SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 30 de junho de 2024

Botafogo tem que enfrentar Vasco nervoso, arbitragem ruim e péssimo gramado de São Januário e apenas empata, perdendo dois pontos importantes na busca do título: 1x1 Vasco

      O Botafogo apenas empatou com o Vasco, ontem, por 1x1. Um péssimo resultado! O Botafogo teve que enfrentar um Vasco nervoso, que abusou das faltas, algumas até violentas; um árbitro muito fraco e o péssimo gramado de São Januário. Os jogadores vascaínos estavam muito nervosos, pressionados pela péssima campanha no Brasileiro e por jogar em casa, diante da torcida.
        O Hugo Moura acertou o Tchê Tchê de forma violenta e não levou nem cartão amarelo! O VAR não chamou o árbitro, que foi fraco! O jogador do Botafogo teve que levar seis pontos na perna, e podia ter sofrido uma contusão muito grave (assista ao vídeo, abaixo) E o gramado de São Januário estava horrível, parecia campo de várzea. O Botafogo e quem vai jogar no Estádio Nilton Santos têm um gramado artificial que parece um tapete, em que a bola rola como deve ser. No São Januário o Fogão tem que jogar nesse tipo de gramado, que atrapalha muito quem quer jogar futebol.
        Se o Hugo Moura tivesse sido expulso, aos 24 minutos do primeiro tempo, como deveria, o jogo seria outro. Por outro lado, aos 45 minutos o árbitro foi rigoroso demais ao punir com cartão amarelo o Bastos, do Botafogo, por ter errado o domínio de bola e a bola ter tocado no braço. Era uma jogada no meio-campo, não tinha nenhum perigo para a defesa do Vasco, não era para tanto rigor. O Botafogo foi prejudicado pela má arbitragem.
        Aos 12 minutos do segundo tempo, o goleiro salvou o Vasco ao fazer uma difícil defesa em chute de Junior Santos dentro da área. Mas aos 27, após cobrança de escanteio, o zagueiro Bastos fez o seu terceiro gol no campeonato e abriu o placar, aproveitando um frangaço do goleiro vascaíno. Quem diria que logo o Bastos ia ser um dos artilheiros do time? rsrs Aos 38 minutos, Vegetti venceu a marcação e empatou de cabeça. Foram dois pontos a menos que iriam colocar o Fogão na vice-liderança isolada, com 26 pontos, atrás do Flamengo apenas um ponto.
 fr
__

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 BOTAFOGO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de junho de 2024 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)
Cartões amarelos: Victor Luís, João Victor e Hugo Moura (Vasco); Bastos, Junior Santos, Damián Suárez, Patrick de Paula e Gatito Fernández (Botafogo)
GOLS
VASCO: Vegetti, aos 38min do segundo tempo
BOTAFOGO: Bastos, aos 28min do segundo tempo
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Victor Luís (Erick Marcus); Hugo Moura (Zé Gabriel), JP (Rayan) e Estrella (Payet) (Sforza); Lucas Pitón, Adson e Pablo Vegetti
Técnico: Rafael Paiva
BOTAFOGO: John, Damián Suárez, Bastos, Lucas Halter e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa),Tchê Tchê (Junior Santos) e Eduardo (Kauê); Luiz Henrique (Patrick de Paula) e Tiquinho Soares (Óscar Romero)
Técnico: Artur Jorge
Fonte: Gazeta Esportiva

Vergonha! Hugo Moura acerta Tchê Tchê de forma violenta, e árbitro não deu nem amarelo! Jogador alvinegro levou seis pontos.

sábado, 29 de junho de 2024

Brasil goleia Paraguai e está praticamente classificado para as quartas de final da Copa América

       O Brasil não teve muitas dificuldades para vencer, ontem, o Paraguai por 4x1, pela segunda rodada da primeira fase da Copa América. A defesa paraguaia falhou feio no segundo e terceiro gols brasileiros. O goleiro Alisson fez duas difíceis defesas. O jogo teve dois pênaltis marcados a favor do Brasil, ambos com a bola batendo no braço de um jogador paraguaio. Esse tipo de marcação sempre foi muito polêmica porque a arbitragem vive mudando o entendimento.
        Já houve tempo em que o pênalti só era marcado de houvesse “intenção” de o jogador colocar a mão na bola, mas como o árbitro vai definir se houve ou não intenção? Quando a bola batia no braço não era marcada falta, só quando o braço é que batia na bola. Parece que, atualmente, basta a bola bater no braço do adversário dentro da área que é marcado o pênalti. Mas e se o jogador chutar intencionalmente na direção do braço do adversário? A discussão nunca vai ter fim!
        Seja como for, aos 17 minutos do primeiro tempo o árbitro marcou pênalti, mas Paquetá cobrou muito mal e jogou para fora. Aos 17 do segundo tempo, novo pênalti, mas, dessa vez, ele cobrou muito bem e fez o quarto gol da goleada brasileira. O Vini Jr. deu uma de Neymar e ficou fazendo dribles desnecessários e “firulas”, que não acrescentam nada para o ataque, apenas provocam o adversário e criam confusão. Não gosto desse comportamento, mas a imprensa gosta e destacou a atuação do Vini Jr. com elogios exagerados. Fazer o quê!?
        Com mais esta vitória, o Brasil aumentou a vantagem que tem nos confrontos com a seleção do Paraguai: são 83 jogos, 50 vitórias do Brasil, 22 empates e apenas 11 derrotas. E o Paraguai não vence o Brasil há 16 ANOS! A última vez que o Brasil perdeu para eles foi no dia 15 de junho de 2008, por 2x0, pelas eliminatórias do Mundial de 2010. Desde então, foram dez jogos, com cinco vitórias brasileiras e cinco empates. Que continue assim por muito e muito tempo!
      Como eu comentei anteriormente, a Colômbia confirmou o favoritismo e venceu a Costa Rica por 3x0; o Paraguai já não tem mais chances de passar à próxima fase; e na terça-feira, Brasil e Colômbia vão decidir quem será o primeiro colocado do grupo D. A Costa Rica ainda tem chances de se classificar (poucas), mas tem que torcer para a Colômbia nos vencer e eles têm que golear o Paraguai para tirar a diferença de saldo de gols (o Brasil tem saldo de três gols e eles menos três gols); muito difícil! Brasil e Colômbia devem classificar-se, resta definir quem será o primeiro colocado.
  fr
__

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 1x4 BRASIL
Data e horário: 28 de junho de 2024, às 22h (de Brasília)
Competição: 2ª rodada do Grupo D da Copa América
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Balbuena, Caballero (PAR); Wendell, Paquetá, Vini Jr (BRA)
Cartões vermelhos: Cubas (PAR)
Público: 46.939
Gols: Vini Jr (BRA), aos 34 min do 1° tempo e aos 49 min do 1° tempo; Savinho (BRA), aos 42 min do 1° tempo; Alderete (PAR), aos 2 min do 2° tempo; Paquetá (BRA), aos 19 min do 2° tempo
PARAGUAI: Morínigo; Espinoza (Giménez), Alderete, Balbuena e Velázquez; Bobadilla (Caballero), Cubas, Villasanti, Enciso (Romero) e Almirón (Ramon Sosa); Arce (Bareiro). Técnico: Daniel Garnero
BRASIL: Alisson; Danilo, Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior
Fonte: UOL

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Botafogo vence de virada o Bragantino: 2x1, e está no 3º lugar do Brasileiro

O Botafogo venceu, ontem, o Bragantino, de virada, por 2x1, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como o Flamengo perdeu para o Juventude por 2x1 e o Palmeiras também perdeu para o Fortaleza, por 3x0, o Fogão assumiu o terceiro lugar, com 23 pontos, à frente do Palmeiras, que tem o mesmo número de pontos, mas nós temos melhor saldo de gols. Flamengo e Bahia são os primeiros colocados, ambos com 24 pontos. O Bragantino abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, em falha de marcação da defesa alvinegra. Mas Eduardo fez dois lindos gols e o Botafogo virou; o Artur Jorge não pode mais deixar ele no banco! Nos minutos finais, o Bragantino partiu para o ataque em busca do empate, mas, felizmente, não teve a competência necessária para marcar. E esbarrou, também, em duas defesaças do goleiro John. É o que eu sempre escrevo: um bom time não deve saber apenas atacar, tem que saber defender também! Eu consegui chegar em casa a tempo de assistir ao segundo tempo. Com mais esta vitória, o Botafogo mantém a escrita: no histórico do confronto, são 11 vitórias do Fogão, oito empates e sete derrotas. E o Botafogo não perde para o Bragantino desde 2020, ou seja, a sete jogos! fr
__

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 RED BULL BRAGANTINO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de junho de 2024, quarta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Marçal e Lucas Halter (Botafogo); Helinho, Pedro Henrique e Lincoln (Red Bull Bragantino)
GOLS: Lucas Evangelista, aos 6 minutos do primeiro tempo (Red Bull Bragantino) / Eduardo, aos 20 minutos do primeiro tempo e 6 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: John; Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos (Cuiabano) e Marçal; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Diego Hernández) e Tiquinho Soares
Técnico: Artur Jorge
RED BULL BRAGANTINO: Lucão; Jadsom Silva (Linclon), Pedro Henrique, Eduardo Campos e Luan Cândido (Nathan Mendes); Raul (Eric Ramires), Lucas Evangelista e Juninho Capixaba; Helinho (Laquintana), Thiago Borbas (Talisson) e Vitinho
Técnico: Pedro Caixinha
Fonte: Gazeta Esportiva

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Principal jornal português cria caderno voltado para brasileiros

A comunidade de brasileiros em Portugal é responsável por uma parcela importante da economia portuguesa, além de contribuir de maneira bastante representativa com o Serviço Social daquele país. De acordo com a Agência para a Integração, Migração e Asilo daquele país, aproximadamente 400 mil brasileiros vivem em Portugal de forma legal, a maior comunidade de imigrantes residindo lá. De olho nessa comunidade, o principal e mais antigo jornal português, o Diário de Notícias, criou um caderno especial totalmente destinado a ela, o DN Brasil. O noticiário é exclusivamente voltado aos interesses dos brasileiros residentes em Portugal e redigido por brasileiros, de acordo como se fala e escreve no Brasi

terça-feira, 25 de junho de 2024

Brasil não consegue vencer forte retranca e fica no empate com a fraca Costa Rica na estreia na Copa América

A seleção brasileira estreou, ontem, apenas com um empate em 0x0 com a fraca Costa Rica, pelo grupo D da primeira fase da Copa América de seleções. Foi um jogo em que apenas uma seleção estava disposta a jogar, já que a Costa Rica entrou em campo com um único objetivo, arrancar um empate, e passou o jogo retrancada, tentando evitar a derrota. E conseguiu. No jogo, só deu Brasil! Foram várias chances de gol, mas faltou capricho e competência para marcar. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Raphinha cobrou uma falta da esquerda, jogando para a área, Rodrygo (com y mesmo!) cabeceou em direção ao gol e Marquinhos finalizou para o gol. Depois de vários minutos, o VAR indicou impedimento. Aos 17 minutos do segundo tempo, Paquetá chutou da intermediária e a bola bateu na trave. E aos 33, Guilherme Arana chutou forte da meia-lua, mas o goleiro Sequeira conseguiu defender. Aos 45, Bruno Guimarães chutou a bola pouco acima do travessão. Essas foram as chances de mais perigo. O Brasil dominou o jogo, e a Costa Rica apenas fechou–se na retranca. O goleiro brasileiro podia ter levado um banco e ter passado o jogo todo sentado, jogando no celular. No final do jogo, os torcedores e os jogadores costarriquenhos comemoraram o empate com o Brasil como se tivesse sido um título e como se eles tivessem jogado alguma coisa. Constrangedor! Em toda a história de confrontos, o Brasil enfrentou a Costa Rica 12 vezes, tendo vencido dez vezes, empatado uma (ontem) e perdido apenas uma única vez, pelo Campeonato Pan-Americano de 1960, por 3x0 (eu não era nem nascido!). Um empate péssimo para o Brasil. Pelo grupo D, ontem, a Colômbia venceu o Paraguai por 2x1. Na sexta-feira, o Brasil vai enfrentar o Paraguai. Duas seleções classificam-se em cada grupo. Se o Brasil vencer o Paraguai, praticamente garante a classificação, já que os paraguaios ficariam eliminados, com duas derrotas; o Brasil iria a quatro pontos; e a Colômbia deve vencer a Costa Rica, ou, na pior das hipóteses, também empatar; e a definição de quem ficaria em primeiro ou segundo ficaria para a terceira rodada, no jogo Brasil e Colômbia. fr

Brasil 0x0 Costa Rica (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 X 0 COSTA RICA
Local: SoFi Stadium, em Inglewood (EUA)
Data: 24 de junho de 2024, segunda-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Cesar Arturo Palanzuelos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin Mendez (MEX) e Marco Antonio Mendiola (MEX)
VAR: Guillermo Pachelo Larios (MEX)
Público: 67.158 torcedores.
Cartões amarelos: Calvo, Ugalde (Costa Rica); Militão (Brasil)
BRASIL: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Arana; João Gomes (Gabriel Martinelli), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha (Savinho), Vinícius Jr (Endrick). e Rodrygo.
Técnico: Dorival Júnior.
COSTA RICA: Sequeira; Quirós, Mitchell, Vargas, Calvo e Lassiter (Mora); Brenes (Alejandro Bran), Galo e Brandon Aguilera (Taylor); Ugalde (Madrigal) e Zamora (Campbell).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Fonte: Gazeta Esportiva.

Copa América dos Estados Unidos 2024 (1ª fase)

sábado, 22 de junho de 2024

Botafogo volta a jogar mal e perde para o Criciúma por 2x1

Botafogo voltou a jogar mal, falhar muito e perdeu, hoje, para o Criciúma por 2x1. Preocupante! Eu não assisti ao jogo ao vivo, mas vi, depois, os melhores momentos (pouquíssimos!). Os dois gols do Criciúma foram em falhas do Fogão. O primeiro em um lançamento da direita e deixaram Barreto cabecear entre três jogadores alvinegros. O segundo foi ainda pior: Óscar Romero deu um passe nos pés do adversário, no meio-campo, que deu origem ao contra-ataque e ao gol de Arthur Caike. Não podem errar tanto! O Botafogo ainda quase empatou aos 40 minutos do segundo tempo, com Eduardo cabeceando por cima do travessão. Com todo o respeito ao adversário, que até pouco tempo estava na zona do rebaixamento, se o Botafogo quer ser campeão não pode perder para o Criciúma. fr
__ 

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 2X1 BOTAFOGO
Local: Heriberto Hülse, Criciúma (SC)
Data: 22/06/2024, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Público e renda: 16.256 presentes / R$ 792.000,00
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa-ES)
Cartão amarelo: Alexander Barboza, Gregore e Óscar Romero (Botafogo) e Tobias Figueiredo, Claudinho, Allano e Gustavo (Criciúma)
Cartão vermelho:
Gols:
Criciúma: Barreto, aos 9' do 1ºT, e Arthur Caíke, aos 38' do 2ºT
Botafogo: Lucas Halter, aos 9' do 2ºT
CRICIÚMA: Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Ronald Lopes (Marquinhos Gabriel), Matheusinho (Fellipe Mateus) e Trauco; Eder (Arthur Caíke) e Bolasie (Allano).
Técnico: Cláudio Tencati.
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Damián Suárez), Bastos, Alexander Barboza (Lucas Halter) e Cuiabano (Hugo); Gregore, Tchê Tchê e Óscar Romero; Júnior Santos, Luiz Henrique (Eduardo) e Tiquinho Soares (Diego Hernández).
Técnico: Artur Jorge.
Fonte: Gazeta Esportiva

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Botafogo joga mal, mas escapa de perder no último lance do jogo: 1x1 Vitória

O Botafogo jogou mal e desperdiçou uma excelente oportunidade de ganhar três pontos, ontem, jogando em casa, conseguindo apenas o empate em 1x1 com o Vitória. O vitória abriu o placar aos sete minutos do segundo tempo, aproveitando-se de uma bobeada da defesa alvinegra. E quatro minutos depois, quase levou o segundo, com Cuello, também em uma falha da defasa do Botafogo, mas o goleiro John fez uma difícil defesa. A partir daí, o Fogão começou a correr para empatar, indo mais ao ataque, mas com pouco capricho. Devia ter ido para o ataque desde o início do jogo, não no desespero com o resultado adverso. Aos 15 minutos, Damián Suarez cruzou da direita para a área e Cuiabano, sem marcação, fez o mais difícil, chutou para fora. O árbitro deu mais oito minutos de prorrogação e justamente aos 52:50, após a cobrança de escanteio, em que até o goleiro John foi para a área, o angolano Bastos subiu mais do que a defesa adversária e conseguiu o empate! Quem diria, este é o segundo jogo em que o Bastos faz um gol decisivo; na oitava rodada ele fez o gol da vitória sobre o Fluminense. Ufa! Este é daqueles empates que têm que ser comemorados, claro, mas não se pode deixar de falar que o jogo foi em casa, mas o Botafogo não jogou nada! Com o empate, o Fogão permanece na liderança, com 20 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo, Bahia ou Palmeiras, que jogam hoje. O alvinegro é o único de todos os 20 clubes do Campeonato Brasileiro que fez gol em todas as dez rodadas disputadas até o momento, e até o fechamento da 10ª rodada, hoje, é o que tem o melhor saldo de gols e maior número de gols marcados. fr

Botafogo 1x1 Vitória (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 ATHLETICO-PR
BOTAFOGO - John Victor; Damián Suárez (Yarlen), Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa (Luiz Henrique), Marlon Freitas (Gregore), Tchê Tchê, Óscar Romero (Fabiano) e Eduardo (Diego Hernández); Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.
ATHLETICO-PR - Léo Linck; Léo Godoy, Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Esquível (Gamarra); Erick, Fernandinho, Christian (Zé Vitor), Cuello (Julimar) e Nikão (Alex Santana); Mastriani (Pablo). Técnico: Daniel Cerqueira (auxiliar).
GOLS - Bastos, aos 52'/2T (Botafogo); Mastriani, aos 7'/2T (Athletico-PR).
CARTÕES AMARELOS - Thiago Heleno, Alex Santana, Christian, Pablo, Esquível e Erick (Athletico-PR).
ÁRBITRO - Ramon Abatti Abel (FIFA - SC).
RENDA - R$ 750.495,00.
PÚBLICO - 19.589 total.
LOCAL - Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: Folha Vitória

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Parabéns ao aniversariante do dia: Chico Buarque 80 anos!

"Cálice": Chico Buarque & Milton Nascimento

Que esses tempos não voltem ao Brasil NUNCA MAIS!

Imagens: Novela "Amor e Revolução", SBT

 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Felipe Melo agride assessor do Atlético-GO de forma covarde e envergonha o futebol

O Felipe Melo, do Fluminense, agrediu mais um, ontem, após a derrota do time, no Maracanã, para o Atlético-GO, de virada, por 2x1. Quando o jogo foi encerrado, ele saiu do banco do reservas (ele nem jogou, é apenas um reserva!) e empurrou, de forma covarde, por trás, o assessor de imprensa do Atlético (veja o vídeo, abaixo) e levou cartão vermelho. Esse Felipe Melo, todo mundo conhece, é um jogador destemperado, que não aceita o mau resultado e apela para violência. Mas a culpa não é dele, é de quem o contrata, é de quem o escala, e é das autoridades do futebol que não o punem como deveriam, de forma rigorosa e exemplar. O que ele fez, ontem, é para ser suspenso por uns dois ou três meses do futebol, pelo menos. Muita gente está até defendendo que ele seja banido do futebol, pelo seu histórico violento. Como ele não é punido como deveria, ele sente-se estimulado a continuar a bater nos outros. A impunidade leva à violência! Felipe Melo, e outros iguais a ele, envergonham o futebol! Álvaro de Castro, o assessor agredido, afirmou, com toda a razão: "O que me entristece nisso tudo não é nem a postura do Felipe Melo. O Atlético-GO ganhou o jogo. Ele historicamente não sabe perder e não sabe ganhar. Ele é um ser humano desprezível e vai continuar sendo." fr

Botafogo vence mais um e assume liderança isolada: 1x2 Grêmio

O Botafogo venceu o Grêmio, ontem, por 2x1 e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, na nona rodada, com 19 pontos, um a mais do que o segundo e terceiro colocados, o Flamengo e o Bahia. Apesar do mando de campo ser do Grêmio, a torcida do Fogão tomou conta do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, estado onde o alvinegro tem muita torcida. O Botafogo aceitou jogar no Espírito Santo, a pedido do Grêmio, devido, ainda, à enchente que atingiu a região Sul; o estádio do adversário não tem condições para sediar um jogo. Logo aos nove minutos do primeiro tempo, o Glorioso abriu o placar, com Cuiabano, que não quis comemorar porque começou a carreira no Grêmio. Eu acho muito errado essa atitude! O Cuiabano, e outros jogadores, têm que ter a consciência de qual camisa está vestindo. Ele está vestindo a camisa do Botafogo, que lhe paga o seu salário. É compreensível o jogador valorizar onde começou a carreira, mas, no momento, o Cuiabano deve estar compromissado com o Botafogo. E tem mais, se o Grêmio valorizasse ele tanto quanto o jogador parece valorizar o antigo clube, ele não teria deixado sair do Rio Grande do Sul! O Cuiabano veio para o Botafogo porque quis, então que comemore, sim, quando fizer um gol com a camisa do Fogão, e tenha orgulho de vesti-la, não jogue apenas como se estivesse apenas cumprindo uma obrigação. É a minha opinião! Aos 20 minutos, o Grêmio empatou, aproveitando um descuido da defesa alvinegra. Mas o Botafogo jogou melhor, sempre buscando o ataque (como eu gosto de ver o meu Fogão jogar!) e fez o gol da vitória aos onze minutos do segundo tempo, com Junior Santos, que aproveitou para homenagear o pai do companheiro Tiquinho Soares, que faleceu na sexta-feira, dia 14. O Grêmio ainda tentou fazer mais um gol, mas esbarrou na defesa botafoguense, que vem melhorando muitos nos últimos jogos. Com mais uma vitória, o Botafogo completou oito jogos invicto, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro! fr

Grêmio 1x2 Botafogo (ficha técnica)

 

domingo, 16 de junho de 2024

Infelizmente, brasileiros precisam da aprovação dos EUA para valorizar o que temos de melhor

        Duas notícias divulgadas recentemente pela imprensa mostram como o Brasil é carente da aceitação e da aprovação dos Estados Unidos. Na primeira, uma “influenciadora” encantou-se com um livro de Machado de Assis; em outra, uma revista colocou um disco do Milton Nascimento na lista dos 10 melhores de todos os tempos. Eu li todos os romances de Machado de Assis e já comentei aqui no meu blog e devo ter quase todos os discos do Milton Nascimento, ainda em vinil, raridades. Não preciso que alguém nos Estados Unidos diga para mim o quanto eles são bons! Mas, infelizmente, por aqui as pessoas precisam...
        Uma “influenciadora” nos Estados Unidos, Coutney Novak, estabeleceu para si mesma o desafio de ler livros de vários países, em ordem alfabética pelo nome do país. Na letra B, de Brasil, ela escolheu “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e postou uma publicação, no mês passado, dizendo ser o “melhor livro que já foi escrito” (veja abaixo)! O vídeo teve um milhão de visualizações e o livro passou a ser o mais vendido na sessão de literatura latino-americana e do Caribe da Amazon. Por causa do livro de Machado de Assis, Coutney Novak disse que pretende, até, aprender o português!
        A revista “Paste” (nunca ouvi falar, desculpem...) elaborou uma lista com os 100 melhores discos. “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento, (eu tenho!, veja foto) foi colocado no 9º lugar. E “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, ficou em 51º lugar. Os dois foram lançados em 1972. Eu pergunto: em uma lista de 100 discos, somente dois brasileiros? Muito pouco! Mas a imprensa deu destaque, como se por aqui já não soubéssemos do talento do Milton Nascimento. Bom para eles, nos Estados Unidos, que podem dizer que conhecem um pouco (bem pouco!) do que é feito por aqui, no nosso país!
fr

"Influenciadora" fica apaixonado pela literatura brasileira

sábado, 15 de junho de 2024

Treinador do Fluminense reconhece superioridade do Botafogo, mas aproveita para chorar um pouco, com a desculpa do gramado sintético 😭😭

“O Botafogo jogou melhor que a gente, mereceu ganhar até de mais gols. A análise contundente e fria do jogo é essa. Tiveram muito mais volume, correram mais, guerrearam mais e mereceram a vitória. Não houve surpresas táticas no jogo, é um time que a gente sabia que ia subir um pouco mais a marcação e eles iam jogar de uma maneira mais alongada, jogadores rápidos e altos na frente. (..)

Não dá nem muito pra falar do campo quando a gente teve uma performance abaixo como teve hoje. Se eu falar do campo, eu sou terminantemente contra jogar em campo sintético. Muda, é outro jogo. Muda muito. Campo sintético é rápido, os caras encharcam o campo e favorece. É o mesmo que jogar na altitude. Mas hoje não é o melhor dia para falar isso, porque a gente poderia ter jogado muito melhor mesmo na grama sintética.”

FERNANDO DINIZ, treinador do Fluminense, 11/6/2024

Casagrande critica Fernando Diniz e todos os que choram depois de perder em gramados sintéticos

Todo time reclama do gramado sintético quando perde. Quando vai no gramado sintético e ganha, a entrevista é outra. Não levo a sério qualquer reclamação de treinador e dirigente de qualquer clube quando reclama do gramado sintético perdendo. O São Paulo fazia a mesma coisa sobre o Allianz Parque. Só falam quando perde, todos os clubes. Acho que nem deveria mais entrar em debate, são justificativas para uma derrota e para uma péssima partida.

WALTER CASAGRANDE JR., comentarista e ex-jogador

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Brasileiros pagaram 95 milhões de euros para Segurança Social de Portugal, somente em março deste ano

Os portugueses que atacam a presença de brasileiros em Portugal costumam alegar que os imigrantes são sustentados por subsídios do governo. Como toda pessoa preconceituosa é uma pessoa burra e não merece nenhum respeito, esse tipo de “argumento” é mentiroso! A verdade é que Portugal depende, e muito, dos imigrantes! E os brasileiros são os estrangeiros que mais pagam para a Segurança Social (a Previdência deles) daquele país. Somente em março deste ano, os brasileiros em Portugal pagaram 95 MILHÕES DE EUROS (cerca de 546 milhões de reais), o que representa 54% da contribuição dos estrangeiros por lá. E mesmo os 270 mil contribuintes brasileiros representando menos da metade dos estrangeiros inscritos na Segurança Social, mais especificamente cerca de 40% dos 673 mil imigrantes que atualmente trabalham em Portugal. Somente no primeiro trimestre de 2024, os brasileiros foram responsáveis por 277 MILHÕES DE EUROS (cerca de um bilhão e seiscentos milhões de reais) para a área. E esses dados são do próprio Instituto da Segurança Social (ISS) de lá, que vem conseguindo lucros recordes e bilionários nos últimos três anos com o pagamento por parte dos imigrantes, principalmente dos brasileiros, que vêm contribuindo cada vez mais, ano a ano. De acordo com relatório estatístico de 2023, realizado pelo Observatório das Migrações, os imigrantes brasileiros foram responsáveis por contribuir com 668,9 MILHÕES DE EUROS (cerca de 4 BILHÕES DE REAIS) para a Segurança Social de Portugal, apenas em 2022. O relatório concluiu o que todo mundo já sabe: “A população estrangeira residente em Portugal continua a ter um papel importante para contrabalançar as contas do sistema de Segurança Social, contribuindo para um relativo alívio do sistema e para a sua sustentabilidade.” Ou seja, sem os imigrantes e, principalmente os brasileiros, a área social de Portugal estaria quebrada! E os portugueses xenófobos ainda ficam a atacar os estrangeiros que vivem em Portugal... são muito estúpidos! fr

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Botafogo domina jogo, perde muitos gols e vence o Fluminense por 1x0, aumentando escrita: a quinta vitória em dois anos

O Botafogo venceu, ontem, o Fluminense por 1x0, no Estádio Nilton Santos. Poderia ter sido uma goleada, muitos gols foram perdidos; quatro deles apenas com o Júnior Santos, que, em uma dessas chances, chegou a mandar a bola na trave. Não se pode perder tantas chances de gol; assim como o Botafogo ganhou, poderia ter levado o empate e de nada teria adiantado ter jogado melhor e ter dominado o jogo. O Fluminense até teve uma oportunidade de fazer um gol, mandando a bola na trave, no final do primeiro tempo. Com a vitória, o Fogão foi para a liderança do Campeonato Brasileiro, pelo menos até o encerramento da rodada, amanhã. E também igualou a marca histórica de 1961-1962, na época de Garrincha e do próprio Nilton Santos, que dá nome ao nosso estádio, com uma sequência de cinco vitórias consecutivas em cima do Fluminense. E, para não perder o costume, aos 10 minutos do primeiro tempo, o árbitro errou feio ao dar apenas um cartão amarelo para o jogador do Fluminense, Martinelli, que acertou o Gregore com muita gravidade. Veja a foto! E o VAR também errou ao não sugerir que o árbitro fosse checar o lance. E foi logo no início do jogo. Se o árbitro tivesse expulsado o jogador do Fluminense, como deveria!, o jogo teria sido outro e o Botafogo teria muito mais domínio, podendo até fazer outros gols. Mais uma vez o Botafogo sendo prejudicado; pelo menos desta vez o Fogão conseguiu vencer, mesmo a arbitragem atrapalhando. fr

Botafogo 1x0 Fluminense (ficha técnica)

domingo, 9 de junho de 2024

Eu nunca vi um jogador fazer o gol e jogar longe a camisa do Brasil, uma vergonha!

O Brasil venceu, ontem, o México por 3x2 em jogo amistoso, no Texas, nos Estados Unidos. Eu até comecei a assistir ao jogo, vi o primeiro tempo, que terminou 1x0, com um gol logo a menos de cinco minutos, mas perdi o interesse e fui assistir outra coisa na TV. O Brasil chegou a fazer 2x0, mas permitiu o empate. Endrick desempatou aos 50 minutos do segundo tempo e definiu a vitória. Eu não dou muita importância a amistosos assim. Primeiro porque a própria seleção brasileira estava com uma formação de muitos reservas. Segundo, porque é um amistoso contra uma seleção sem muita tradição. E, principalmente, porque, hoje em dia, os jogadores não têm mais a mesma ligação com a seleção, querem vestir a camisa do Brasil e conseguir mais visibilidade internacional para ir ganhar muito dinheiro no exterior. Vendo o noticiário, hoje, o que me chamou a atenção foi justamente a atitude vergonhosa do Endrick, que fez o gol, tirou a camisa do Brasil e jogou longe! Uma atitude que envergonha a todos nós, principalmente porque foi vista pelo mundo todo. Eu já disse várias vezes que considero que os jogadores fazem o gol e tiram a camisa do clube porque não têm nenhum respeito pela instituição. Deveriam levar cartão vermelho e ser punidos pelo clube. Mas eu não me lembro de já ter visto um jogador fazer isso com a camisa da seleção brasileira! É o fim do poço. Os jogadores não dão mais a mínima para a camisa do país, querem apenas ganhar dinheiro jogando onde pagar mais. Esse Endrick é jovem, vai fazer 18 anos no mês que vem, mas não é nenhuma criança, deveria saber minimamente o que representa a camisa da seleção do Brasil. Ele foi vendido pelo Palmeiras e vai jogar no Real Madrid e ganhar muito dinheiro. Boa sorte e sucesso para ele! Mas que ele, e todos os outros que vestirem um dia a camisa do Brasil, tenha mais respeito pelo que representa vestir a camisa do Brasil! fr

Endrick faz o gol, tira a camisa do Brasil e joga longe


sábado, 8 de junho de 2024

"Brooklin 99" é para passar o tempo e divertir-se

“Brooklin 99” é uma série descompromissada, que mostra um monte de situações inverossímeis e absurdas acontecendo em uma fictícia delegacia de polícia de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 99ª. E foi por isso que eu maratonei todas os 143 episódios das suas oito temporadas, para rir, sem compromisso e apenas passar o tempo. A série foi exibida originariamente nos Estados Unidos de 2013 a 2021. Nessa delegacia completamente atípica, os detetives e policiais solucionam os crimes enquanto brincam e preparam pegadinhas entre si. Até mesmo o sério e super profissional capitão participa delas. Dois detetives experientes (Scully e Hitchcock) não querem fazer nada além de comer. Jake Peralta é um moleque irresponsável, que está sempre provocando confusão. Charles Boyle está mais preocupado em agradá-lo e ser o seu melhor amigo. Rosa Diaz é a durona da delegacia, que mete medo em todos. Amy Santiago é a certinha, que adora regulamentos e planilhas. O sargento Terry Jeffords é o fortão, mas sentimental. A Regina “Gina” Linetti é a assistente do capitão, mas que não gosta do serviço e cuida mais das suas coisas pessoais. E o capitão Raymond Holt até tenta seguir fielmente o regulamento, mas acaba entrando na pilha dos seus subordinados. Enfim, se você quer apenas sentar no sofá e passar o tempo para dar uma distraída eu sugiro esta série. fr

Os personagens de "Brooklin 99"

sexta-feira, 7 de junho de 2024

John Astin, o Gomez Addams, também foi o Charada em "Batman e Robin" 📺

Quando eu era criança, gostava muito de ver “Batman e Robin” e “A Família Addams” na TV. Foram duas séries que fizeram muito sucesso à época e as suas reprises eram reexibidas várias e várias vezes. Mas só recentemente eu me dei conta de que o ator John Astin, o Gomez Addams de “A Família Addams” (1964-1966) fez o Charada em “Batman e Robin” (1966 a 1968), após a saída do ator Frank Gorshin, que teria pedido um aumento muito grande de salário para renovar o contrato. Nunca tinha me ligado nisso, muito legal! fr

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Brasileiro inventor do spray para faltas vence FIFA na Justiça e vai receber indenização milionária

       O BRASILEIRO Heine Allemagne (foto), criador do spray para marcação das barreiras nas cobranças de faltas, derrotou a toda poderosa FIFA na Justiça e deverá receber uma indenização de aproximadamente 40 MILHÕES DE DÓLARES, o equivalente, hoje, a cerca de 207 milhões de reais. Apesar de a invenção do brasileiro ter melhorado muito a qualidade dos jogos de futebol no mundo inteiro, a FIFA recusou-se a reconhecê-lo como o criador do spray. Heine Allemagne patenteou o spray em mais de 40 países.
       O brasileiro criou o spray para marcação da posição correta das barreiras nas cobranças de falta com a intenção de acabar com a desagradável prática dos jogares ficarem adiantando-se para dificultar a cobrança. O spray vem sendo utilizado em competições oficiais no mundo todo, inclusive em jogos na Copa do Mundo. Heine entrou na Justiça em 2017, perdendo em primeira instância, mas recorreu e teve uma decisão favorável na segunda instância, que reconheceu violação de patente no Brasil e entendeu, por unanimidade, que a FIFA agiu de má fé com o brasileiro. Para lutar pela quebra de patente em outros país, Heine precisará entrar na Justiça de cada um dos outros países onde ele já fez o registro de sua invenção. A FIFA, por sua vez, também recorreu, solicitando a anulação da patente do brasileiro.


        No mês passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgou a favor de Heine Allemagne e decidiu, em última instância, portanto, sem direito a mais recursos, que a FIFA desrespeitou a patente do invento. O pagamento da indenização milionária deverá ser feito à sua empresa, a Spuni Comércio de Produtos Esportivos. O brasileiro destacou a importância da vitória na Justiça:
        - O spray revolucionou o futebol mundial. E a vitória na Justiça significa ter vencido a Fifa, que tentou anular as patentes e questionar quem seria o inventor. Eu venci a FIFA. É uma decisão que eu chamo de final de Copa. A vitória veio com o reconhecimento completo, foi 5 a 0 em cima da FIFA. Foi muita perseverança. Importante frisar que isso restabelece a segurança jurídica. Patente é uma coisa muito séria e o direito de propriedade tem que ser respeitado. Vencemos algo histórico no futebol mundial.
fr

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Dica de livro: "A mulher na janela", A. J. Finn

“A Mulher na Janela”, A. J. Finn, tradução de Marcelo Mendes; São Paulo, Editora Arqueiro, 2019, 288 páginas.
Após sofrer um grande trauma, a psicóloga Anna Fox, passa a sofrer de agorafobia, ou seja, “medo de transitar em lugares públicos e grandes espaços abertos”, e não consegue sair de casa há meses. Morando sozinha, longe do marido e da filha, ela ocupa o seu tempo assistindo a filmes clássicos, bebendo e em conversas on line em um grupo de apoio. E após a mudança de uma família para a casa em frente, Anna passa a espiar o casal (Alistair e Jane Russell) e Ethan, o filho adolescente, com o zoom de sua câmera fotográfica. Anna recebe em sua casa Jane, mas, depois, testemunha o seu assassinato pela janela de sua casa. Mas ao denunciar o acontecido à polícia uma outra mulher aparece como sendo Jane Russel e ninguém acredita nela devido a seu comportamento instável por misturar bebida e remédios. Curiosamente, as mesmas características da protagonista do livro “A Garota no Trem”, de Paula Hawkins, que eu li e já comentei aqui, no meu blog. São duas jovens que bebem demais e ficam observando a vida de outras pessoas (uma do trem e a outra da janela de sua casa). E ambas tentam provar que um crime foi cometido, mas não conseguem convencer a polícia devido a estarem sempre bebendo demais. Este é o primeiro livro do autor, Daniel Mallory, que o publicou com o pseudônimo A. J. Finn. Ele é acusado de mentir constantemente, desde inventar que a mãe e o irmão sofriam de graves doenças até que ele próprio tinha um tumor no cérebro. O livro foi adaptado e exibido pela Netflix.
fr

terça-feira, 4 de junho de 2024

"A garota no trem", Paula Hawkins

“A Garota no Trem”, Paula Hawkins, tradução de Simone Campos; 6ª edição, Rio de Janeiro, Editora Record, 2015, 378 páginas.

Após começar a beber e a não se cuidar mais, Rachel foi abandonada pelo namorado, Tom, que passou a namorar Anna, com teve uma filha e passou a morar justamente em uma das casas vizinhas onde o antigo casal vivia, em Ashbury. Rachel costumava ir de trem de Ashbury até Londres, onde trabalhava, e aproveitava uma parada para ficar observando o casal Megan e Scott em uma das casas. Mesmo sem conhecê-los, ela gostava de idealizá-los como um casal perfeito, apaixonado e feliz, bem diferente da sua vida. Todo o ideal de felicidade ela projetava naquele casal desconhecido que via diariamente, até Rachel flagrar Megan na varanda da casa com outro homem e descobrir que ela traia o marido. Um dia depois, o noticiário divulgou o desaparecimento de Megan, e Rachel passou a tentar convencer a polícia que Scott não devia ser visto como o principal suspeito, mas, sim, o misterioso amante da moça. Porém, Rachel não era considerada uma testemunha confiável por estar constantemente bêbada e não se lembrar do que fazia. Tentando ajudar, ela aproximou-se de Scott, a quem contou ter visto sua esposa com outro homem. Mais tarde, ela descobriu que o amante era Kamal Abdic, o terapeuta de Megan, e resolveu marcar uma consulta com ele para tentar descobrir alguma coisa. Após o corpo de Megan ser encontrado sem vida, Rachel passou a conviver perigosamente com os principais suspeitos de ser o assassino, correndo sério risco de vida.  O livro foi adaptado para o cinema em 2016, com direção de Tate Taylor; eu tentei assistir, mas não gostei muito. fr

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Sorteio da Conmebol define o Palmeiras como adversário do Botafogo nas oitavas da Libertadores

A Conmebol definiu, hoje, na cidade de Luque, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Libertadores da América. O grupo C da fase de grupos ainda não teve os seus primeiro e segundo colocados definidos devido à enchente que atingiu a região Sul do Brasil. O Grêmio ainda disputará dois jogos, atrasados, válidos pelas quarta e quinta rodadas. O Botafogo vai enfrentar um dos adversários mais fortes da competição, o Palmeiras. Veja os demais confrontos: San Lorenzo (Argentina) x Atlético-MG; Nacional (Uruguai) x São Paulo; Flamengo x Bolívar (Bolívia); Colo-Colo (Chile) x Junior Barranquilla (Colômbia); Talleres (Argentina) x River Plate (Argentina); Peñarol (Uruguai) x 1º do Grupo C e 2º do Grupo C x Fluminense. Que venha o Palmeiras! fr

domingo, 2 de junho de 2024

Botafogo joga no ataque e vence bem o Corinthians no Neo Química Arena

Botafogo e Corinthians fizeram um bom jogo, ontem, na Neo Química Arena, em São Paulo, e o Fogão saiu vencedor: 1x0. O Corinthians começou pressionando, mas o alvinegro carioca resistiu bem. Tem sido uma constante o Botafogo começar o jogo aceitando a iniciativa do adversário para, depois, passar a atacar; provavelmente uma decisão do treinador, o português Artur Jorge. Eu gosto de ver o Botafogo jogando para a frente, sem toquinhos para o lado e sem chutões para afastar a bola no desespero. O Botafogo jogou mais e teve mais chances reais de gol, que saiu aos 13 minutos do segundo tempo, com um cruzamento preciso do Cuiabano pela esquerda e a finalização do Júnior Santos. Aos 40 minutos finais, o Corinthians teve a sua grande oportunidade, com Yuri Alberto entrando pela esquerda e chutando para a difícil defesa de John, com a ponta do pé, e a bola ainda resvalando na trave. Uma ótima vitória fora de casa. O Botafogo terminou o domingo na terceira colocação, com 13 pontos, atrás do Bahia e do líder, Flamengo, com 14. De acordo com o que eu li na imprensa, com mais esta vitória o Botafogo aumentou a vantagem que tem no histórico do confronto com o Corinthians: em 119 jogos, o Botafogo venceu 50, empatou 26 e perdeu 43. fr

Corinthians 0x1 Botafogo (ficha técnica)