SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Jovens desrespeitam proibição e se aglomeram em blocos de Carnaval

A pandemia do coronavírus ainda não acabou, e os desfiles de blocos estão proibidos no Rio de Janeiro e, em geral, no país todo. Mesmo assim, jovens estão formando blocos informais e não autorizados pelas ruas de várias cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Eles ficam concentrados, em grandes aglomerações, sem a conscientização do perigo a que estão se expondo e aos parentes e pessoas próximas, principalmente os de mais idade. As autoridades não conseguem coibir esses blocos. Eu torço para que o vírus não aproveite a irresponsabilidade e falta de consciência coletiva desses jovens para contaminar mais pessoas. Infelizmente, sem contar com a participação de todos fica muito difícil acabar de vez com essa pandemia!  fr

Tanque russo amassa carro dirigido por civil na Ucrânia

A invasão russa à Ucrânia já está produzindo imagens que serão lembradas para sempre. Na sexta-feira, dia 25, um tanque russo desviou o seu caminho para, literalmente, amassar um carro que vinha em sentido contrário. Uma agressão covarde e cruel, não havia nenhuma necessidade do tanque fazer o que fez, mesmo em uma guerra, afinal o carro era dirigido por um civil, que não representava nenhuma ameaça. Em outro vídeo, pessoas aparecem ajudando a retirar o motorista, um senhor de uns 60 anos, que aparentemente não sofreu ferimentos graves. Eu torço que não! fr

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Black (Artur Azevedo)

BLACK
Artur Azevedo

     Leandrinho, o moço mais elegante e mais peralta do bairro de São Cristóvão, frequentava a casa do Senhor Martins, que era casado com a moça mais bonita da rua do Pau-Ferro.
     Mas, por uma singularidade notável, tão notável que a vizinhança logo notou, Leandrinho só ia à casa do Senhor Martins quando o Senhor Martins não estava em casa.
     Esperava que ele saísse e tomasse o bonde que o transportava à cidade, quase à porta da sua repartição; entrava no corredor com a petulância do guerreiro em terreno conquistado, e Dona Candinha (assim se chamava a moça mais bonita da rua do Pau-Ferro) introduzia-o na sala de visitas, e de lá passavam ambos para a alcova, onde os esperava o tálamo aviltado pelos seus amores ignóbeis.
     A aventura de Leandrinho tinha um único senão: havia na casa um cãozinho de raça, um bull-terrier, chamado Black, que latia desesperadamente sempre que farejava a presença daquele estranho.
     Dir-se-ia que o inteligente animal compreendia tudo e daquele modo exprimia a indignação que tamanha patifaria lhe causava.
     Entretanto, o inconveniente, foi remediado. A poder de carícias e pães-de-ló, a pouco e pouco logrou o afortunado Leandrinho captar a simpatia de Black, e este, afinal, vinha aos pulos recebe-lo à porta da rua, e acompanhava-o no corredor, saltando-lhe às pernas, lambendo-lhe as mãos, corcoveando, arfando, sacudindo a cauda irrequieta e curva.
     As mulheres viciosas e apaixonadas comprazem-se na aproximação do perigo; por isso, Dona Candinha desejava ardentemente que Leandrinho travasse relações de amizade com o Senhor Martins.
     Tudo se combinou, e uma bela noite os dois amantes se encontraram, como por acaso, num sarau do Clube Familiar da Cancela. Depois de dançar com ele uma valsa e duas polcas, ela teve o desplante de apresenta-lo ao marido.
     Sucedeu o que invariavelmente sucede. A manifestação da simpatia do Senhor Martins não se demorou tanto como a de Black: foi fulminante.
     Os maridos são por via de regra menos desconfiados que os bull-terriers.
     O pobre homem nunca tivera diante de si cavalheiro tão simpático, tão bem-educado, tão insinuante. Ao terminar o sarau, pareciam dois velhos amigos.
     À saída do clube, Leandrinho deu o braço a Dona Candinha, e, como “também morava para aqueles lados”, acompanhou o casal até a rua do Pau-Ferro.
     Separaram-se à porta de casa.
     O marido insistiu muito para que o outro aparecesse. Teria o maior prazer em receber a sua visita. Jantaram às cinco. Aos domingos um pouco mais cedo, pois nesses dias a cozinheira ia passear.
     ─ Hei de aparecer ─ prometeu Leandrinho.
     ─ Olhe, venha quarta-feira ─ disse o Senhor Martins. ─ Minha mulher faz anos nesse dia. Mata-se um peru e há mais alguns amigos à mesa, poucos, muitos poucos, e de nenhuma cerimônia. Venha. Dar-nos à muito prazer.
     ─ Não faltarei ─ protestou Leandrinho.
     E despediu-se.
     ─ É muito simpático ─ observou o Senhor Martins metendo a chave no trinco.
     ─ É ─ murmurou secamente Dona Candinha.
     Lack, que os farejava, esperava-os lá dentro, no corredor, grunhindo, arranhando a porta, corcoveando, arfando, sacudindo a cauda irrequieta e curva.
     Na quarta-feira aprazada Leandrinho embonecou-se todo e foi à casa do Senhor Martins, levando consigo um soberbo ramo de violetas.
     O dono da casa, que estava na sala de visitas com alguns amigos, encaminhou-se para ele de braços abertos, e dispunha-se a apresenta-lo às pessoas presentes, quando Black veio a correr lá de dentro, e começou a fazer muitas festas ao recém-chegado, saltando-lhe às pernas, lambendo-lhe as mãos, corcoveando, arfando, sacudindo a cauda irrequieta e curva.
     O Senhor Martins, que conhecia o cão e sabia-o incapaz de tanta familiaridade com pessoas estranhas, teve uma ideia sinistra, e como os dois amantes enfiassem, a situação ficou para ele perfeitamente esclarecida.
     Não se descreve o escândalo produzido pela inocente indiscrição de Black. Basta dizer que, a despeito da intervenção dos parentes e amigos ali reunidos, Dona Candinha e Leandrinho foram postos na rua a pontapés valentemente aplicados.
     O Senhor Martins, que não tinha filhos, a princípio sofreu muito, mas afinal habituou-se à solidão.
     Nem era esta assim tão grande, pois, todas as vezes que ele entrava em casa, vinha recebe-lo o seu bom amigo, o indiscreto Black, saltando-lhe às pernas, lambendo-lhe as mãos, corcoveando, arfando, sacudindo a cauda irrequieta e curva.
"Contos escolhidos", Artur Azevedo, São Paulo, editora Click, 1997, 159 páginas (Coleção Livros O Globo, vol. 15).

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O mundo assiste a mais uma guerra com a invasão da Ucrânia pela Rússia

       O mundo assiste assustado a mais uma guerra. A Rússia invadiu, ontem, a Ucrânia, reivindicando o território daquele país, que fazia parte da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Por mais que os EUA viessem denunciando uma iminente invasão, esta pegou a enorme maioria de surpresa, inclusive os próprios cidadãos ucranianos.
       O presidente russo, Vladimir Putin, afirma não estar invadindo um país, mas intervindo para retomar um território que historicamente pertenceria à Rússia, já que foi parte durante anos da URSS. E tenta impedir a ampliação da OTAN (Organização do Tratado Norte), com as possíveis adesões da Ucrânia e da Geórgia.
       A Ucrânia é o segundo maior país europeu, com 602.700 quilômetros quadrados, atrás da própria Rússia, que tem 3.960.000 km², e tem também o segundo maior exército no continente, atrás igualmente da Rússia. É considerada o “celeiro” da Europa, e tem uma indústria bem desenvolvida. Com a dissolução da URSS em 1991, a Ucrânia realizou um referendo popular que, por imensa maioria, aprovou a sua independência.
       Enfim, Putin não quer que a Rússia perca mais influência, e quer com a invasão derrubar o presidente Volodymyr Zelensky, retomando a Ucrânia para a área de influência do seu país. Assim, pretende evitar o aumento da presença da OTAN e, consequentemente, dos EUA. No meio dessa briga toda, quem é o maior prejudicado? A população civil, claro.
       De acordo com informações divulgadas, em apenas um dia de conflito, com vários bombardeios sobre a Ucrânia, já morreram centenas de pessoas. As mortes vão atingir os dois lados, claro, sendo em maior escala no lado ucraniano. Não é primeira vez, nem será a última, infelizmente, que o mundo vê potências invadindo outros países, os EUA vêm fazendo isso há décadas. A Rússia não é diferente.
     Comportam-se como o mundo fosse algo a ser controlado pelos seus interesses, e os demais países não tivessem o direito de manifestar as suas posições, muito menos de tê-las respeitadas. Querem defender somente os seus interesses, manter o seu poderio político e militar, e ampliar a sua riqueza, mesmo à custa da pobreza do restante do mundo. fr

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A maior estátua do mundo tem 182 metros e fica na Índia

A maior estátua do mundo fica no estado de Gujarat, na Índia, e tem 182 metros de altura, quase cinco vezes maior que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros, com o pedestal. Denominada ‘Estátua da Unidade’, ela é uma homenagem a Vallabhbhai Patel (1875-1950), herói da independência da Índia, e foi inaugurada em outubro de 2018. Patel desempenhou papel de destaque na luta de seu país pela independência da Inglaterra, e foi o seu primeiro vice-primeiro ministro. fr 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Chinês é sequestrado para ter o sangue vendido no mercado negro

Realmente, o mundo está completamente sem conserto, não tem jeito. Eu fiquei muito chocado ao ler uma matéria no jornal ‘Extra’ de ontem, em que é noticiado o sequestro de um chinês no Camboja para ser usado como “escravo de sangue”. O homem, um segurança de 31 anos, respondeu a um anúncio de emprego falso e acabou sendo mantido em cativeiro desde agosto do ano passado. Ele teve cerca de 800 mililitros de sangue retirados por mês, – a média normal de doação de cada vez é de 450 ml – para ser vendido no mercado negro. O rapaz somente conseguiu fugir no início deste mês, quando um dos bandidos resolveu ajudá-lo a escapar do cativeiro, e foi hospitalizado com ameaça de falência múltipla dos órgãos, mas já teve sua condição estabilizada. Segundo ele, a intenção do sequestro era inicialmente pedir um resgate, mas, após os bandidos descobrirem que ele era órfão e não ter a quem fosse pedido o dinheiro, resolveram usá-lo como “escravo de sangue”. É uma notícia muito impactante! E mostra o quanto a humanidade está perdida, é desanimador viver em um mundo como o atual. Triste, muito triste!  fr

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

"Sergio Aragonés Massacra a Marvel"

      “Sergio Aragonés Massacra a Marvel” é uma revista lançada em 1996, em que os personagens da Marvel são parodiados. Sergio Aragonés é um cartunista, nascido na Espanha, em 1937, mas que se mudou para o México com a sua família durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), e foi um dos colaboradores da famosa revista ‘Mad’. Ele vive nos Estados Unidos há décadas e trabalhou na DC Comics, entre outras empresas.
      Sergio Aragonés teve autorização da Marvel para fazer a publicação com os seus personagens, assim como da DC Comics (“Sergio Aragonés Destrói DC”) e para brincar com a obra de George Lucas (“Sergio Aragonés Esmaga Star Wars”). Com esta revista sobre o universo Marvel, Sergio Aragonés faz os desenhos, e o roteiro é do estadunidense Mark Evanier.
      Os dois estão na história, eles vão ao escritório da Marvel, em Nova Iorque, para venderem sua revista, mas não encontram ninguém. Aragonés vê um aviso do chefe no mural, em que os cartunistas são alertados: “Todos os gibis estão atrasados! Cumpram os prazos ou vão ser todos despedidos.” Aragonés, então, resolve ajudar os amigos e usando um roteiro encontrado na impressora cria uma história para cumprir os prazos.
      “Outros artistas são lentos, perdem tempo com besteiras como perspectiva e anatomia, mas eu sou rápido!” Aragonés é conhecido justamente como o “cartunista mais rápido do mundo”, e, meio que brincando, o artista diz que é porque ele faz humor e as pessoas não reparam quando ele comete algum erro. Continuando, na revista um vilão gago persegue e sequestra os personagens da Marvel para poder dominar o mundo. Veja nesta postagem algumas fotos que eu fiz da revista. fr

domingo, 20 de fevereiro de 2022

O professor e o advogado...

😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄 😄😄 

Professor:

– Se eu te desse 2 gatos e mais 2 gatos e mais 2, quantos você teria?

Aluno:

Sete!

Professor:

– Não, presta atenção… Se eu te der dois gatos, mais dois gatos e mais dois, quantos você teria?

Aluno:

Sete!

Professor:

– Deixe explicar de outra forma. Se eu te desse duas maçãs, outras duas maçãs e outras duas, quantas você teria?

Aluno:

Seis maçãs!

Professor:

– Muito Bem! Agora, se eu desse dois gatos, mais dois gatos e mais dois, quantos você teria?

Aluno:

Sete!

Professor:

De onde você tira sete?!

Aluno:

– Porque eu já tenho um gato em casa!

 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄 😄😄

Um homem foi até seu advogado e expôs o seu problema:

– Meu vizinho me deve R$1.500 e não quer pagar. O que acha que devo fazer?

– Você possui alguma prova de que ele deve esse dinheiro? - perguntou o advogado.

– Não, respondeu o homem.

– Ok, então manda uma mensagem para ele pedindo os R$5.000 que deve a você, disse o advogado.

– Mas são apenas R$500, respondeu o homem.

– Exatamente! Isso é o que ele vai responder, e então você terá a sua prova!

 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄 😄😄

sábado, 19 de fevereiro de 2022

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

No Brasil, Bolsonaro é contra as orientações da OMS, no exterior ele as respeita....

      Em viagem à Rússia, o presidente Bolsonaro aceitou as exigências do Kremlin e tem realizado exames para Covid e utilizado máscara para poder se encontrar com o presidente Vladimir Putin. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, por sua vez, recusaram-se a fazer exames em Moscou, e cada um deles se reuniu com Putin em uma mesa enorme, para manter uma boa distância com o chefe de Estado russo. Bolsonaro mostra muito radicalismo e insistência aqui no Brasil manifestando-se sempre que pode contra as vacinas e o distanciamento, mas quando está em outros países é obediente e respeitador às regras.
    Como presidente e líder do Brasil, Bolsonaro deveria ser o primeiro a dar o exemplo e seguir as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), usando sempre máscara quando estiver em público e realizar exames periodicamente. Mas, lamentavelmente, no Brasil ele se comporta diferente, está sempre levantando suspeitas sobre a eficácia, a necessidade e, pior, sobre os benefícios das vacinas. Ou seja, acaba por confundir e desinformar os brasileiros em um momento bastante difícil de pandemia do coronavírus, que já dura dois anos, e durante o qual já morreram quase 700 mil pessoas somente em nosso país. Lamentável! fr

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Maior tempestade desde 1932 castiga Petrópolis, causando destruição e 104 mortes


       Mais uma tragédia resultante das fortes chuvas que todos os anos acontecem neste período do ano. Ontem, uma tempestade atingiu a cidade de Petrópolis, na zona serrana do Rio de Janeiro, causando deslizamentos, muita destruição e a morte de 104 pessoas, além de vários desaparecidos. De acordo com o Cemadem (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), em apenas três horas foram registrados 250 milímetros de chuva, o que superou a média esperada para todo o mês de fevereiro, que é de 185 milímetros.
       Morros desabaram, levando pedras do tamanho de automóveis, e é estimado que 80 casas foram atingidas Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi o maior volume de chuva registrado na cidade desde 1932. A prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública.
       Minha opinião: Apesar de a tempestade ter superado as expectativas para o mês de fevereiro, isso acontece com certa constância no estado do Rio de Janeiro e as autoridades deviam ter se antecipado. Casas construídas em toda a extensão de morros deveriam ter sido vistoriadas para verificar se têm condições para habitação; e rios cheios de lixo precisam ser desobstruídos constantemente, já que 
parte da população não tem a consciência necessária para não despejar lixo nos rios.
       Infelizmente, praticamente todo ano temos que assistir cenas tristes e muito fortes de famílias lamentando a perda de seus entes queridos e também do seu patrimônio, conquistado com tanta dificuldade. Em janeiro de 2011, ocorreu a maior tragédia natural do país, quando os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram castigados por uma tempestade que, em apenas três horas, encheu as ruas e derrubou parcialmente morros, carregando várias casas. Foram mais de 900 mortes e dezenas de pessoas desaparecidas, muitas nunca foram localizadas. E até hoje, as promessas dos políticos de ajudar os desabrigados, com a construção de novas residências não foram cumpridas. fr

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Estão roubando tudo, nada fica para trás...

Estão roubando de tudo no país, e no Rio de Janeiro não é diferente. Até mesmo os portões das casas e dos prédios estão sendo arrancados para serem vendidos aos ferros velhos. Na reprodução abaixo, um portão de casa é roubado durante a madrugada, no Méier. Em frente ao meu prédio há uns meses, roubaram a grade do bueiro. Não estão deixando nada para trás!... fr

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O Paço Imperial e a sua importância histórica para o Brasil


      O Paço Imperial é um dos mais bonitos e o mais importante prédio histórico do Brasil, tendo sido residência oficial da família real portuguesa a partir de 1808 e sede do governo, onde D. João VI e, posteriormente, D. Pedro I e II faziam as suas reuniões de trabalho. Vários momentos históricos ocorreram no local, como nascimentos e coroações.
      Foi no Paço Imperial que, em 9 de janeiro de 1822, o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara anunciou ao povo, de uma das janelas, sua decisão de permanecer no Brasil, contrariando as determinações das cortes de Portugal, o ‘dia do fico’. E lá também a sua neta, a princesa Isabel, em 1888, assinou a Lei Áurea, pondo fim à escravidão no Brasil.
      Localizado na Praça 15 de Novembro, no Centro do Rio de Janeiro, o Paço Imperial é atualmente um centro cultural ligado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia do Ministério do Turismo. No local, são realizados eventos culturais, como peças de teatro, concertos e exposições de diferentes áreas: pintura, cinema, música, fotografia e escultura, por exemplo, sem cobrar a entrada.
      E tem no primeiro andar a Biblioteca Paulo Santos, com o acervo de obras de arquitetura, engenharia e literatura nacional e portuguesa, doado pelo arquiteto carioca de mesmo nome. No térreo, tem uma livraria, cujo espaço foi muito reduzido recentemente; um restaurante e um bistrô, ou seja, um restaurante menor; os preços dos pratos não são populares, mas a localização é convidativa. Eu já estive várias vezes no Paço, e constantemente vou lá, até por ficar próximo ao meu local de trabalho.


      O prédio do Paço Imperial teve a sua origem no século 18, antes mesmo da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Em 1733, o português Antônio Gomes Freire de Andrade, futuro conde de Bobadela, assumiu o governo geral do Rio de Janeiro e solicitou permissão ao rei Dom João V para a construção da Casa do Governo e foi atendido. O local escolhido foi o então Largo do Carmo, atual Praça 15 de Novembro, por estar próximo à Baía da Guanabara e já ser uma região central da cidade.
      A construção teve início cinco anos mais tarde e foi concluída somente em 1743, tendo sido comandada pelo engenheiro militar português José Fernandes Pinto Alpoim. Ele aproveitou os edifícios já existentes do Armazém d’el Rey, onde eram guardadas armas e munições, e da Casa da Moeda, onde o ouro vindo de Minas Gerais era fundido, e ampliou a área construída.
      O governador geral Antônio Gomes residiu na construção por cerca de 20 anos, falecendo em janeiro de 1763, ano em que a capital da colônia e a sede do vice-reinado do Brasil foram transferidas para o Rio de Janeiro, e o prédio passou à condição de Paço dos Vice-Reis. O vice-rei era o representante da Coroa portuguesa na colônia.


      Em 1808, diante da iminente invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil, e, depois de ficar um tempo em Salvador, instalou no Rio de Janeiro a sede do governo português. O prédio passou, então, a Paço Real, onde foi residir inicialmente a família real portuguesa, com exceção de D. Maria I, que morava no vizinho Convento do Carmo. D. Maria I encontrava-se impedida de reinar devido a problemas mentais, e as decisões eram tomadas pelo príncipe regente D. João de Bragança.
      Eram também realizadas no Paço as reuniões com os seus ministros, e as sessões conhecidas como ‘beija-mão’, na sala do trono, quando as pessoas tinham acesso ao rei para fazer as suas reivindicações; o costume foi mantido por D. Pedro I e II. Mais tarde, D. João de Bragança assumiu o trono com a morte da mãe, tornando-se rei D. João VI, em 1816. A partir de 1822, com a independência do Brasil de Portugal, o prédio passou a Paço Imperial, onde D. Pedro I residiu por um tempo e era local de trabalho e de compromissos oficiais dele e, anos mais tarde, do seu filho, D. Pedro II.
      O Paço Imperial passou por algumas modificações ao longo do tempo, como em 1817, quando foi construído o terceiro andar no lado do prédio em que fica de frente para a Baía da Guanabara, e ocupado por D. João VI e, depois, pelos imperadores. Em uma dessas intervenções, o prédio ganhou um corredor que o ligava ao vizinho Convento do Carmo, onde residia D. Maria I; ele foi demolido anos mais tarde. Veja as diferenças nas fotos que eu fiz das maquetes do prédio, expostas no primeiro andar (17/25).
      Com a proclamação da República, em 1889, D. Pedro II e sua família foram obrigados a deixar o Brasil, e foi do Paço Imperial que saíram em direção ao navio que os levou à Europa. O Paço Imperial quase foi demolido, o seu mobiliário foi leiloado e o prédio passou para o controle dos Correios e Telégrafos durante décadas. Em 1938, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O IPHAN, porém, somente promoveu uma restauração no local de 1982 a 1985, usando como referência a condição em que estava em 1818. Desde 1985, o local é um centro cultural.


      Por mais que o Paço Imperial seja um centro cultural e sua destinação, portanto, seja outra, como frequentador posso verificar alguns pontos que poderiam ser aprimorados. O prédio não tem funcionários disponíveis para prestar informações e orientações ao público, que acaba tendo que recorrer aos seguranças, sem o devido preparo para tal função. Não há nenhum mobiliário ou objetos do século 19, os que foram preservados acabaram integrados aos acervos de outras instituições. A caneta usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, em 1888, por exemplo, está no Museu Imperial, em Petrópolis.
      Dentro do Paço Imperial, as salas em que ocorreram importantes eventos históricos, como o ‘dia do fico’, têm apenas discretas placas, que passam despercebidas para o público; em minha opinião, deveria haver maior destaque. E no lado de fora, essas janelas também podiam ser assinaladas, para que as pessoas que passam pelo prédio se interessassem em entrar para conhecer o Paço. Podiam colocar imagens de D. João VI, D. Pedro I, D. Pedro II e da princesa Isabel nas janelas, e suas estátuas em tamanho natural nas salas correspondentes aos eventos históricos.
      E podiam também organizar visitações guiadas ao público, explicando e contextualizando os fatos históricos que ocorreram no prédio, o que serviria, inclusive, para atrair público para o centro cultural. O Paço Imperial é importante demais para não ter a sua História contada e mostrada, por dentro, aos brasileiros, e, mesmo, aos turistas que visitam o Rio de Janeiro. Ficam aqui a minha opinião e sugestões.fr 

O Paço Imperial em minhas fotos I

 

O Paço Imperial em minhas fotos II

As imagens do Paço Imperial ao longo do tempo

 
 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

FIFA pune Brasil e Argentina por suspensão de jogo das eliminatórias, e vai remarcar o confronto

       Brasil e Argentina foram punidos pelo Comitê Disciplinar da FIFA devido ao jogo não realizado em 5 de setembro do ano passado, em São Paulo, por conta do descumprimento pelos argentinos das regras sanitárias da Anvisa no combate à Covid. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a AFA (Associação de Futebol Argentino) foram multadas e os quatro jogadores argentinos que desrespeitaram o período de quarentena estão suspensos por dois jogos nas eliminatórias. Os atletas são o goleiro Emiliano Martínez, o ponta direita Emiliano Buendia, o zagueiro Cristian Romero e o meio de campo Giovani Lo Celso. O jogo deverá ser realizado em data a ser marcada.
       Apesar de a paralisação do jogo ter sido motivada pelos argentinos, a FIFA considerou que os dois lados erraram, e aplicou uma multa maior para o Brasil. A CBF terá que pagar 500 mil francos suíços, o correspondente a dois milhões e oitocentos e doze reais, na cotação de hoje, dia 14, por “infrações relacionadas à ordem e segurança”, tendo em vista o mando de campo ser do Brasil. A AFA deverá pagar 200 mil francos, um milhão cento e vinte e quatro mil e novecentos reais, pelo “descumprimento de suas obrigações” para participar do jogo. E mais 50 mil francos, duzentos e oitenta e um mil e duzentos e vinte e cinco reais, para ambos por punição pela suspensão do confronto. A CBF e a AFA devem recorrer.
       A FIFA decidiu que “a suspensão da partida foi causada por uma série de falhas nas respectivas responsabilidades e/ou obrigações das partes envolvidas relacionadas ao jogo em questão”. Minha opinião: A FIFA demonstrou muita lentidão para tomar uma decisão, já que o jogo foi suspenso em 5 de setembro do ano passado, e se passaram, portanto, mais de cinco meses. E puniu os lados de forma desequilibrada, impondo uma multa maior ao Brasil. É preciso lembrar que foram os argentinos os responsáveis por descumprir as regras sanitárias do país aonde eles foram jogar, regras das quais eles tinham conhecimento prévio, portanto, eles deveriam ter recebido a punição maior. fr

Botafogo derrota o Vasco no Maranhão, e mantém embolado o campeonato

       O Botafogo venceu, ontem, o Vasco por 1x0 pela sexta rodada da Taça Guanabara, gol de Erison, após o árbitro precisar recorrer ao VAR, já que inicialmente o auxiliar havia marcado impedimento. Se não fosse o VAR, o Botafogo teria sido mais uma vez prejudicado. O jogo teve mando de campo do Vasco e foi realizado no Estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão. Cada clube recebeu quinhentos mil reais e teve as despesas arcadas pelos organizadores. Como os dois estão endividados, aceitaram sorrindo!
       O Botafogo foi comandado pelo auxiliar permanente Lúcio Flávio, já que o treinador Enderson Moreira foi demitido na sexta-feira passada. O goleiro Gatito Fernández foi apontado como o melhor jogador, sinal que o Botafogo tem um time equilibrado, capaz de ir à frente e fazer os gols, e defender-se com eficiência atrás, afinal, o futebol é um esporte coletivo. Com a vitória, o Botafogo impediu que o Vasco abrisse vantagem e está em segundo lugar na classificação, junto com o próprio Vasco e o Flamengo, todos com 13 pontos, mas em terceiro lugar, pelos critérios de desempate. O Fluminense está em primeiro, com 15 pontos. fr

Vasco 0 X 1 Botafogo (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
Vasco x Botafogo
​Data/Hora: 13/02/2022, às 20h
Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Michael Correia e Gustavo Mota Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Gabriel Pec, Léo Matos e Juninho (VAS); Juninho e Diego Gonçalves (BOT)
Cartões vermelhos:
Gols: Erison (0-1, 34'/1ºT)
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Getúlio 27'/2ºT), Ulisses, Anderson Conceição, Edimar (Riquelme 27'/2ºT); Matheus Barbosa, Juninho; Gabriel Pec, Nenê, Bruno Nazário (Figueiredo 33'/2ºT); Raniel. Técnico: Zé Ricardo.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu, Hugo (Jonathan Silva 22'/2ºT); Barreto, Breno (Lucas Mezenga 40'/2ºT); Luiz Fernando (Fabinho 22'/2ºT), Raí (Juninho 22'/2ºT), Diego Gonçalves; Erison (Maranhão 27'/2ºT). Técnico: Lúcio Flávio.
(Fonte: Lance!)

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Fanáticos e criminosos matam mais um em nome da paixão pelo futebol

      Lamentavelmente, ontem ocorreu mais um capítulo da violência praticada por criminosos que se escondem atrás da paixão por um clube de futebol. O Palmeiras perdeu por 2x1, na prorrogação, para o Chelsea, da Inglaterra, em Abu Dhabi, Emirados Árabes, na disputa do Mundial de clubes da FIFA.
      Após o jogo, houve briga entre “torcedores” do Palmeiras nas proximidades do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, no bairro de Água Branca, em São Paulo. Vários torcedores ficaram feridos, e um acabou atingido por um tiro no peito e morreu. De acordo com a Polícia Militar, quem fez o disparo é um agente penitenciário e foi preso.
      É um acontecimento rotineiro, infelizmente, vem acontecendo há anos e não existe nenhuma perspectiva de acabar um dia. Por causa de futebol, com a justificativa da paixão por um clube de futebol, esses falsos torcedores vão para a rua brigar com adversários, e até mesmo com torcedores do mesmo clube, como ontem.
      Eu já escrevi aqui no meu blog outras vezes, é necessário tratar esses falsos torcedores como bandidos que são, prendê-los e julgá-los com tolerância zero. Somente quando virem que existem consequências sérias para quem briga, agride e mata por causa de futebol é que esse tipo de coisa pode um dia acabar. Enquanto prevalecer a condescendência e a impunidade, vamos continuar lamentando novas mortes.
      O Palmeiras perdeu o título, mas o clube recebeu 21 milhões de reais por ter chegado à final; os jogadores também receberam premiações; justamente quem não ganha, nem perde nada, é que quer brigar. O verdadeiro torcedor não deixa o resultado do jogo estragar o seu dia. Se o seu time ganha, ótimo, vamos comemorar, mas, se perde, vai ficar mal humorado, estragar o seu dia, por quê? Futebol é diversão, não uma guerra! Agora, mais uma pessoa está morta e sua família está chorando. Triste e lamentável! fr

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Botafogo demite Enderson Moreira, que conduziu o time ao título e à volta à primeira divisão

       Ontem, o Botafogo demitiu o treinador Enderson Moreira um dia após a derrota para o Fluminense, por 2x1, e do anúncio da contratação do novo diretor de futebol, André Mazzuco. O clube sinaliza a contratação de um substituto estrangeiro, possivelmente o português Luis Castro, atualmente dirigindo o Al Duhail, do Catar. E promete também a contratação de reforços.
      Eu recebi a notícia com muita surpresa, afinal Enderson Moreira assumiu a função em julho do ano passado, quando nenhum outro treinador queria treinar o Botafogo. E comandou o time na conquista do título da Segunda Divisão e a consequente volta à elite do futebol brasileiro. Este ano, no campeonato estadual, o Botafogo estava disputando a liderança com o Vasco, e seguia invicto há 13 jogos, tendo sido a última derrota em outubro de 2021. O contrato de Enderson Moreira, aliás, foi renovado há poucas semanas. Nada disso foi suficiente.
       Agora, o Botafogo vai continuar pagando o salário dele por um ano, mesmo ele não sendo o seu treinador, ou seja, mais uma despesa; vai pagar a dois treinadores. Eu não entendi! O Botafogo devia ter mantido o Enderson Moreira como seu treinador, por tudo o que fez e para apoiá-lo em um campeonato que está em andamento. E se o clube pretende contratar reforços, por que não o fez antes, para que Enderson pudesse usufruir deles? Realmente, coisas do futebol que não dá para entender! fr 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Presidente da França se recusa a fazer testes de Covid em Moscou com medo de roubarem o seu DNA

       O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu o seu colega francês, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira, dia 7, em Moscou. E chamou muita atenção a enorme mesa em que os dois se sentaram, bem distantes um do outro. Segundo a presidência francesa, este distanciamento se deu porque Macron se recusou a fazer um teste de Covid em Moscou, antes do encontro. A imprensa francesa afirma que o motivo da recusa é porque ele não quis correr o risco de os russos se apoderarem do seu DNA.
       Se é teoria de conspiração ou não, o fato é que, por mais inacreditável que pareça ser, a verdade é que é bem provável que seja verdade. Não apenas a Rússia, mas os Estados Unidos e todas as potências fazem coisas tão fantasiosas, dignas de ficção, e que já foram comprovadas, que não se pode duvidar de mais esta. E no próximo dia 16, será a vez do presidente Bolsonaro a visitar Putin em Moscou.
       O Kremlin já enviou ao Itamaraty orientações para que o presidente brasileiro faça cinco testes de Covid antes de se encontrar com Putin. Agora é aguardar para ver qual será a atitude de Bolsonaro. Será que ele vai se recusar também, como fez Macron? E, assim, os dois vão se encontrar provavelmente na mesma mesa branca. Ou Bolsonaro vai se submeter às exigências russas, e fazer todos os testes? fr

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

As músicas atuais e as que eu gosto... 🎵🎶🎷🎸🎹🎻

Eu não costumo ouvir muito as músicas atuais, apenas não acompanho. Deve ter muita gente boa, claro. Mas, eu gosto mesmo de músicas que tenham uma mensagem a me passar, nem que seja para me divertir. Hoje em dia, as músicas que fazem sucesso, em geral, são aquelas que têm refrões repetitivos à exaustão e não fazem nenhum sentido. As músicas de que eu gosto eu posto aqui, no meu blog, basta dar uma conferida e ver se gosta também. fr

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Os "influenciadores" digitais precisam ter conteúdo e discernimento para influenciar positivamente

Com o tempo, algumas profissões vão deixando de existir, devido às mudanças pelas quais o mundo passa, com as inovações tecnológicas e de costumes. E outras vão surgindo. Uma delas é a de “influenciador digital”, alguém que cria canais de comunicação em plataformas na internet, como o Youtube, por exemplo, com a intenção de atrair um número de seguidores cada vez maior. E, claro, o objetivo é captar patrocinadores, que paguem para que os seus anúncios sejam vistos por esse público. Existem muitas pessoas que procuram viver dessa atividade, não é o meu caso, que tenho este blog para o meu desenvolvimento pessoal, nunca quis receber por isso, nunca tive esta pretensão. E o que acontece é vermos muitas pessoas querendo ser “influenciadores”, mesmo sem experiência de vida, sem ter o que falar ou sem conhecimento do que falam. Vemos muitas “fakes news” sendo espalhadas, e comentários absurdos e inaceitáveis, como recentemente um influenciador brasileiro que defendeu a existência de partido nazista. O pior é esses “influenciadores” acabam influenciando negativamente milhões de pessoas, principalmente os mais jovens. fr 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

A tia pediu para cortar a figura de um peixinho...

O pai chegou em casa e o filho correu para mostrar a tarefa de casa do colégio. A tia pediu aos alunos que cortassem a figura de um peixinho para colar no caderno. O pai está chorando até agora... 😄😄😄

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Torcedores do flamengo gostam de destruir aquilo que não têm: um estádio seu

Ontem, o Fla x Flu foi realizado no Estádio Nilton Santos, e terminou com a derrota do Flamengo por 1x0, com o gol saindo aos 43 minutos do segundo tempo. Mas, um vídeo feito por um idiota, torcedor flamenguista, tem circulado na internet em que o mostra quebrando intencionalmente uma cadeira do estádio, por ser do Botafogo, um clube rival. Não é a primeira vez que isso acontece. Há alguns anos, torcedores do Flamengo destruíram cadeiras e o banheiro do Nilton Santos. Espero que o Flamengo seja obrigado a pagar pelos prejuízos causados pela sua torcida mal-educada e ressentida por não ter um estádio para chamar de seu! fr

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Frases: Flávio Roberto

“O mundo evolui com a tecnologia, a medicina possibilita o tratamento de doenças que dizimavam a humanidade tempos atrás, já se fala até em viver em Marte... Mas o ser humano continua agressivo, egoísta, individualista e sem empatia, capaz de matar um semelhante por discussões banais, e sem a capacidade de ajudar aqueles que nada têm e vivem dependendo da caridade de quem os vê na rua. Uma realidade incoerente e de um contraste chocante!” Flávio Roberto 

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Funcionário da Globo erra e transfere pagamento de 318 mil reais para a pessoa errada, que não quer devolver o dinheiro!

       
       Com a tecnologia, muitas inovações vêm mudando a rotina das pessoas. Hoje em dia, quase ninguém usa talão de cheques, por exemplo; eu mesmo não me lembro de quando foi o último cheque que eu passei. O pix, criado pelo Banco Central no final de 2020, é uma forma de pagamento feita através do telefone celular, em que o dinheiro é transferido de uma conta para outra em segundos, e serve também para o pagamento de contas. Eu não tenho, mas sei que muitas pessoas fazem uso.
       Mas, como tudo na vida, as facilidades podem também gerar grandes problemas. Foi o que aconteceu com a Rede Globo. No dia 27 de dezembro do ano passado, a empresa devia transferir 318 mil reais a um ex-contratado, por um acordo trabalhista. O funcionário que devia realizar a transferência, porém, cometeu um erro e transferiu o dinheiro para outra pessoa!
       Constatado o erro, a Globo entrou em contato com quem recebeu a quantia e solicitou que fosse devolvido. A pessoa, no entanto, já tinha até gasto o dinheiro, na compra de um imóvel. Agora, a emissora está tentando reaver o dinheiro na Justiça, em um processo que está tramitando no Judiciário do estado do Rio de Janeiro. É como eu digo, essas modernidades vieram para facilitar a vida das pessoas, mas também podem dar muita dor de cabeça!... fr

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Botafogo consegue virar e vence o Madureira por 4x2

O Botafogo venceu, ontem o Madureira por 4x2, no Estádio Nilton Santos, pela terceira rodada do campeonato estadual. Eu destaco os dois lados desse resultado. Por um lado, o Botafogo chegou a estar perdendo por 2x0 até o início do segundo tempo, deixando a nossa torcida muito preocupada, afinal é o Fogão que tem de tomar a iniciativa e buscar sempre a vitória, ainda em casa. Por outro lado, que bom ver o poder de recuperação do time, que conseguiu empatar, virar e até ampliar em 30 minutos. O Botafogo está em primeiro lugar, com 7 pontos, ao lado do Flamengo e do Vasco, mas pelo critério de desempate assumiu a liderança, por ter o maior número de gols marcados. fr 

_____ 

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 4 x 2 MADUREIRA
Competição: 3ª rodada do Campeonato Carioca
Data: 03/02/2022, quinta-feira Hora: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, em Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Diogo Carvalho Silva e Daniel de Oliveira Alves Pereira
Cartões amarelos: Fabinho, Breno, Kanu e Joel Carli (Botafogo); Mário Pierre e Rafinha (Madureira) 
Gols: Pipico, aos 14 minutos do primeiro tempo e aos 08 do segundo tempo; Kanu aos 10, Diego Gonçalves aos 17, Joel Carli aos 31 e Raí aos 40 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Gatito; Daniel Borges, Kanu, Carli e Carlinhos (Jonathan Silva); Fabinho, Breno e Felipe Ferreira (Raí); Vitinho (Luiz Fernando), Diego Gonçalves (Barreto) e Matheus Nascimento (Erison). Técnico: Enderson
Moreira MADUREIRA: Dida; Rhuan, Mário Pierre, Edgar Silva e Feliphe Gabriel (Guilherme Zhoio); Felipe Dias, Marino (Henrique Luiz) e Diogo Carlos (Sampaio); Erick Pulga, Rafinha e Pipico. Técnico: Alfredo Sampaio
(Fonte: UOL)