SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

A água está acabando no planeta e, no futuro, guerras acontecerão pela disputa desse recurso natural

        Especialistas afirmam que no futuro as próximas guerras serão travadas por disputa de água! É isso mesmo, água, o recurso natural que bilhões de pessoas utilizam diariamente muitas vezes sem se importar com o desperdício: lavando calçadas e carros, deixando o chuveiro funcionando sem ninguém usar, e mantendo as torneiras abertas à toa. Mas, em algumas regiões a realidade é bem diferente, e a água já dá sinais de escassez, dando origem a vários conflitos, principalmente na África e no Oriente Médio. Disputas por água são muito comuns na História, e já vêm de milhares de anos.
        O planeta Terra, apesar do nome, é formado por 70% de água, distribuída em sua maioria pelos oceanos, e somente 30% de terra. Mas, o percentual de água doce, ou seja, a água dos rios, lagos e da maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade perto de zero, é inferior a 3% do total. Aproximadamente 97% da água no mundo é água salgada, não indicada ao consumo humano.
        Turquia, Síria e Iraque vêm se desentendendo por conta dos rios Tigre e Eufrates. Os turcos reivindicam mais direitos sobre os rios, que nascem em seu território e abastecem os dois vizinhos. Em 2009, ocorreu uma forte seca na região, o que provocou a diminuição do fluxo dos rios e falta de água no Iraque, que acusou os demais de estarem utilizando o recurso mais do que o acertado em acordos internacionais.
        Outros exemplos de pontos de tensão ficam na África. Egito, Etiópia, Uganda, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Sudão disputam a utilização do rio Nilo; e Angola, Botswana e Namíbia a da Bacia de Okavango. Na Ásia, Índia e Paquistão vivem em guerra, e um dos motivos é a disputa pelo rio Indo; China, Bangladesh, Índia, Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos brigam pelo Planalto do Tibete, por onde passam cinco grandes rios. No continente, também ocorrem tensões entre Israel, Jordânia e Síria, devido à importância das Colinas de Golã, rica em solos férteis e onde ficam as nascentes do rio Jordão, vital em uma região desértica.
        A água é um recurso fundamental para o consumo e também para a agricultura, que gera atritos e também pode motivar ações de sabotagem ou invasões a fim de causar danos a um país com o qual se esteja em guerra. Recentemente, a Rússia foi acusada de cortar o acesso de água potável para a população da cidade de Mariupol, na Ucrânia, com quem está em guerra há mais de dois anos. Como se constata, o futuro reserva muitos conflitos, disputas e guerras pelo mundo. Triste! 
fr  

domingo, 10 de novembro de 2024

Mulher em Roraima tornou-se policial para prender o assassino do pai quando ainda era criança

Esse caso aconteceu em Roraima e parece enredo de filme. Givaldo José Vicente de Deus foi assassinado com um tiro no bairro Asa Branca, na Zona Oeste de Boa Vista, em fevereiro de 1999, deixando cinco filhas órfãs. O assassino foi Raimundo Alves Gomes, e tudo ocorreu por uma cobrança de uma dívida de 150 reais! Ele fugiu, mas foi condenado a 12 anos de prisão em 2013, 14 anos após o crime. O primeiro mandado de prisão foi expedido somente três anos depois. A filha mais velha, Gislayne Silva de Deus, tinha apenas nove anos quando perdeu o pai. Ao longo dos anos, ela formou-se em Direito e foi aprovada em um concurso para a Polícia Civil e tornou-se escrivã, sendo lotada, a seu pedido, na Delegacia Geral de Homicídios (DGH). A sua intenção era localizar o assassino do pai, o que veio a ocorrer recentemente, no dia 25 de setembro, 25 anos após a morte do pai. A escrivã, atualmente com 36 anos, participou da operação de prisão em uma área de chácaras no bairro Nova Cidade, na Zona Oeste de Boa Vista, mesma região onde ocorreu o assassinato. O crime somente iria prescrever em 2031. De frente com Raimundo, hoje com 60 anos, Gislayne teve a oportunidade de dizer ser a filha do homem que ele matou (foto). À imprensa disse também que a prisão foi resultado da perseverança de sua família, que nunca desistiu de ver o assassino encontrado. “Com a prisão dele, lavei minha alma e a de toda minha família. Foi o encerramento de um ciclo. Hoje tempo paz e o sentimento de que a justiça foi feita.” Que história, dá para fazer um filme!  fr

sábado, 9 de novembro de 2024

Botafogo domina, perde muitos gols novamente e não consegue vencer a forte retranca do Cuiabá. Ainda assim, o Fogão segue na liderança, com 4 pontos à frente do Palmeiras

O Botafogo não conseguiu vencer a forte retranca do Cuiabá e empatou em 0x0, hoje, no Estádio Nilton Santos, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez o alvinegro dominou o jogo, mas perdeu muitas chances de gol, teve até bola na trave. É impressionante. Não se pode continuar perdendo tantas chances! Foram 27 finalizações a favor do Fogão contra apenas quatro do Cuiabá! Com o empate do Fogão e a vitória do Palmeiras sobre o Grêmio por 1x0, o Botafogo segue na liderança, com 68 pontos, mas vantagem caiu de seis para quatro pontos sobre o adversário, que está com 64 pontos. Ainda é uma excelente vantagem, é preciso aprimorar as finalizações para poder ser mais eficiente no ataque e não perder tantos gols. Eu acredito! O Cuiabá, penúltimo colocado, com apenas 29 pontos, apenas seis vitórias e 16 derrotas, está praticamente rebaixado. Foi estabelecido, ontem, o recorde de público no Nilton Santos no Brasileiro deste ano, com quase 42 mil torcedores. O Campeonato Brasileiro vai dar uma parada e somente volta no dia 20 de novembro, devido aos jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias do Mundial de 2026. No dia 14, o Brasil enfrentará a Venezuela, fora de casa, e no dia 19, o Uruguai, na Bahia. Muito provavelmente o Botafogo terá, pelo menos, dois jogadores convocados: os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus, a seleção joga no dia 19 e no dia seguinte o Fogão jogará com o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte. Péssima situação, já que é praticamente certo que os dois terão que ser poupados e desfalcarão o Botafogo. fr
__

Ficha técnica:
BOTAFOGO 0x0 CUIABÁ
BOTAFOGO - John; Vitinho (Eduardo), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Savarino (Tiquinho Soares) e Thiago Almada (Júnior Santos); Luiz Henrique e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
CUIABÁ - Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves e Ramon; Filipe Augusto (Gabriel), Raylan (Jadson) e Denilson (Lucas Fernandes); Derik Lacerda (Jonathan Cafu), Pitta e Clayson (Lucas Mineiro). Técnico: Bernardo Franco
CARTÕES AMARELOS - Bruno Alves, Denilson, Derik Lacerda, Gabriel, Ramon e Bernardo Franco (Cuiabá)
ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
RENDA - R$ 2.949.695,00
PÚBLICO - 41.899 torcedores
LOCAL - Estádio Nilton Santos, no Rio (RJ)
Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Mais uma vez o mundo condena o bloqueio a Cuba, mas os EUA persistem na perseguição. Por outro lado, os EUA não bloqueiam ditaduras amigas ou em que possui interesses, como a Arábia Saudita ou a China.


        A Assembleia Geral da ONU aprovou, na quarta-feira passada, dia 30 de outubro, mais uma resolução que condena o bloqueio econômico e financeiro unilateral imposto pelos Estados Unidos a Cuba. É o 32º ano consecutivo que a ONU condena o bloqueio! A votação, mais uma vez, foi praticamente unânime: 187 países dos 192 que fazem parte da ONU votaram contra o bloqueio, ou seja, o mundo em peso, e apenas os próprios Estados Unidos e Israel, o seu aliado no Oriente Médio apoiam o bloqueio; Moldávia absteve-se.
        Por mais que a atitude dos Estados Unidos seja condenada esmagadoramente pelo mundo, o bloqueio persiste, até porque a resolução não tem nenhum poder de obriga-los a acabar com ele. É aquela história, manda quem pode, obedece quem tem juízo... Durante a votação na ONU, o representante dos Estados Unidos, Paul Folmsbee, afirmou que o objetivo do seu país é “defender” a democracia e os direitos humanos. Mas, se fosse, realmente, isso, os Estados Unidos não seriam tão próximos de ditaduras como a Arábia Saudita e a China, por exemplo. Historicamente, não teriam apoiado golpes de Estado pelo mundo afora, que levaram ao poder ditaduras cruéis, inclusive a de Pinochet, no Chile, e a ditadura militar no Brasil, para citar apenas dois exemplos.
        O bloqueio dos Estados Unidos não atinge apenas as empresas daquele país, mas, também, empresas do mundo inteiro que, no exercício de sua soberania, desejam manter relações comerciais com Cuba, porque elas também são punidas e impedidas de fazer negócios nos estados Unidos. Evidentemente, entre ganhar pouco em um país pequeno como Cuba ou faturar muito mais com a maior superpotência econômica do mundo as empresas escolhem a segunda opção, claro. O ministro das Relações Exteriores de Cuba afirmou na ONU que o bloqueio dos Estados Unidos é criminoso: “O bloqueio contra Cuba é uma guerra econômica, financeira e comercial que se qualifica como genocídio!”. Ele criticou a tática utilizada pelos Estados Unidos para forçar a mudança do governo cubano, substituindo-o por um mais submisso aos seus interesses.
        Não existe na História registro de um país suportar uma perseguição como essa por tanto tempo. O bloqueio dos Estados Unidos a Cuba teve início ainda no governo de John Kennedy, na década de 1960!, em plena Guerra Fria. Desde então, o governo cubano estima que o prejuízo à economia do país é de algo em torno de 164,14 BILHÕES DE DÓLARES. O PIB de Cuba era de 107,3 milhões de dólares em 2020, dados mais recentes, portanto, o prejuízo provocado pelo bloqueio representa cerca de 15 vezes o PIB daquele país. Se não fosse o bloqueio, a economia cubana poderia crescer anualmente, o que representaria uma significativa melhoria da qualidade de vida do povo. Mas é esta, justamente, a intenção dos Estados Unidos: asfixiar a economia e insuflar a população para trocar o governo por um submisso aos seus interesses.
        Minha opinião: Eu não defendo ditaduras, sejam elas quais forem, de esquerda ou de direita. E não tenho nenhuma simpatia pelo Comunismo, muito pelo contrário. Mas, também, não defendo países imperialistas, que se julgam no direito de mandar e desmandar em outros países soberanos. Acabe-se, logo, com o bloqueio e a perseguição a Cuba! E que Cuba possa viver em paz, com democracia e justiça social, sem ser controlada por nenhuma outra potência, sejam os Estados Unidos ou Rússia, ou quem quer que seja!
fr

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Líder Botafogo esmaga o Vasco, perde muitos gols e goleada de 3x0 foi muito pouco!

        A Selefogo esmagou, ontem, o Vasco, goleando por 3x0, com um domínio enorme no jogo. Era um jogo para uns 6 ou 7x0, sem exageros! O Botafogo, mais uma vez, pecou por perder várias chances de gol, não é a primeira vez. Os vascaínos devem ter até comemorado por terem perdido só por três. Foi uma festa, com mais essa vitória, o Botafogo chegou a 67 pontos e abriu seis pontos à frente do Palmeiras, segundo colocado, que perdeu nesta rodada para o Corinthians, por 2x0, e permaneceu com 61 pontos. O Botafogo jogou como eu e toda a torcida alvinegra gostamos, e como deveria jogar sempre: no ataque, buscando o gol.
        Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, Savarino cruzou para a área e Adryelson cabeceou mandando a bola na trave. O primeiro gol saiu logo depois, aos onze, em jogada de Alex Telles pela esquerda, ele cruzou para a área e Savarino (foto, comemorando) pegou de primeira, sem deixar a bola tocar no gramado, um golaço! E três minutos depois, Luiz Henrique fez o segundo. O Botafogo criou jogadas, atacou, mas perdeu muitas chances. Mais uma vez eu comento aqui, no meu blog, que o Fogão não pode perder tantas chances de gol.

        Aos 30 minutos, Igor Jesus desarmou o lateral direito uruguaio Puma Rodríguez no meio-campo, avançou, driblou João Victor e ficou cara a cara com o goleiro vascaíno, tendo tempo para pensar o que ia fazer, caprichou, mas mandou a bola rente à trave direita do gol do Vasco. Ia ser mais um golaço! Foi o tipo de gol que um atacante não deve perder! Aos 38, novamente Igor Jesus avançou pela esquerda, colocou entre as pernas de João Victor, foi em direção à grande área e acabou sendo derrubado pelo jogador vascaíno. O árbitro marcou pênalti, mas não deu cartão amarelo para João Victor, que teria que ser expulso, já que seria o segundo. O VAR chamou a atenção para o árbitro, que viu pelo telão do estádio o lance, e anulou o pênalti. E somente assim, deu o segundo amarelo para João Victor, expulsando-o.
        O atacante Júnior Santos entrou no lugar do zagueiro Adryelson aos 22 minutos do segundo tempo. Aos 25, Marlon Freitas driblou um vascaíno e deu um passe na medida para a penetração de Júnior Santos na área, que deu um toque de categoria, encobrindo o goleiro do Vasco, fazendo o terceiro. Foi de 3x0, mas poderia (e deveria) ter sido de, pelo menos, 6x0. Acontece que os jogadores atualmente são muito profissionais, no sentido de não ligarem muito para estabelecer marcas em vitórias históricas, como antigamente. Quando os jogadores podiam, faziam de tudo para estabelecer um resultado de 6x0, por exemplo. Hoje em dia essa rivalidade sadia fica mais por conta das torcidas.
    Alguns comentários adicionais: O Botafogo completou, ontem, dez jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, sendo sete vitórias e três empates. E o Botafogo lançou, no jogo de ontem, um uniforme diferente, com riscas, o nome do patrocinador, os números e nomes dos jogadores em amarelo. Eu não curto muito essa descaracterização das cores tradicionais, preto e branco. A intenção óbvia é vender mais camisas, claro. Todos os clubes fazem isso. O Vasco, por exemplo, também estava com uma camisa com nome do patrocinador e detalhes em rosa, uma cor totalmente diferente das tradicionais do clube. O amarelo e o rosa não têm a ver com a tradição de Botafogo e Vasco, mas têm a ver com as cores dos seus patrocinadores! 
fr

Botafogo 3x0 Vasco (ficha técnica)

 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Morre, aos 86 anos, o cantor e ator Agnaldo Rayol

O cantor e ator Agnaldo Rayol faleceu na madrugada de ontem, aos 86 anos. De acordo com pessoas próximas, ele sofreu uma queda no banheiro de casa, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo. Como ator, eu me lembro dele na novela "Os Imigrantes”, na TV Bandeirantes, na década de 1980. Procurando uma música para homenageá-lo, vi várias e é impressionante como a voz de Agnaldo Rayol é bonita, parece que qualquer música que ele cantava ficava bem cantada por ele. Escolhi duas: “Rosa”, composição de Pixinguinha e Octávio de Souza, e a minha preferida, “Carinhoso”, também de Pixinguinha, com letra de Braguinha. Aumente som. Esteja em um lugar melhor, Agnaldo Rayol! fr

Em entrevista a Fábio Porchat, Agnaldo Rayol conta sobre o dia em que quase morreu em um acidente de avião

 

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Dica de livro: "50 Contos de Machado de Assis"

“50 Contos de Machado de Assis”; Seleção, introdução e notas John Gledson, São Paulo, Companhia das Letras, 2007, 487 páginas.
        A seleção dos 50 contos foi realizada pelo inglês John Gledson, tradutor, ensaísta, crítico literário e professor aposentado da Universidade de Liverpool, especializado em Língua Portuguesa, literatura brasileira, com destaque para a obra de Machado de Assis. Ele é Mestre e Doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Neste livro, Gledson seleciona 50 dos “cerca de 200 contos escritos por Machado de Assis”, todos eles publicados a partir de 1878, “quando ele já tinha quase quarenta anos, e 44 deles foram escritos na década seguinte”. Eu destaco alguns como os meus preferidos.
        O conto “O Alienista” é o maior de todos, com 30 páginas. Médico de grande prestígio constrói um hospício, e, aos poucos, vai internando todos os moradores da sua cidade. Algumas editoras já publicaram este conto separadamente, como livro. “Pai contra a mãe” eu já publiquei aqui, no meu blog. É sobre a situação desesperadora de um casal em dificuldades financeiras, com uma criança recém-nascida e prestes a ser despejado. Apesar do título sugerir uma discórdia entre marido e esposa, é a tia desta, que mora com eles, que os pressiona a abandonar o menino, pela falta de condições para alimentar a todos. O pai, um caçador de escravos, busca uma última chance de conseguir algum dinheiro ao sair na procura de novos fugitivos, e, assim, poder ficar com o filho.
        Em “Teoria do medalhão”, quando o filho completa seus 21 anos, antigamente época da maioridade, seu pai ensina como se destacar apenas aparentando ser alguém importante, mesmo sem ter opiniões próprias ou capacidade individual. “Último Capítulo”, sobre um homem que se considera azarado e, cansado dos desgostos da vida, decide cometer o suicídio. Ele preparou o seu testamento e faz questão de relatar, por escrito, as suas razões. Eu gostei muito, apenas o final eu teria preferido outro.
        Um homem aceita o trabalho de enfermeiro de um ancião doente e de péssimo gênio. Aturando o que mais ninguém queria aturar, o desenlace dessa relação acaba por mudar sua vida. É o conto “O Enfermeiro”. Em “D. Paula”, senhora tem o passado batendo-lhe à porta, quando procura ajudar a sua sobrinha, que vivia triste por conta de uma séria crise conjugal.
 fr 

domingo, 3 de novembro de 2024

Gandula repõe a bola nas mãos de jogador, que cobra rápido o lateral e dá início à ataque do gol da virada do Racing que eliminou o Corinthians da Sul-Americana, e vira herói na Argentina. Enquanto isso, no Brasil...

        Quem acompanha o meu blog já leu a minha opinião a respeito do chororô dos vascaínos, que até hoje reclamam da incontestável vitória por 3x1 do Botafogo sobre o Vasco em 2012, que deu o título ao Fogão da Taça Rio daquele ano. O primeiro dos três gols alvinegros foi iniciado por uma reposição rápida da então gandula Fernanda Maia, que passou a bola às mãos do Maicosuel, que cobrou rápido o lateral para a corrida de Márcio Azevedo, este venceu o marcador vascaíno, penetrou na área e passou para Loco Abreu finalizar e fazer o primeiro gol. Os vascaínos ficaram chorando, reclamando que a gandula não podia ter reposto a bola tão rápido e nas mãos do jogador do Botafogo, que ela teria ajudado o Fogão. Se tivesse sido a favor do Vasco eles não reclamariam, claro!
        Isso foi em 2012! Depois, várias outras situações já aconteceram de forma idêntica, com o gandula fazendo rigorosamente a mesma coisa que a Fernanda Maia, só que eles foram considerados heróis pela imprensa e aplaudidos, não criticados. Eu já mostrei aqui no meu blog o gandula que repôs a bola rápido e deu início ao gol do Tottenham na Liga dos Campeões em 2019, que acabou vencendo o Olympiacos. O gandula foi abraçado pelo então treinador do Tottenham, o português José Mourinho, que agradeceu a ele, e, depois, o levou para almoçar com o time. No mês passado, outro exemplo. O gandula deu a bola rápido para o Francisco Moura, do Porto, que cobrou o lateral e a jogada deu origem ao gol do brasileiro Pepê, o gol da vitória de 2x1 sobre o Braga, no campeonato português. O gandula português foi considerado herói pela imprensa e o espanhol Nico González até deu ao garoto o seu troféu de melhor jogador da partida.
       Na quinta-feira passada, dia 31 de outubro, aconteceu novamente mais um caso desses. No jogo entre Racing e Corinthians, pela Copa Sul-Americana, o gandula argentino Martín Santoro, que é jogador das bases do Racing, repôs a bola rapidamente nas mãos de Rojas, que lançou o atacante Martinez, este passou a Quintero, que fez o gol da vitória de 2x1 em cima do Corinthians (assista ao vídeo, abaixo). Com o “passe” do gandula, o Racing eliminou o Corinthians e classificou-se para a final da competição, que será disputada com o Cruzeiro, no final deste mês. E o garoto foi aplaudido pela imprensa, abraçado pelos jogadores do Racing e até recebeu uma homenagem do clube. Acontece o tempo todo! A verdade é que não existe uma regra da FIFA que proíba o gandula passar a bola às mãos de um jogador, existe apenas uma “recomendação”, e somente aqui, no Brasil. Enquanto isso, os vascaínos estão chorando até hoje! 😄😄😄 
fr

sábado, 2 de novembro de 2024

Frases interessantes da internet, sem autoria informada:

126. “Cuidado para não perceber tarde demais que os dias comuns são extraordinários...”

127. “Algumas pessoas te ensinam para onde ir. Outras te ensinam para onde nunca mais voltar.”

128. “Eu não sou bom e muito menos ruim, eu sou aquilo que você é comigo.”

129. “Cada pessoa te vê com os olhos que tem. E a visão delas não é problema teu.”

130. “Nós nunca enxergaremos o nosso valor em lugares onde não valorizam a nossa presença.”