SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 31 de agosto de 2024

Mais um absurdo que mostra como o ser humano está individualista: mulher morre dentro do banco e somente é encontrada pelos colegas 4 dias depois!

Mais uma prova indiscutível de que as pessoas estão cada vez mais individualistas e egoístas. Denise Prudhomme, de 60 anos, morreu dentro agência onde trabalhava no Banco Wells Fargo na cidade de Tempe, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, e somente foi descoberta pelos colegas quatro dias depois, e ainda assim devido ao forte cheiro da decomposição do seu corpo. A funcionária trabalhava na área administrativa, em uma baia, um ambiente cercado por divisórias, localizada em uma área mais afastada da agência. O seu último registro de entrada no prédio foi às 7 horas do dia 16 deste mês, quarta-feira, e ela somente foi encontrada, morta, no último dia 20, uma terça-feira. A polícia está investigando a causa de sua morte, que deverá ser determinada pelo legista da cidade. É chocante constatar como uma pessoa é simplesmente esquecida e ignorada pelos seus colegas de trabalho, que não lembraram de procurá-la após vários dias sem vê-la. E a família e os amigos? Por que não deram pela sua falta? Por que não pediram ajuda e informações aos colegas no banco, ou à polícia? As pessoas estão muito individualistas e egoístas mesmo! Uma tristeza! fr

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Os bons resultados à frente do Palmeiras não dão o direito ao senhor Abel Ferreira ser mal educado e arrogante com ninguém!


        O treinador português Abel Ferreira foi grosseiro ao responder a uma pergunta da repórter da Rádio BandNews, em entrevista coletiva. É mais um episódio lamentável ligado a esse senhor, que treina o Palmeiras desde novembro de 2020. Em sua passagem pelo clube paulista vem conquistando títulos. Foi campeão da Copa do Brasil em 2020, da Copa Libertadores da América em 2020 e 2021, paulista em 2022, 2023 e 2024, do Brasileiro de 2022 e 2023, da Recopa Sul-Americana em 2022 e da Supercopa do Brasil em 2023. Fantástico! Parabéns! Mas como pessoa, como ser humano, ele deixa muito a desejar.
        A repórter estava trabalhando, estava em uma entrevista coletiva, e não fez nenhuma pergunta mal-educada, nem de caráter pessoal. Ela não quis saber sobre a vida pessoal do senhor Abel Ferreira. Ela apenas perguntou sobre a situação de um dos jogadores do Palmeiras, que saiu machucado do jogo contra o Atlético Goianiense, no sábado passado. O treinador respondeu, de forma grosseira e desnecessária, que só era obrigado a prestar satisfações a três mulheres em sua vida: a mãe, a esposa e a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
        Para que isso? Uma atitude antipática, mal-educada e sem nenhuma necessidade. Evidentemente, passou a receber críticas de todo mundo. E somente por isso ele procurou desculpar-se. Ainda assim, através de uma nota. Disse ele, depois, que telefonou para a repórter para se desculpar. Não basta, deveria ter procurado desculpar-se de público, já que foi corajoso para falar de público o que falou, deveria ter procurado desculpar-se de público. Muita gente está dizendo que foi machismo. Eu sou de opinião que mesmo que ele tivesse falado o que falou, e da forma como falou, para um repórter homem, estaria errado do mesmo jeito. Não é pelo fato de ter sido uma repórter mulher. Muito dizem que “é preciso tratar as mulheres com respeito”. Claro, é verdade. Mas é preciso tratar todo mundo com respeito. Mulheres e homens. Será que se tivesse sido um repórter homem o senhor Abel Ferreira estaria menos errado?
        Esse senhor já tem comportado-se muito mal várias vezes, não foi a primeira vez. Muitas vezes tem respondido às perguntas nas entrevistas coletivas de forma agressiva e arrogante. Em um jogo pela Copa do Brasil, contra o Flamengo, no início deste mês, ele simplesmente foi expulso por fazer um gesto obsceno com as mãos, segurando a genitália. Muito feio! Em maio, arrancou o telefone celular das mãos de um repórter, no jogo com o Atlético Mineiro, pelo fato do profissional estar registrando uma discussão de um diretor do Palmeiras com o quarto árbitro. Em janeiro, foi expulso por chutar um dos microfones instalados no gramado. No mês passado, usou uma expressão xenófoba para dizer que seu time não é “uma equipe de índios”, dando a entender que os indígenas são desorganizados e incapazes de fazer algo com planejamento. E muitas e muitas outras situações.
        Em cada uma dessas situações ele pede desculpas depois, mas continua repetindo o mesmo comportamento descontrolado, agressivo, desrespeitoso e arrogante. Pedir desculpas e continuar repetindo o mesmo comportamento não adianta de nada! Não é porque ele tem sido vitorioso à frente do Palmeiras que ele tem o direito de tratar mal as pessoas, ele precisa aprender, de uma vez por todas, a comportar-se, a tratar todo mundo com educação e respeito, não apenas a mãe, a esposa e a presidente do Palmeiras, que lhe paga o alto salário que recebe no Brasil!
fr

A palmeirense Ana Maria Braga criticou a postura do treinador Abel Ferreira

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Botafogo empata em 0x0 com o Bahia e Fortaleza assume a liderança

O Botafogo empatou em 0x0, ontem, com o Bahia, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi ultrapassado pelo Fortaleza na liderança da competição. O jogo foi muito movimentado, com chances reais dos dois lados. No segundo tempo, o Glorioso mandou uma bola no travessão, aos onze minutos, com Marlon Freitas, e uma bola na trave esquerda do goleiro, aos 21, com Igor Jesus. Aos 37, o goleiro John fez uma defesa muito difícil em chute de Thaciano, cara a cara, tirando com o braço esquerdo. Dois minutos depois, John saiu bem do gol e fez outra boa defesa em chute de Jean Lucas. O Botafogo segue a tradição de ter excelentes goleiros. Um time não é formado apenas por um bom ataque, para fazer gols, mas, também, por uma boa defesa, para impedir os gols adversários. O Bahia tem a segunda melhor defesa jogando em casa, tendo levado até agora apenas sete gols em onze disputados como mandante. Em minha opinião, o empate foi um resultado justo, mas não o placar. O jogo deveria ter terminado em 2x2. Ontem, o Fortaleza venceu o Corinthians por 1x0 e assumiu a liderança do campeonato, com 23 pontos e um jogo a menos. O Botafogo segue em segundo, com 47, e o Palmeiras em terceiro, com 44 pontos. No próximo sábado, o Botafogo vai receber justamente o Fortaleza no Estádio Nilton Santos. fr 
__

FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 0 BOTAFOGO
BAHIA - Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Luciano Rodríguez); Thaciano (Iago) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
BOTAFOGO - John; Tchê Tchê, Lucas Halter, Bastos e Marçal (Hugo); Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Matheus Martins (Tiquinho Soares) e Thiago Almada (Óscar Romero); Igor Jesus (Carlos Alberto) e Luiz Henrique. Técnico: Artur Jorge.
CARTÕES AMARELOS - Marcos Felipe, Santiago Arias, Caio Alexandre e Jean Lucas (Bahia); Lucas Halter, Marçal, Gregore e Marlon Freitas (Botafogo).
ÁRBITRO - Ramon Abatti Abel (SC).
RENDA - R$ 1.406.959,60.
PÚBLICO - 39.625 pagantes (40.198 presentes).
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Fonte: GZH

sábado, 24 de agosto de 2024

Linguista português afirma que em apenas algumas décadas língua falada no Brasil será 'idioma brasileiro'

'Em algumas décadas, idioma falado no Brasil se chamará brasileiro', diz linguista português

Shin Suzuki
Da BBC News Brasil em São Paulo 21 agosto 2024


A língua de Portugal não nasceu exatamente em Portugal. E o Brasil, a principal ex-colônia portuguesa, fala um idioma que cada vez mais se modifica e será chamado em um futuro breve de "brasileiro", e não mais de "língua portuguesa".

São visões que talvez mexam com o orgulho do lusitano, o povo que construiu o primeiro Estado moderno europeu e deixou nos continentes americano, africano e asiático marcas profundas de sua cultura (e também da dominação pela força).

O defensor dessas visões, porém, é justamente um português: o linguista Fernando Venâncio. Ele teve publicado recentemente no Brasil o livro Assim Nasceu uma Língua (editora Tinta da China).

Venâncio argumenta — apoiado em diversos estudos acadêmicos e registros históricos — que o idioma português nasceu em um território do qual somente uma parte é atualmente Portugal: o Reino da Galiza, fundado no século 5 d.C., após a dissolução do Império Romano.

"A simples ideia de que, algum dia, um idioma estrangeiro possa ter sido a língua de Portugal é-nos insuportável", escreve o linguista.

Para se ter uma ideia, Lisboa, atual centro da vida portuguesa, levou mais 700 anos sob outro domínio: o dos árabes que ocuparam a Península Ibérica.

Até então, Lisboa (e grande parte da península) falava moçárabe — uma variedade de dialetos de origem latina com influência do árabe, que era padrão na vida institucional da época e legou palavras como "almofada", "açougue" e até "fulano". No decorrer desse tempo, a língua galega já tomava forma.

A parte principal do antigo Reino da Galiza é atualmente a Galícia, comunidade autônoma da Espanha conhecida por cidades como A Coruña, Vigo e Santiago de Compostela (esta considerada "berço simbólico" da língua galega e mais conhecida pelo Caminho de Santiago).


Movimentos locais tentam hoje em dia valorizar o uso do galego, que sofreu um processo de apagamento e desprezo tanto por portugueses quanto por espanhóis. O castelhano tem larga preferência no dia a dia da Galícia, principalmente nas grandes cidades.

"Há galegos que fazem o possível para inverter o processo, mas é muito difícil porque é o castelhano que tem prestígio", diz Venâncio à BBC News Brasil.

"É em castelhano que se cantam as canções mais correntes diárias da própria Espanha. O galego é visto como uma língua rural, uma língua de aldeão."

Um exemplo dessa tensão está na produção espanhola Mar Adentro (2004), estrelada por Javier Bardem e vencedora do Oscar de melhor filme internacional. É passada na Galícia agrária, rústica e tem diálogos em galego.

O idioma não tem na Espanha o mesmo prestígio e adesão do catalão, falado como primeira língua por parte considerável da população de Barcelona e que é expressão das aspirações de independência da Catalunha em relação a Madri.

Já a razão para a dissipação histórica das raízes galegas na língua portuguesa está justamente, explica Venâncio, na construção da identidade nacional de Portugal — fundado como reino no ano de 1139.

Os portugueses precisavam cultivar uma narrativa de unidade e de diferença em relação a outras regiões. Assim, as pegadas originalmente vindas da Galícia, um reino que cairia sob a esfera de Castela nos séculos seguintes, foram sendo apagadas.

Segundo o linguista, a própria ideia do "galego-português", termo que costuma designar uma forma antiga do português, estudado em livros escolares brasileiros por meio das obras de Gil Vicente (dramaturgo dos séculos 15 e 16, autor do Auto da Barca do Inferno), é um exemplo de disfarçar essas raízes.

A língua portuguesa nasceu simplesmente galega, sustenta Venâncio, e depois foi sendo transmitida para a parte sul do reino, ganhando seus contornos próprios, hoje distintos das suas origens — embora o português siga mais próximo do galego do que do castelhano.

Por sinal, a clássica idealização de que a palavra saudade só existe na língua portuguesa cai por terra em uma simples consulta a um dicionário de galego.

'Língua brasileira'

Apesar de seus 79 anos e décadas de estudo da língua portuguesa (e de seu ensinamento em universidades holandesas), Venâncio está longe de ser um purista.

Ele diz que não vê "como tragédia e nem sequer como um drama" a entrada de termos brasileiros — como "geladeira" — na fala de crianças portuguesas.

"O exemplo que normalmente se dá é, em vez de frigorífico, dizer geladeira. Portanto, podemos admitir que uma criança chega ao pé da mãe e pergunte 'posso tirar isto ou aquilo da geladeira?' A criança não está a falar brasileiro, está a falar um pouco à brasileira e, na vida real, isso não tem importância. Mas é um fato que esse processo se dá", diz Venâncio.

Mesmo com a influência do linguajar brasileiro sobre a população portuguesa, o linguista considera que está em curso um processo de separação entre as duas variantes, e não de união.

"Não há maneira de retroceder, não há maneira de travar esse processo de afastamento entre o português e o brasileiro", diz Venâncio, que já pensa intuitivamente na variante como um idioma à parte.

"O brasileiro é uma língua magnífica. Desculpe: é uma norma [variante] magnífica", corrige-se.

"Bem, é possível que você ainda viva quando se formar uma língua brasileira, o que, digamos, não será o meu caso."

Mas, nos dois lados do Oceano Atlântico, linguistas e gramáticos argumentam que ainda há unidade em normas e usos linguísticos das duas variantes, que morfemas (artigos, preposições, pronomes, entre outros) permanecem os mesmos e que o português culto do Brasil é quase igual ao português culto de Portugal.

Esses elementos impediriam a afirmação de que há uma "língua brasileira".

Venâncio não entra nestas questões técnicas. Diz, no entanto, que a linguagem brasileira que chama de "espontânea", mais distante da norma culta tradicional, está aos poucos separando a nossa variante do português europeu.
 

"Isso é uma maneira de medir [o processo de separação]. E é uma maneira também de colocar a questão. O falante culto brasileiro também fala de uma maneira mais espontânea, de uma maneira mais 'diária', e esse processo vai ser cada vez mais acelerado", afirma.

"E sabemos que nos processos de mudanças da língua há sempre esses momentos de aceleração. Vai dar-se um afastamento do português europeu. Não sabemos quando é que será. Só sabemos dizer que isso é inevitável."

O linguista tenta resolver a questão ao concluir Assim Nasceu uma Língua afirmando: "O português promete, pois, dividir-se — ou multiplicar-se — em outros idiomas, tal como um dia aconteceu à língua dos romanos, que, por eles, não tinham destas andanças da história a mínima ideia. Sabermos isso faz-nos, a nós, mais felizes? É o mais certo".

Fonte: BBC News Brasil

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Botafogo garante vaga nas quartas de final da Libertadores em jogo de muita emoção: após fazer 2x0, permitiu empate nos minutos finais e o Palmeiras teve gol anulado na prorrogação


        Em um jogo de muita emoção, o Botafogo empatou, ontem, com o Palmeiras por 2x2, em São Paulo, e garantiu a vaga para as quartas de final da Copa Libertadores da América e 1,7 milhão de dólares, ou seja, cerca de 9,5 MILHÕES DE REAIS de premiação. Nesta edição da Libertadores, o Botafogo já soma 42 MILHÕES DE REAIS em premiações, desde a fase inicial.
        O Fogão começou o jogo pressionando. Logo aos quatro minutos, Savarino chutou da meia-lua e acertou a trave, seria um golaço. A partir dos 20 minutos, o Palmeiras passou a ter mais a iniciativa do jogo. Aos 23, Richard Ríos cruzou da direita, Bastos não pulou e Flaco López cabeceou, de frente ao goleiro John, mas mandou por cima do travessão. Não se perde um gol desses! Mas que bom que ele perdeu! Foram as duas principais chances reais do primeiro tempo, uma para cada lado.
        Sentindo dores, Luiz Henrique não voltou para o segundo tempo, sendo substituído por Matheus Martins. No primeiro minuto do segundo tempo, o goleiro Weverton deu um chutão para o ataque; o zagueiro Alexander Barboza atrapalhou-se todo e deu nos pés de Estêvão, que passou para Flaco López, este dominou e chutou para a difícil defesa de John. Aos dez, após uma disputa com Vitor Reis, Matheus Martins passou para Savarino, que, apesar de ter sido desequilibrado por um adversário, tocou para Igor Jesus marcar o primeiro gol do jogo. Aos 18, mais uma vez Matheus Martins passou para Savarino, que penetrou na área e fez o segundo.
        O Botafogo estava vencendo por 2x0, e como já tinha vencido o primeiro jogo por 2x1, no Estádio Nilton Santos, podia classificar-se mesmo se levasse o empate. O Palmeiras precisava fazer três gols para levar o jogo à disputa na marca do pênalti. Uma grande vantagem! E não é que isso quase aconteceu!? Aos 40, Flaco López subiu, à frente de Bastos, e cabeceou para diminuir. Quatro minutos depois, mais uma falha de marcação da defesa alvinegra. A bola foi lançada para a área, Anibal cabeceou e ela sobrou, livre, para Rony empatar. Em poucos minutos, o Palmeiras empatou o jogo.
        O empate ainda garantia a vaga para o Botafogo, era questão de tocar a bola e esperar os cinco minutos de acréscimos passarem. Mas o inacreditável aconteceu! Aos 49 minutos, a bola foi lançada para a área alvinegra, a defesa cortou, houve um bate-rebate, e Gómez fez o terceiro gol do Palmeiras, o que levaria a decisão para a disputa na marca do pênalti. Os jogadores do Palmeiras comemoraram, a torcida fez a festa. Eu já estava recordando o que aconteceu com o Fogão bem recentemente...
        Seria uma virada histórica, a segunda em menos de um ano. No ano passado, o Botafogo estava liderando o Campeonato Brasileiro há várias rodadas, mas vinha perdendo muitos pontos. Na 31ª rodada, contra o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, o Fogão abriu 3x0 e levou a virada para 4x3. Depois disso o Botafogo seguiu perdendo pontos e acabou em quinto lugar no campeonato.
        Mas, felizmente, ontem o VAR chamou o árbitro para ver o lance no monitor. Os jogadores do Botafogo reclamaram muito de Gómez ter ajeitado a bola com a mão. E foi isso mesmo, o árbitro anulou o gol do Palmeiras. Mas, como o sofrimento ainda não tinha terminado, o árbitro deu mais dois minutos de acréscimo. E no último lance do jogo, o Palmeiras teve uma cobrança de falta a seu favor, e até o seu goleiro foi para a área do Botafogo. Gabriel Menino cobrou e a bola bateu na trave! Na sequência, os jogadores do Palmeiras não conseguiram vencer a marcação alvinegra. Acabou o jogo e o Botafogo garantiu a vaga para as quartas de final da Libertadores, eliminando o todo poderoso Palmeiras na cada dele, diante de sua torcida.
        Se o gol não tivesse sido irregular, teria sido mais uma virada do Palmeiras em cima do Botafogo. Não dá! Agora é comemorar! O Botafogo vai enfrentar na próxima fase o São Paulo, que venceu, hoje, o Nacional do Uruguai no Estádio do Morumbis.
fr

Palmeiras 2x2 Botafogo (ficha técnica)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 2 BOTAFOGO
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 21 de agosto de 2024, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Juan P. Belatti (Argentina) e Cristian Navarro (Argentina)
VAR: Silvio Trucco (Argentina)
Público: 40.269 torcedores
Renda: R$ 4.706.504,52
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: Richard Ríos (Palmeiras); Barboza, Gregore, Mateo Ponte e Tchê Tchê (Botafogo)
GOLS
PALMEIRAS: Flaco López (aos 40 minutos do 2°T), Rony (aos 44 minutos do 2°T)
BOTAFOGO: Igor Jesus (aos 10 minutos do 2°T) e Matheus Martins (aos 18 minutos do 2°T)
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Zé Rafael (Aníbal Moreno), Richard Ríos (Rony) e Raphael Veiga (Mauricio); Felipe Anderson (Lázaro), Estêvão e Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira
Botafogo: John, Mateo Ponte, Alexander Barboza, Bastos e Cuiabano (Hugo); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Matheus Martins), Igor Jesus (Tiquinho Soares) e Jefferson Savarino.
Técnico: Artur Jorge
Fonte: UOL

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Botafogo atropela o Flamengo: 4 foi pouco, podiam ter sido 7 ou 8!

        O Botafogo atropelou, ontem, o Flamengo! Venceu por 4x1, mas podia ter sido de muito mais. O Fogão perdeu muitas chances de gol e o Almada cobrou muito mal um pênalti. Depois de ter marcado o primeiro gol, logo aos dois minutos do primeiro tempo, o time recuou e deu espaço para o adversário, que empatou aos 23, algo que eu venho criticando nos últimos jogos. O ataque alvinegro demonstrou precisar treinar mais as conclusões, não pode perder tantas chances reais de gol! Ontem, o Flamengo escapou de tomar uma goleada histórica de sete ou oito! O treinador Artur Jorge precisa aprimorar as jogadas de ataque.
        O primeiro gol saiu logo aos dois minutos de jogo, após uma ótima troca de passes do ataque botafoguense, que culminou com o lançamento de Marlon Freitas para Mateo Pontes, que se adiantou à marcação e cabeceou no cantinho esquerdo do goleiro Rossi. Infelizmente, o Botafogo, mais uma vez no campeonato, recuou após estar com a vantagem no placar e permitiu que o Flamengo pressionasse. Aos 23 minutos, Ortiz lançou Bruno Henrique, que se adiantou à marcação de Mateo Ponte e tocou na saída de John. Bobeada na marcação! Na comemoração do gol, Bruno Henrique fez o gesto de ‘chororô’, provocando o Botafogo. Não é a primeira vez que esse jogador tem esse tipo de atitude contra o Fogão. É um jogador que demonstra desrespeito ao clube, à torcida alvinegra e aos companheiros de profissão. Uma coisa é brincar, fazer uma comemoração descontraída, mas isso é desrespeito! Um moleque!
        Mas, continuando... Aos 38, cruzamento da direita para a área, Gregore cabeceou, o goleiro Rossi saiu mal do gol e Igor Jesus, também de cabeça, marcou. Mas o árbitro anulou por impedimento. No segundo tempo, o domínio alvinegro foi ainda maior. Aos oito minutos, Almada driblou um marcador, chutou, a bola bateu em David Luiz e em Fabrício Bruno e sobrou para Igor Jesus desempatar. Desta vez, valeu! Aos 16, Luiz Henrique foi derrubado por Ayrton Lucas dentro da área e o VAR alertou ao árbitro, que marcou o pênalti. O argentino Almada cobrou muito mal e o seu compatriota defendeu. Não se pode perder pênalti!
        Aos 38, Matheus Martins, que tinha entrado há poucos minutos, aproveitou cruzamento de Savarino da direita e fez o terceiro. Dez minutos depois, Allan lançou da intermediária para a corrida de Matheus Martins, que protegeu a bola da marcação de David Luiz e finalizou para fazer o quarto gol. Foi a segunda vitória do Botafogo em cima do Flamengo neste Campeonato Brasileiro; já havia vencido no Maracanã, no primeiro turno, por 2x0. Ontem, venceu por quatro, mas podia ter sido uma goleada histórica de 7 ou 8! O BOTAFOGO NÃO PODE PERDER TANTAS CHANCES REAIS DE GOL! Inclusive um pênalti. Artur Jorge tem de aprimorar finalizações nos treinos, não é possível.
        O treinador é português e muitos dos jogadores também são estrangeiros (da Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Angola, Venezuela e Nicarágua). Eles não têm noção da enorme rivalidade entre Botafogo e Flamengo, que já conseguiram goleadas de 6x0 um em cima do outro; o Fogão em 1972 e o rubro-negro em 1981. Eles não estão envolvidos na História do clube (mesmo sendo atualmente uma SAF), nem ligam muito para isso, provavelmente nem têm conhecimento dela. Ontem, o Botafogo podia ter goleado por 7 ou 8, sem exagero, e podia até ser por zero, porque o gol do Flamengo foi uma distração de marcação.
        Após o jogo, eu ouvi alguns torcedores flamenguistas chorando, dizendo que a derrota foi por causa dos muitos desfalques do time: Everton Cebolinha, Viña, Pedro, Gabriel Barbosa e Pulgar, além do Arrascaeta, que se machucou logo no início do jogo. Eles não falaram é que o Botafogo também estava desfalcado, sem Eduardo, Jeffinho, Júnior Santos, Matheus Nascimento, Rafael, Lucas Halter e Marçal, além de Pablo, que está emprestado pelo adversário e não pôde jogar. Flamenguistas gostam muito de chorar quando perdem! Após o fim do jogo, houve um desentendimento entre o goleiro reserva do Botafogo, Gatito Fernández, e Bruno Henrique, justamente pela atitude desrespeitosa deste quando fez o único gol do Flamengo. “Faz ‘chororô’ agora, faz!”, disse Gatito. É como eu comentei, respeito é bom e todo mundo gosta! Chorem, flamenguistas! 
fr

Botafogo 4x1 Flamengo (gols)

Botafogo 4x1 Flamengo (ficha técnica)

domingo, 18 de agosto de 2024

Absurdo: Milhões de reais em aposentadorias e pensões de cidadãos brasileiros estão indo para Portugal, quando deveriam permanecer aqui para o fortalecimento da nossa economia

Infelizmente, os problemas sociais existentes no Brasil estão provocando a perda de milhões de reais com a fuga de brasileiros para Portugal. Em especial a violência. Além de causar prejuízos óbvios à população que vive no nosso país, em decorrência dos assaltos, furtos e mortes, a violência faz com que milhares de brasileiros deixem o Brasil devido à insegurança. Quem acaba beneficiando-se disso são os portugueses, muitos dos quais são contrários à presença desses mesmo brasileiros em Portugal e chegam a gritar em público: “voltem para tua terra!”. Cada vez mais são constantes agressões, inclusive físicas, por parte de portugueses contra os brasileiros que optaram por deixar o Brasil, em busca de melhores condições de vida e segurança em Portugal. Mas a verdade é que os brasileiros que vivem em Portugal estão sendo, cada vez mais, imprescindíveis à economia portuguesa. Reportagem do jornal “Público”, de Lisboa, de 12 de agosto deste ano, escancara a importância dos brasileiros. Somente os aposentados e pensionistas brasileiros que vivem em Portugal vão contribuir com mais de 26 MILHÕES DE EUROS para a economia daquele país este ano. Na realidade, o valor é ainda muito maior porque somente calcula os valores de aposentados e pensionistas da iniciativa privada no Brasil, não conta os servidores públicos, cuja soma aumentaria bastante o total. Todo esse dinheiro poderia (e deveria!) estar movimentando a economia brasileira e sendo investido na Educação, na Saúde e na Segurança daqui. Se os governantes brasileiros investissem mais, e melhor, na Educação e na profissionalização dos jovens, além de combater a violência, com as Forças Armadas impedindo a entrada de armamentos e drogas no nosso país, milhares de brasileiros iriam preferir permanecer no Brasil. E, consequentemente, todo esse dinheiro que está deixando o país, beneficiando os portugueses, estaria sendo investido na nossa economia, e para o nosso benefício! Eu considero isto tão importante que transcrevo, abaixo, na íntegra, a reportagem, devidamente creditada, para que os meus leitores possam ler e refletir. Os destaques em negrito são meus. fr

Reportagem do jornal português 'O Público'

 

Aposentados e pensionistas estão levando milhões de reais para Portugal

Os aposentados e pensionistas brasileiros têm sido peças fundamentais para movimentar a economia portuguesa. Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que corresponde à Segurança Social lusitana, apontam que, somente neste ano, esse grupo vai receber 26,4 milhões de euros em aposentadorias e pensões, o equivalente a R$ 158,4 milhões, recursos que serão destinados a atividades produtivas portuguesas. “É um volume de dinheiro significativo para qualquer economia”, diz o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

É importante ressaltar que o impacto econômico provocado por aposentados e pensionistas brasileiros em Portugal é muito maior. A conta feita pelo presidente do INSS não inclui os benefícios pagos a servidores públicos, que têm rendimentos muito maiores, e os complementos de aposentadorias feitos por fundos de pensão, como a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil. Eles são muitos a viver em Portugal.

Desde 2016, acrescenta o INSS, os aposentados e pensionistas brasileiros remeteram 200,8 milhões euros (R$ 1,2 bilhão) para a economia portuguesa. Pelos cálculos do instituto, são pagos, mensalmente, 7.505 benefícios em Portugal, para 6.909 pessoas. Alguns segurados têm mais de um contra-cheque, o que é permitido por lei. Todos esses aposentados e pensionistas deram saída fiscal do Brasil.

A DJ paraense Verinha Pinheiro, aposentada de 60 anos, faz parte desse grupo que trocou o Brasil por Portugal. Em 2018, cansada do agito e da violência no Rio de Janeiro, onde vivia, ela optou pela tranquilidade de Braga, no Norte de Portugal. “Queria dar um novo rumo à minha vida, o que foi facilitado por eu ter cidadania portuguesa”, diz. “Não foi fácil a adaptação, mas estou feliz agora”, complementa.

Para facilitar a integração em Portugal, Verinha e a companheira dela, Érica Vilela, 44, coordenadora de marketing na Vera Almonds, decidiram trabalhar como motoristas de aplicativo. “Foi a forma que encontramos para conhecer a cidade e, também, fazer amizades e complementar a renda. E deu certo”, assinala.

Mesmo aposentada, Verinha optou por continuar trabalhando com sua grande paixão, a música. “Conquistei um espaço no mercado português e tenho feito diversas apresentações”, conta. O resultado de tanto empenho foi o imóvel que o casal comprou em Braga. “Fizemos uma ampla reforma e deixamos o apartamento do jeito que queríamos”, complementa.

Empregos e impostos

Os recursos recebidos por aposentados e pensionistas são quase que, integralmente, destinados para o consumo – supermercados, restaurantes, turismo, imobiliário, lazer. Na avaliação da economista Sandra Utsumi, diretora executiva do Haitong Bank em Portugal, esse grupo move qualquer economia, sobretudo as de cidades menores, onde qualquer injeção de dinheiro faz a diferença.

Sandra ressalta que os fluxos de brasileiros para território luso, inclusive de aposentados, costumam seguir os ciclos econômicos de Brasil e Portugal. Mais recentemente, no entanto, fatores como segurança e custos de serviços como saúde e educação têm sido determinantes para a mudança de país. Ela destaca, ainda, que vários aposentados decidiram se fixar em Portugal depois de visitarem o país como turistas e constatarem suas qualidades.

Há outro ponto bastante relevante: muitos aposentados decidiram ficar mais perto de filhos e netos, que passaram a trabalhar e a estudar em Portugal. Para isso, se beneficiaram de um instrumento oferecido pelo governo português, o reagrupamento familiar. No Brasil, é enorme a parcela de aposentados e pensionistas do INSS que são a principal fonte de renda da família.

Para se ter uma ideia de como a presença de aposentados e pensionistas brasileiros em Portugal é importante, os mais de 26 milhões de euros que eles despejarão na economia portuguesa neste ano seriam suficientes para bancar vários programas do governo para a erradicação da pobreza no país, previstos no Orçamento de 2024. Dois dos projetos incluídos no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), custarão cerca de 20 mil euros (R$ 120 mil).

A diretora do Haitong Bank explica que, quando a economia se movimenta, empregos são criados e o governo arrecada mais impostos, que são revertidos em favor da sociedade. “Essa é a lógica econômica”, frisa. Para ela, é evidente que os imigrantes brasileiros, incluindo os aposentados e pensionistas do INSS, estão fazendo a diferença para que a economia portuguesa se mantenha distante da recessão.

Muitos são os planos

Os brasileiros com 65 anos ou mais representam 3,3% da comunidade oriunda do Brasil residente em Portugal. Eles não representam custos para os cofres da Segurança Social lusitana. “Muito pelo contrário, nós ajudamos a reforçar o caixa do governo português por meio de tudo o que consumimos”, diz a aposentada Sandra Harris, 67, carioca que mora no Porto.

Formada em biologia e ex-proprietária de um clube de tênis na Barra da Tijuca, bairro de emergentes no Rio de Janeiro, Sandra e o marido, John, 68, economista, escolheram Portugal como destino para desfrutar a aposentadoria. Os dois, entretanto, não dependem do INSS, pois vivem dos rendimentos acumulados ao longo das carreiras. Ela divide a rotina entre Portugal e Washington, onde moram as filhas e os netos.

A busca por melhores oportunidades e a vontade de oferecer um futuro promissor para seu filho levaram Pedro Luís de Aguiar, 73, a deixar o Brasil e a começar uma nova vida em Portugal. Nascido em São Pedro, no interior de São Paulo, Pedro tem uma trajetória profissional vasta e respeitada como relações públicas e jornalista. Aposentado pelo INSS há 10 anos, ele se vê, agora, diante de um novo desafio: continuar trabalhando para complementar a renda da aposentadoria, que considera insuficiente.

O jornalista e a esposa, Rogéria, 59, se estabeleceram em Vizeu com o filho do casal, também chamado Pedro, 17. O jovem, segundo o pai, tem chance de desenvolver uma carreira no futebol em Portugal. “A decisão de nos mudarmos do Brasil foi tomada para apoiar esse sonho”, relata o aposentado. Ele ressalta que a mulher, com forte espírito empreendedor, abriu um salão de beleza na cidade lusitana, apoiada em 20 anos de experiência no ramo.

“Pretendo continuar atendendo empresas brasileiras e trabalhando em projetos, pois a aposentadoria do INSS não é suficiente. Portanto, preciso complementar a renda. Isso vale para mim e para a minha mulher”, enfatiza. O casal vendeu o imóvel que tinha no Brasil. “Temos recursos para um ano, mas é necessário ganhar dinheiro nesse período. A Rogéria certamente terá sucesso com seu salão, pelo profissionalismo dela.”

Professor aposentado pelo INSS, Roberto Moreno, 72, afirma que encontrou em Portugal, há 32 anos, um refúgio de segurança e tranquilidade, por isso, nem pensa em retornar para o Brasil. Na opinião dele, há, sim, problemas no país europeu, como a discriminação a imigrantes e o excesso de burocracia, mas as vantagens são maiores. “No Brasil, teria medo de sair à noite, mas, em Portugal, posso caminhar tranquilo de madrugada sem problemas”, ressalta.

sábado, 17 de agosto de 2024

Morre o apresentador e empresário Silvio Santos, aos 93 anos

O apresentador e empresário Senor Abravanel, o Silvio Santos, faleceu hoje, de madrugada, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde esteve internado por 17 dias, vítima de broncopneumonia, em decorrência do vírus Influenza H1N1. O Silvio Santos marcou a infância de várias gerações. Quando criança, eu me lembro de que, aos domingos, minha mãe gostava de assistir ao programa dele. Em minha opinião, Silvio Santos é o principal apresentador da televisão brasileira, o mais carismático e o mais bem-sucedido. A Rede Globo interrompeu e alterou a sua programação de hoje para homenagear o apresentador, ficando horas falando de sua vida e carreira. De acordo com a sua biografia, Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, e sua família morava à época no bairro da Lapa. Comunicativo, trabalhou como camelô, depois no rádio e começou na televisão no início da década de 1960, na antiga TV Paulista. Passou, também, pela TV Tupi, TV Record, TV Globo e, em 1976, inaugurou a sua própria emissora, a TVS do Rio de Janeiro. Em 1981, conseguiu a concessão, também, da TVS de São Paulo, dando início à rede de TV SBT. Silvio Santos tentou concorrer à presidência da República em 1989, mas sua candidatura não foi aceita pela Justiça Eleitoral devido a irregularidades do registro da sua legenda, o Partido Municipalista Brasileiro, já extinto. Silvio Santos era dono de uma das maiores fortunas do Brasil. Criticado por ter apoiado e até bajulado o regime militar de 1964 a 1985, e por supostamente haver manipulações nos quadros do seu programa para evitar a saída de prêmios de maiores valores aos participantes. Estava sem apresentar o seu programa desde 2022, há cerca de dois anos, afastado por considerar não estar mais em condições de manter o ritmo de trabalho. Vou publicar dois vídeos de alguns de seus programas, no SBT. fr

O "professor" Silvio Santos com suas colegas de auditório... 😄😄😄

Silvio Santos no armário... 😄😄😄

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Botafogo 2x1 Palmeiras (ficha técnica)

Poderia ter sido de mais: Botafogo derrota Palmeiras em casa por 2x1 pela Libertadores

O Botafogo venceu, ontem, o Palmeiras pelas oitavas de final da Copa Libertadores, por 2x1, e vai jogar na semana que vem, em São Paulo, podendo empatar para passar às quartas de final. O Fogão jogou melhor e poderia ter saído com uma vitória maior, já que teve mais chances reais de gol, vou descrever apenas alguns. Aos seis minutos do primeiro tempo, Luiz Henrique quase marcou um gol de placa, após ter recebido o lançamento de Bastos, na defesa, deixado dois caídos, mas chutado para fora, a bola passou bem próximo à trave. Seria um gol para colocar placa no Estádio Nilton Santos! Aos 21, cruzamento da direita de Almada para Igor Jesus, que cruzou com açúcar para Luiz Henrique cabecear na saída do goleiro do Palmeiras e marcar o primeiro gol. Mas, aos 32 minutos, John demorou demais para chutar para frente, ficou pressionado, e quando chutou, mandou a bola para o adversário fazer o contra-ataque; depois de troca de passe, Maurício finalizou, John não conseguiu defender, gol de empate, uma bobeira do nosso goleiro. Felizmente, seis minutos depois, Marlon Freitas fez um passe na medida para a penetração de Igor Jesus, que fez o gol de desempate. Aos 48 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Alexander Barboza sobe, sem marcação, mas cabeceia para fora. O Botafogo jogou mais e podia ter vencido por mais. Agora, é ver como o Fogão vai jogar no confronto da volta, em São Paulo. Não pode jogar para empatar, tem que jogar no ataque, buscando a vitória, mas, claro, sem descuidar da defesa. O Botafogo tem tudo para conseguir a classificação para as quartas, e, se conseguir, vai enfrentar o vencedor de São Paulo e Nacional do Uruguai. fr

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Artur Jorge insiste em "poupar" titulares e Botafogo quase é goleado pelo Juventude

Logo aos oito minutos do primeiro tempo, o Juventude fez o gol. Em uma cobrança de escanteio, Zé Marcos cabeceou, Allan salvou de cabeça, mas a bola bateu em Danilo Barbosa e entrou. Mas a bola bateu no braço do jogador do Juventude! Como a regra mudou já tem um bom tempo e não importa mais a intenção, basta a bola bater no braço, então o gol deveria ter sido invalidado. Aos 49, Lucas Halter não pulou para dificultar e Carrilo fez o segundo, de cabeça. Bobeada! E aos dois minutos do segundo tempo, Nenê cruzou da esquerda para a área, a bola passou por vários jogadores, mas Marcelinho, do outro lado, alcançou, sozinho, sem nenhuma marcação e fez o terceiro gol. 3x0! O Botafogo estava irreconhecível! O alvinegro começou, enfim, a reagir após alguns jogadores entrarem em campo (essa mania do Artur Jorge querer “poupar” os titulares!), e aos 23 minutos, Savarino, que tinha entrado minutos antes, cruzou da direita e Cuiabano subiu mais do que o marcador e marcou, de cabeça. Aos 35, Marçal, outro que entrou no segundo tempo, após já estar 3x0, fez o segundo, aproveitando o rebote da defesa do Juventude. Mas não houve tempo para a reação chegar ao empate. Mais uma vez eu pergunto: para que o treinador Artur Jorge quer “poupar” os titulares? Para perder!? Depois que Gregore, Marçal, Marlon Freitas, Savarino e Igor Jesus entraram no segundo tempo, o jogo foi outro. Esta é uma derrota que não deveria ter acontecido, são três pontos perdidos que podem fazer muita falta mais à frente. Não adianta querer “poupar” os titulares se eles tiveram todo o desgaste de uma viagem para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com a delegação; ficaram no banco e, depois, ainda tiveram que entrar no segundo tempo. O Artur Jorge está errado! fr
__

Ficha técnica
Juventude 3x2 Botafogo
Brasileirão - 22ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Matheus Claus; Ewerthon, Boza, Zé Marcos e Lucas Freitas (Gabriel Inocêncio, 27/2º); Davi Góes (Yan Souto, int.), Jadson e Nenê (Gabriel Taliari, 27/2º); Marcelinho (Edson Carioca, 34/2º), Erick Farias e Ronnie Carrillo (Diego Gonçalves, 19/2º). Técnico: Jair Ventura
BOTAFOGO
John; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza (Marçal, 20/2º) e Cuiabano; Danilo Barbosa (Marlon Freitas, int.), Allan (Gregore, 9/2º) e Matheus Martins (Igor Jesus, int.); Óscar Romero (Savarino, 9/2º), Thiago Almada e Carlos Alberto. Técnico: Artur Jorge
Gols: Danilo Boza (J), aos oito minutos; Ronnie Carrillo, aos 49, no primeiro tempo. Marcelinho (J), aos dois minutos; Cuiabano (B), aos 23; Marçal (B), aos 35, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Davi Góes, Erick Farias, Matheus Claus (J). Óscar Romero, Alexander Barboza, Marlon Freitas, Lucas Halter, Marçal (B).
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio de SP). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).
Público total: 5.288 torcedores
Renda: R$ 75.380

Fonte: GZH

Medalhas do Brasil na História dos Jogos Olímpicos Modernos

Quadro de medalhas - Olimpíadas de Paris

domingo, 11 de agosto de 2024

As Olimpíadas de Paris terminam hoje e as medalhas já estão esfarelando! 😄😄

As olimpíadas de Paris vão terminar hoje. Mesmo sendo realizada em um dos países mais ricos do mundo, estão sendo feitas muitas críticas à sua organização. Uma delas é quanto à péssima qualidade das medalhas, que já estão esfarelando, não aguentaram nem o término das Olimpíadas. Que vergonha! fr

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Espanhola comemorou antes da hora e foi ultrapassada na reta final, perdendo medalha de bronze em Campeonato Europeu de Atletismo

Eu sou do tipo de pessoa que não costumo contar com algo antes que aconteça, comemorar antes. Mas existem pessoas assim. Como a espanhola Laura García-Caro, no Campeonato Europeu de Atletismo, em Roma, na Itália, realizada no dia 7 de junho. Ela estava a cinco metros da linha de chegada e resolveu festejar o terceiro lugar antes da hora, sem perceber que a ucraniana Lyudmila Olyanovska estava logo atrás dela e aproximando-se rapidamente. Enquanto a espanhola abria um largo sorriso e erguia o punho comemorando, Lyudmila adiantou-se e a ultrapassou, conquistando a medalha de bronze. Que situação! A espanhola nunca mais vai comemorar antes da hora, com certeza! As italianas Antonella Palmisano e Valentina Trapletti ficaram com as medalhas de ouro e de prata, respectivamente. Assista ao vídeo, abaixo. fr

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Botafogo é eliminado pelo Bahia nas oitavas de final da Copa do Brasil

O Botafogo perdeu, ontem, por 1x0, para o Bahia, fora de casa, e está eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Fogão teve mais chances de gol do que o adversário no primeiro tempo e na primeira metade do segundo. Mas aos 42 minutos do primeiro tempo teve uma expulsão bastante polêmica. Arias e Gregore subiram para disputar a bola e o jogador do Bahia ficou caído. Na hora, o árbitro não marcou nada, mas o VAR o chamou para ver o lance no vídeo e expulsou Gregore por ele ter, supostamente, acertado com o braço o rosto de Arias. Foi um lance polêmico e a maioria das opiniões que eu ouvi e li a respeito foi criticando a decisão do árbitro. Ainda assim, no início do segundo tempo o Botafogo teve mais a iniciativa de ataque, mas, com um jogador a menos, não suportou a pressão no final e o Bahia fez o seu gol aos 41 minutos. Eu comentei na postagem da semana passada que o Botafogo não ter conseguido vencer no jogo da ida, permitindo o empate no Estádio Nilton Santos, iria ser muito prejudicial. E não deu outra. Se tivesse vencido no jogo da ida, mesmo por 1x0, com a derrota de ontem pelo mesmo placar a vaga seria disputada na marca do pênalti. Com a eliminação, o Fogão permanece sem conquistar o título da Copa do Brasil e ainda deixou de receber uma premiação milionária de 4,515 MILHÕES DE REAIS, uma das maiores do mundo! fr
__

Ficha Técnica
Bahia 1 x 0 Botafogo
Copa do Brasil - Oitavas de final
Data: 07/08/2024 (quarta-feira)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Horário: 19h (de Brasília)
Amarelos: Thiago Almada e Alexander Barboza; Caio Alexandre, Luciano Rodríguez e Éverton Ribeiro
Vermelho: Gregore; Rafael Ratão
Gols: Luciano Rodríguez (41'/2T)
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre (Carlos De Pena), Jean Lucas e Éverton Ribeiro; Cauly (Biel), Thaciano (Luciano Rodríguez) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Botafogo: John; Mateo Ponte (Óscar Romero), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Thiago Almada (Danilo Barbosa); Savarino (Tchê Tchê), Luiz Henrique (Carlos Alberto) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Fonte: UOL

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

"Promoção do Século" (trailer)

Dica de filme: "Promoção do Século"

PROMOÇÃO DO SÉCULO (“El gerente”)
Argentina, Comédia dramática, 2022
Direção: Ariel Winograd
Com: Leonardo Sbaraglia, Carla Peterson, Martín Piroyansky
Álvaro Torres (Leonardo Sbaraglia) é o gerente de uma empresa fabricante de televisores e resolve fazer uma grande campanha publicitária para aumentar as vendas com uma proposta inusitada e de enorme risco. Durante as eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia de 2018, a empresa garantia àqueles que comprassem suas televisões a devolução do dinheiro caso a Argentina não conseguisse classificar-se, o que fez aumentar as vendas. Faltando poucas rodadas para terminar as eliminatórias, porém, a seleção passou a correr grande risco de ficar de fora do Mundial e a empresa passou enorme risco de quebrar. Álvaro sofreu jogo a jogo com a seleção do seu país, não apenas como torcedor, mas, principalmente, com a possibilidade dele e centenas de trabalhadores perderem o emprego diante da iminente falência da empresa. E, para piorar, divorciado, ele não tinha um bom relacionamento com o único filho. Baseado em uma história real. 
fr 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Espanhóis insistem em explorar os touros para uma "diversão" perigosa que envergonha o seu país!

A estupidez do ser humano não limites! Todo ano é realizada em Pamplona, na Espanha, a corrida de touros em comemoração da Festa de São Firmino, entre os dias de 7 a 14 de julho. A “brincadeira” consiste em pegar seis touros e soltá-los nas ruas estreitas de Pamplona para que uma multidão de idiotas fujam, correndo que nem imbecis para não serem acertados pelos touros. Este ano, sete desses idiotas ficaram feridos. De acordo com o que li na imprensa, desde 1910, 16 pessoas morreram nessas “festividades”. É uma vergonha para a humanidade termos que conviver com esse tipo de exploração dos animais, e, em particular, para a Espanha. fr

domingo, 4 de agosto de 2024

Botafogo goleia o Atlético Goianiense e assume a liderança isolada do Brasileiro

Botafogo goleou, ontem, o Atlético de Goiás, em Goiânia, por 4x1, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com a derrota do Flamengo por 1x0. E Carlos Alberto fez o seu segundo gol em apenas três jogos. Agora, é aguardar a chegada do argentino Almada, que fez dois golaços pela seleção do seu país nas Olimpíadas de Paris. Segura o Fogão! fr
__

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 4 BOTAFOGO
Estádio: Antônio Accioly
Data-Hora: 3/8/2024 – 20h
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (Fifa/MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa/MG)
Renda e público: R$ 388.790,00 / 7.216 pagantes / 8.618 presentes
Cartões amarelos: Guilherme Romão, Adriano Martins e Campbell (ACG); Igor Jesus, Allan, Luiz Henrique e Artur Jorge (BOT)
Cartões vermelhos: Janderson 47’/2ºT (ACG); Tchê Tchê 47’/2ºT (BOT)
Gols: Carlos Alberto 20’/1ºT (0-1), Campbell 42’/1ºT (1-1), Igor Jesus 23’/2ºT (1-2), Óscar Romero 35’/2ºT (1-3) e Luiz Henrique 42’/2ºT (1-4)
ATLÉTICO-GO: Pedro Rangel; Maguinho, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas, Baralhas (Alejo Cruz 27’/2ºT) e Shaylon (Janderson 21’/2ºT); Campbell, Emiliano Rodríguez (Hurtado 27’/2ºT) e Luiz Fernando – Técnico: Vagner Mancini.
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal 27’/2ºT); Danilo Barbosa (Marlon Freitas 14’/2ºT), Allan (Tchê Tchê 20’/2ºT) e Kauê (Óscar Romero – Intervalo); Luiz Henrique, Igor Jesus e Carlos Alberto (Matheus Martins 27’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.

Fonte: Jornal do Brasil

sábado, 3 de agosto de 2024

Dica de livros: trilogia Bill Hodges, Stephen King


Dica de livro: "Último Turno", Stephen King

“Último Turno”, Stephen King, tradução de Regiane Winarski; 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Suma de Letras, 2016, 338 páginas.

Último livro da trilogia do ex-detetive Bill Hodges. Inicia justamente no dia do atropelamento na feira de empregos, em 2009, do primeiro livro. Anos depois, Brad Hartsfield, o “Mr. Mercedes”, está internado em uma clínica de traumatismo cerebral, em estado semi-vegetativo, após ter sido gravemente golpeado na cabeça por Holly Gibney quando tentava explodir-se durante um show de música para o público infanto-juvenil, com mais de duas mil crianças e adolescentes. O médico responsável pelo tratamento do criminoso, realiza testes experimentais não autorizados com o paciente, que desenvolve o poder de telecinesia, mexendo objetos à distância com a sua mente. Com o tempo, Hartsfield conseguiu entrar na mente das pessoas, dominando-as para que cometessem suicídio ou crimes. Ele descobriu que o ‘Zappit’, um antigo jogo de pescaria de uma empresa falida, tinha o efeito hipnótico sobre as pessoas e conseguiu adulterá-lo para instalar um programa que permitisse que ele, de longe, dominasse a mente do usuário. Inicialmente, sua ideia era fazer com que os jovens que foram ao show em que ele queria explodir-se cometessem o suicídio, mas, depois, quis atingir muitas adolescentes mais. E, principalmente, vingar-se de quem o impediu de se explodir e matar milhares de pessoas anos antes: Bill Hodges. fr

"Último Turno", Stephen King (trecho)

        “Suicídios adolescentes por todo o estado, talvez por todo o Meio-Oeste. Centenas, talvez milhares. O que você acharia disso, ex-detetive Hodges? Melhoraria sua aposentadoria, seu babaca velho e intrometido?
        Ele troca o laptop de Babineau pelo Zappit de Z-Boy. É adequado ele usar esse. Pensa nele como o ‘Zappit Zero’, porque foi o primeiro que ele viu, no dia em que Al Brooks o levou para o quarto, pensando que Brady poderia gostar. E ele gostou. Ah, sim, gostou muito.
        O programa adicional, com os peixes-número e as mensagens subliminares, não foi colocado nesse porque Brady não precisa dele. Essas coisas são estritamente para os alvos. Ele vê os peixes nadarem de um lado para outro, usa-os para se acalmar e concentrar, depois fecha os olhos. Primeiro, só há escuridão, mas depois de alguns momentos luzes vermelhas começam a aparecer, mais de cinquenta agora. São como pontos em um mapa, só que não ficam estacionárias. Elas nadam de um lado para outro, da esquerda para a direita, de cima para baixo, se entrecruzando. Ele escolhe uma aleatória e seus olhos reviram por trás das pálpebras fechadas enquanto Brady segue seu progresso. Começa a ficar devagar, devagar, devagar. Então para e aumenta. Abre-se como uma flor.
        Ele está em um quarto. Tem uma garota olhando fixamente para o peixe no Zappit dela, que recebeu de graça do showruim.com. Ela está na cama porque não foi para a aula hoje. Talvez tenha dito que estava doente.
        - Qual é seu nome? – pergunta Brady.
        Às vezes, eles ouvem uma voz vinda do aparelho, mas as pessoas mais suscetíveis o veem mesmo, como uma espécie de avatar em um vídeo game. Essa garota é desse tipo, um começo auspicioso. Mas eles sempre reagem melhor aos próprios nomes, então ele vai ficar repetindo. Ela olha sem surpresa para o jovem sentado ao seu lado na cama. O rosto está pálido, e os olhos, vidrados.
        - Ellen – diz ela. – Estou procurando os números certos.
        Claro que está, ele pensa, e entra nela. Ela está sessenta e cinco quilômetros ao sul de onde Brady está, mas quando a tela da demonstração os conecta, a distância não importa. Ele poderia controla-la, transformá-la em um de seus drones, mas não quer fazer isso mais do que queria entrar na casa da sra. Trelawney à noite e cortar seu pescoço. Assassinato não é controle; assassinato é só assassinato.
        Suicídio é controle.”

“Último Turno”, Stephen King, tradução de Regiane Winarski; 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Suma de Letras, 2016, 338 páginas.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Dica de livro: "Achados e Perdidos", Stephen King

“Achados e Perdidos”, Stephen King, tradução de Regiane Winarski; 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Suma de Letras, 2016, 352 páginas.

Este é o segundo livro da trilogia do ex-detetive Bill Hodges. Em 1978, três criminosos com máscaras coloridas invadem a casa do escritor John Rothstein, de 79 anos, autor de livros de grande sucesso com o personagem Jimmy Gold e há 18 anos sem escrever, recluso em sua fazenda no estado de New Hampshie, nos Estados Unidos. Para um deles, os 22 mil dólares encontrados no cofre da casa não têm nenhuma importância. Morris Bellamy é admirador de Rothstein e quer puni-lo por ele ter transformado Jimmy Gold, o personagem principal e seu ídolo, em um homem comum, no último livro de uma trilogia: “Por que não deixou Jimmy Gold em paz? Por que esfregou a cara dele na lama daquele jeito?” Bellamy mata Rothstein e rouba todos os cadernos manuscritos pelo escritor com material para publicação de mais dois livros de Jimmy Gold. Após também matar os comparsas, ele coloca os cadernos e o dinheiro em um baú e o enterra em um terreno baldio próximo de sua casa. Mas Bellamy é preso, sob acusação de estupro, e é condenado à prisão perpétua. Anos depois, em 2009, a família Saubers está morando na antiga casa de Bellamy, com sérias dificuldades financeiros. Peter, um adolescente de 13 anos, encontra, por acaso, o baú e resolve ajudar os pais com o dinheiro. Tom, o seu pai, está desempregado e foi um dos sobreviventes do massacre do Mr. Mercedes, no primeiro livro. No ano seguinte, Morris Bellamy recebe o perdão e é colocado em liberdade, após 36 anos preso. Ao encontrar o baú vazio, as vidas de Peter e de sua família ficam ameaçadas. O ex-detetive Bill Hodges, Jerome e Holly Gibney são os únicos que podem ajudar. Eu gostei também deste livro. Mas, assim como o primeiro, fiquei com a impressão de que o final foi apressado pelo autor, novamente faltou o esperado confronto direto entre Bill Hodges e Morris Bellamy, olho no olho.fr

"Achados e Perdidos", Stephen King (trecho)

        “- Você criou um dos personagens mais importantes da literatura americana, depois o destruiu – disse Morrie. – Um homem capaz de fazer isso não merece viver.
        A raiva surgiu como uma doce surpresa.
        - Se você acha isso – disse John Rothstein -, não entendeu uma página do que escrevi.
        Morrie apontou a pistola. O cano parecia um olho negro.
        Rothstein apontou um dedo torto de artrite para Morrie como se fosse sua própria arma e sentiu satisfação quando viu o homem piscar e se remexer, desconfortável.
        - Não me venha com sua crítica literária imbecil. Eu já encarei uma tonelada delas antes mesmo de você nascer. Quantos anos você tem, afinal? Vinte e dois? Vinte e três? O que sabe da vida, o que sabe de literatura?
        - O bastante para saber que nem todo mundo vende. – Rothstein ficou estupefato de ver lágrimas nos olhos irlandeses. – Não venha me dar um sermão sobre a vida, não depois de ter passado os últimos vinte anos escondido do mundo como um rato.
        Aquela velha crítica, ‘Como você ousa abandonar a fama?’, transformou a raiva de Rothstein em fúria, o tipo de fúria que destruía coisas de vidro e quebrava mobília, o tipo que Peggy e Yolande teriam reconhecido. E ele ficou feliz. Era melhor morrer em fúria do que se acovardando e suplicando.
        - Como você vai transformar meu trabalho em dinheiro? Já Pensou nisso? Suponho que sim. Suponho que você saiba que daria no mesmo tentar vender um caderno roubado de Hemingway ou um quadro de Picasso. Mas seus amigos não são tão estudados quanto você, não é? Vejo pelo jeito que falam. Eles sabem o que você sabe? Tenho certeza de que não. Mas você fez promessas falsas a eles. Inventou uma pizza imaginária enorme e disse que cada um podia ficar com uma fatia. Acho que você é capaz disso. Acho que você tem um mar de palavras à disposição. Mas acredito que esse mar seja raso.
        - Cala a boca. Você parece a minha mãe.
        - Você não passa de um ladrãozinho comum, meu amigo. E que burrice é roubar o que nunca vai poder vender.
        - Cala a boca, gênio, estou avisando.
        Rothstein pensou: E se ele puxar o gatilho? Seria o fim dos comprimidos. O fim dos arrependimentos e dos montes de relacionamentos desfeitos, que ficaram pelo caminho como carros quebrados. O fim da escrita obsessiva, de acumular caderno atrás de caderno como pilhas de cocô de coelho espalhadas por uma trilha no bosque. Uma bala na cabeça não devia ser tão ruim. Melhor do que câncer ou Alzheimer, o grande horror de qualquer um que passou a vida usando o cérebro como ganha-pão. Claro que haveria manchetes, e já tivera muitas antes mesmo da porcaria da história da Time... Mas, se ele puxar o gatilho, eu não vou ter que lê-las.
        - Você é burro. – De repente, ele estava em um tipo de êxtase. – Se acha mais inteligente do que aqueles dois, mas não é. Pelo menos, eles entendem que dinheiro pode ser gasto. – Ele se inclinou para a frente e olhou para o rosto pálido e cheio de sardas. – Quer saber, garoto? São caras como você que fazem a má fama dos leitores.
        - Último aviso – disse Morris.
        - Foda-se o seu aviso. E foda-se a sua mãe. Ou você atira em mim, ou sai da minha casa.
        Morris Bellamy atirou nele.”

“Achados e Perdidos”, Stephen King, tradução de Regiane Winarski; 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Suma de Letras, 2016, 352 páginas.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Dica de livro: "Mr. Mercedes", Stephen King

“Mr. Mercedes”, Stephen King, tradução de Regiane Winarski; 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Suma de Letras, 2016, 393 páginas.

Em uma “falida cidade do Meio-Oeste” dos Estados Unidos, o detetive aposentado Bill Hodges passa os dias deprimido, vendo televisão e bebendo, sempre com sua arma à mão e com pensamentos suicidas. Longe da rotina de trabalho com a qual estava acostumado e com dois casamentos malsucedidos e uma filha com quem quase não fala, ele não encontra mais sentido em sua vida. Até receber uma carta com provocações de um criminoso, responsável pelo atropelamento intencional de várias pessoas em uma fila de empregos em 2009, que resultou em oito mortos e vários feridos. Hodges passa a ter uma razão para querer viver. Aquele era um caso que estava sob responsabilidade de Bill, mas que não foi solucionado, e teve grande repercussão nacional. Brad Hartsfield, o assassino que ficou conhecido como “Mr. Mercedes”, por ter furtado um carro desse modelo para cometer o crime, desejava fazer com que o ex-detetive cometesse o suicídio. Bill Hodges resolve, então, investigar o caso por conta própria, decidido a prender o criminoso, antes que ele volte a matar, e recebe a ajuda do jovem Jerome e de Holly Gibney, sobrinha da proprietária do Mercedes usado no massacre. E a intenção do Mr. Mercedes era justamente voltar a matar a fim de entrar para a história com um atentado em que explodiria a si próprio e a inúmeras pessoas durante o show de uma banda para o público infanto-juvenil. Eu gostei do livro! Mas fiquei com a impressão de que o final foi apressado pelo autor, faltou um confronto direto entre Bill Hodges e o assassino do Mercedes. Não quero adiantar o final, mas não posso deixar de comentar. O ex-detetive tem um princípio de enfarte no final e fica de fora do embate decisivo, que acaba ficando com os seus ajudantes. É o primeiro livro de uma trilogia com Bill Hodges. fr 

"Mr. Mercedes", Stephen King (trecho)

        “(...) De acordo com minha pesquisa, durante seu tempo como detetive, você solucionou literalmente centenas de casos, muitos deles do tipo que a imprensa (que Ted Williams chamava de Cavaleiros do Teclado) rotula como ‘de destaque’. Você pegou Assassinos e Gangues de Ladrões e Incendiários e Estupradores. Em um artigo (publicado na mesma data de sua Cerimônia de Aposentadoria), seu parceiro de longa data (Det. 1º grau Peter Huntley) descreveu você como ‘uma combinação de disciplina e intuição brilhante’.
        Um belo elogio!
        Se isso for verdade, e acho que é, já deve ter descoberto que sou um dos poucos que você não conseguiu capturar. Sou, na verdade, o homem que a imprensa decidiu chamar de: a) O Coringa b) O Palhaço ou c) O Assassino do Mercedes.
        Prefiro o último nome!
        Tenho certeza de que você fez ‘o melhor que pôde’, mas infelizmente (para você, não para mim) você falhou. Imagino que, se já houve um ‘bendito’ que você quis pegar, Detetive Hodges, foi o homem que dirigiu deliberadamente para cima da multidão na fila para a Feira de Empregos no City Center no ano passado, matando oito e ferindo muitos mais. (Devo dizer que superei até minhas maiores expectativas.)
        (...)
        Posso concluir esta carta com uma Nota de Preocupação?
    Em alguns desses programas de TV (e também em um dos livros de Wambaugh, eu acho, mas pode ter sido no de James Patterson), a festança com os balões e as bebidas e a música é seguida de uma cena final triste. O Detetive volta para casa e percebe que, sem a Arma e o Distintivo, a vida não tem mais sentido. E consigo entender isso. Quando se pensa no assunto, o que é mais triste do que um Cavaleiro Velho e Aposentado? Enfim, o policial dá um tiro nele mesmo (com o Revólver de Serviço). Pesquisei na internet e descobri que esse tipo de coisa não é só ficção. Acontece de verdade!
        A taxa de suicídios entre policiais aposentados é extremamente alta!
        Na maioria dos casos, os policiais que fazem esse tipo de coisa não têm familiares próximos que poderiam identificar os Sinais de Alerta. Muitos, como você, são divorciados. Muitos têm filhos crescidos que moram longe. Penso em você, sozinho na sua casa na Harper Road, Detetive Hodges, e fico preocupado. Que tipo de vida você tem agora que a ‘emoção da caçada’ acabou? Anda assistindo à TV sem parar? Provavelmente. Está bebendo mais? Talvez. As horas passam mais devagar porque sua vida agora está tão vazia? Você está sofrendo de insônia? Caramba, espero que não.
        Mas tenho medo de que seja esse o caso!”

“Mr. Mercedes”, Stephen King, tradução de Regiane Winarski; 1ª ed., Rio de Janeiro, Editora Suma de Letras, 2016, 393 páginas.