.

Quinto dia de dieta.
Juro por Deus que se vir mais um pedaço de queijo branco na minha frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara. Gritei com o boy hoje! E com a minha filha, de 7 anos. Preciso me acalmar, e voltar a me concentrar. Comprei uma revista com a Gisele Bundchen na capa. Minha meta. Não posso perder o meu objetivo de vista.

Sexto dia de dieta.
Estou um caco. Não dormi nada esta noite. E o pouco que consegui, sonhei com um pudim de leite. Acho que mataria hoje por um pedaço de brigadeiro...

Sétimo dia de dieta.
Fui ao médico. Emagreci 250 gramas. Tá de sacanagem! A semana toda comendo mato, só faltando mugir, e perdi 250 gramas! Ele explicou que isso é normal. Mulher demora mais para emagrecer, ainda mais na minha idade. O filho da puta me chamou de gorda e velha!
Anotação: Procurar outro médico.

Oitavo dia de dieta.
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro! Ele estava na beirada da cama, dançando can-can. Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje. O meu marido diz que é porque estou com o olhar do Chucky do filme ‘Brinquedo Assassino’.

Nono dia de dieta.
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando dança do ventre dessa vez. Passei o dia no sofá vendo TV. Acho que existe um complô. Todos os canais passavam receita culinária. Ensinaram a fazer torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole. Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o meu pela janela.

Décimo dia de dieta.
Eu odeio a Gisele Bundchen!

Décimo primeiro dia de dieta.
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O boy não entra mais na minha sala, e as secretárias encostam-se na parede quando eu passo.

Décimo segundo dia de dieta.
Sopa. Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.

Décimo terceiro dia de dieta.
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um mísero grama! Comecei a gargalhar. Assustado, o médico sugeriu um psicólogo. Acho que chegou a falar em psiquiatra. Será porque eu o ameacei com um bisturi? Anotação: Não volto mais ao médico, o frango acha que ele é um charlatão.

Décimo quarto dia de dieta.
O frango me apresentou uns amigos. A picanha é muito gente boa, e a torta, embora meio enfezada, é um doce.

Décimo quinto dia de dieta.
Matei a Gisele Bundchen! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de modelos magérrimas que tinha em casa. Anotação: O frango e seus amigos estão chateados comigo. Comi um pedaço do Sr. Pão. Mas foi em legítima defesa. Ele me ameaçou com um pedaço de salame.

Décimo sexto dia de dieta.
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi ele junto com o pão. E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce.
(Retirado da internet, sem autoria.)

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Homem morre em Portugal durante largada de touros. Quando vão acabar com isso?


        Eu já comentei várias vezes sobre “tradições” que não se justificam, e uma delas é a exploração de animais. No início do mês passado, eu escrevi sobre as touradas que acontecem na Espanha, que já causaram várias mortes. Mas Portugal também têm o costume de maltratar física e psicologicamente os touros para uma “diversão” sem justificativa. Um homem de 51 anos morreu no dia 24 do mês passado na chamada “largada de touros de São Manços’, no concelho de Évora. De acordo com a imprensa portuguesa, ele deixou dois filhos menores de idade.
        Uma “largada de touros” consiste um soltar touros bravos em espaços públicos para que as pessoas fujam correndo. Olha só que estupidez! O partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza) chegou a exigir ao governo e à Câmara de Évora o fim dessas “largadas”, mas, evidentemente, não conseguiu nada:
        “Consultando a página das festas na internet, a autarquia não faz qualquer tipo de advertência para os riscos destas atividades, nem estabelece nenhum limite de idade para participar nestes eventos, que todos os anos provocam vítimas mortais. Pelo contrário, dizem que não se responsabilizam por quaisquer acidentes.”, critica, em comunicado, o PAN.
        Uma criança de apenas dez anos foi atingida por um touro em uma “largada à corda” em Coruche, vila do distrito de Santarém, no dia 16 de agosto. Olha só que absurdo! E esse evento, em que se usam os touros para “diversão”, explorando-os física e psicologicamente, era em “homenagem” à Nossa Senhora do Castelo. Completamente sem noção! No dia seguinte, o cavalo de um dos toureiros morreu após um desses “espetáculos”, na Praça de Touros de Coruche.
        De 3 a 5 de maio, ocorreu a 20ª edição dos chamados “Sabores do Toiro Bravo”, na Praça de Touros de Coruche, vila do distrito de Santarém. A programação do evento anual tem dança, mostra de artesanato, “degustação de receitas que têm como ingrediente central a carne de toiro bravo, protagonista do evento gastronómico”. O texto entre aspas é da própria divulgação de Coruche.
        Eles chamam os touros de “protagonistas”, mas, na verdade, os animais são usados para “divertir” o público em touradas e depois são mortos. Antes, passam por todo tipo de maus-tratos, física e psicologicamente. Chamar os touros de “protagonistas” é uma maneira sarcástica e cruel de referir-se àqueles que são explorados, torturados e executados diante de uma multidão ansiosa por vibrar com o sofrimento dos animais. Aqueles que participam não são “corajosos”, são covardes! É a barbárie!
        Em Portugal, existe uma página na internet que combate as touradas. É a “Basta de Touradas”, criada em 2012. Se quiser conhecê-la, basta entrar em https://basta.pt/
. fr 

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Centro é o mais novo bairro imperial do Rio de Janeiro, falta, agora, criar condições para que as pessoas visitem e conheçam suas atrações históricas


O Centro do Rio de Janeiro é o mais novo bairro imperial da cidade do Rio de Janeiro. O reconhecimento oficial ocorreu com a publicação no Diário Oficial do Rio, no dia 26 de julho, da Lei nº 8.519 que destaca a importância histórica e cultural do bairro. Caberá à prefeitura a divulgação dos acontecimentos históricos relacionados ao período Imperial ocorridos na região. A proposta foi vereador Pedro Duarte, do Partido Novo, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. O Objetivo é aproveitar o título para aumentar o potencial turístico do Centro do Rio. Os outros dois bairros que receberam o título: São Cristóvão, em 2008, e Santa Cruz, na Zona Oeste, em 2022. São Cristóvão eu sabia, mas Santa Cruz não, pelo jeito a prefeitura não vem fazendo um bom trabalho de divulgação à população. Potencial turístico, evidentemente, esses bairros têm. Mas é necessário que o poder público crie uma infraestrutura para que as pessoas sintam-se estimuladas a visitar os pontos turísticos e históricos desses bairros. A prefeitura precisa oferecer serviços de transporte eficientes e confortáveis para o deslocamento até aqueles locais. E o governo do estado tem que garantir a segurança das pessoas. Como se vê, além da divulgação esses dois pontos também necessitam ser mais bem organizados. Sem divulgação, as pessoas não têm conhecimento; sem transporte eficiente e confortável, as pessoas não vão até os lugares históricos; sem segurança, ninguém vai se arriscar a conhecer melhor os bairros imperiais da cidade. Não basta publicar Leis, é urgente que se invista em políticas públicas para viabilizar que elas saiam do papel!
fr

domingo, 1 de setembro de 2024

Botafogo vence o Fortaleza e retoma a liderança do Brasileiro

O Botafogo venceu, ontem, o Fortaleza por 2x0, no Estádio Nilton Santos, pela 25ª rodada, e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro. O Fogão chegou aos 50 pontos; Fortaleza vem em segundo, com 48, e um jogo a menos; Palmeiras em terceiro, com 47 e Flamengo, em quarto, com 44 pontos. No jogo, o Botafogo dominou o Fortaleza, que passou o tempo todo na defesa, buscando o empate ou um gol em um contra-ataque. Logo aos três minutos do primeiro tempo, o lateral esquerdo Cuiabano sentiu dor na coxa esquerda e foi substituído por Marçal. Cuiabano ficou no banco de reservas com bolsa de gelo no local machucado e chorando. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Savarino cruzou da esquerda e Igor Jesus cabeceou de frente para o goleiro adversário, mas mandou por cima do travessão. Uma oportunidade incrível desperdiçada. No segundo tempo, a superioridade alvinegra foi ainda maior. Aos 15 minutos, Igor Jesus, novamente, fez um gol, mas o árbitro anulou por impedimento de Marçal no início do ataque. Aos 27, Alexander Barboza fez um lançamento certeiro do meio-campo para Igor Jesus, dentro da área, ele dominou no peito e chutou no canto direito do goleiro: 1x0. Aos 45, Tiquinho deu de calcanhar para Marlon Freitas, que deu um passe em profundidade para a penetração de Igor Jesus (de novo ele!), que venceu a marcação e mandou para o fundo das redes: 2x0. O Botafogo venceu e retomou a liderança do Fortaleza. Destaque, claro, para o centroavante Igor Jesus, que marcou dois e poderia ter feito mais. Com mais esta vitória, o Botafogo aumenta a escrita em cima do Fortaleza, que não vence o Glorioso há quatro anos. fr
__

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2 X 0 FORTALEZA
BOTAFOGO - John Victor; Mateo Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Savarino (Matheus Martins), Almada e Igor Jesus Técnico: Artur Jorge.
FORTALEZA - João Ricardo; Emanuel Britez, Kuscevic, Tomás Cardona e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Kevin Andrade), Hércules (Pedro Augusto) e Tomás Pochetino (Emannuel Martins); Breno Lopes, Lucero e Moisés (Pikachu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
GOLS - Igor Jesus aos 27 e aos 48 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gregore, Bastos e Marçal (Botafogo); Cardona, Hércules e Kevin Andrade (Fortaleza).
ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza (SP).
RENDA - não disponível
PÚBLICO - 28.584 pagantes.
LOCAL - Estádio do Engenhão, no Rio (RJ).

Fonte: GZH